sábado, dezembro 09, 2006

Xanana e Alkatiri debateram realização de eleições e situação de segurança

Díli, 08 Dez (Lusa) - As eleições e a situação de segurança em Timor-Leste foram os temas do encontro de cerca de duas horas que o Presidente Xanana Gusmão e o antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri manitveram hoje em Díli.

Segundo um comunicado da Presidência da República enviado à Lusa, no qual se destaca que Mari Alkatiri foi recebido na qualidade de secretário-geral da FRETILIN, o partido maioritário em Timor-Leste, na reunião foram abordados "essencialmente assuntos prioritários da política nacional, dando ênfase à Defesa, Segurança e estabilidade do país".

De entre os assuntos principais debatidos no encontro, a Presidência da República destacou o processo eleitoral e as eleições a realizar em 2007, a presença das forças internacionais, as forças de segurança e de defesa timorenses e a saída das dezenas de milhares de deslocados dos campos de acolhimento em que se encontram.

"A contribuição de todas as componentes da sociedade timorense foi tida como factor imprescindível à consolidação da unidade nacional. Teve-se ainda em conta a necessidade de criação de condições para que as eleições de 2007 sejam viáveis e decorram sem incidentes indesejáveis", lê-se no comunicado.

"Na reunião, após a abordagem franca dos assuntos supracitados, determinou-se apelar a todas as componentes da sociedade timorense para apoiarem os Órgãos de Soberania e as instituições de segurança e defesa de Timor-Leste no exercício das suas responsabilidades, incluindo responderem cabalmente à necessária estabilidade e unidade nacional", conclui o texto.

Segundo fonte presidencial, contactada pela Lusa, no encontro de hoje estiveram ainda presentes o presidente do Parlamento Nacional, Francisco Guterres "Lu-Olo", e o primeiro-ministro José Ramos-Horta.

A Lusa contactou Mári Alkatiri a quem solicitou um comentário ao encontro que manteve com Xanana Gusmão, mas o antigo primeiro-ministro escusou-se, remetendo para o gabinete do Presidente da República.

A última vez que Xanana Gusmão e Mari Alkatiri estiveram reunidos a sós foi a 29 de Maio, na residência do Presidente da República, em Balibar, precedendo a reunião do Conselho de Estado de onde sairia a exigência, pelo chefe de Estado, da demissão dos então ministros do Interior, Rogério Lobato, e da Defesa, Roque Rodrigues.

O chefe de Estado e o então ainda primeiro-ministro viriam a estar juntos pela última vez a 21 de Junho, durante a reunião do Conselho de Estado em que Xanana Gusmão ameaçou demitir-se da Presidência caso Alkatiri não assumisse as responsabilidades na crise em curso no país.

Na sequência deste "braço de ferro", Mari Alkatiri demitiu-se do cargo de primeiro-ministro a 26 de Junho.

EL-Lusa/Fim
.

1 comentário:

AD disse...

O diálogo abre sempre novas esperanças no horizonte! Faço votos que continuem!

Um Malai em Lisboa

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.