As UN pouco podem fazer perante a irredutibilidade australiana de controlar tudo e todos em Timor-Leste e agir a seu bel-prazer, mas esperemos que este novo representante de Kofi Anan não seja mais um elemento com a cauda a abanar para Howard.
A Austrália só provará a sua boa fé, em relação a Timor-Leste, quando aceitar fazer parte de um comando integrado com os seus mil e poucos homens que, agora, dão a sensação e mostras de estarem a ocupar este jovem país.
É tempo também de se começar a "olhar" para a postura da Indonésia em relação à situação. Estão a surgir indicios de que a fronteira está a ser usada para práticas prejudiciais á estabilidade de Timor-Leste.
Monteiro teria sido a escolha ideal para o lugar que agora este distinto diplomata indiano vai ocupar.
Monteiro não se vergaria sobre as "teimosias australianas", sobre as mordomias exigidas por um ocupante que foi convidado a entrar e está a impôr a sua presença fora do quadro desejado pela maioria das nações participantes na verdadeira ajuda a Timor-Leste.
A relutância de Howard prova que quer conduzir o país vizinho para o seu completo domínio e fazer dele um território seu.
Se isto não é má fé, o que é?
Se isto não tem a ver com a sua insatisfação de não ter conseguido pôr em prática o golpe de estado que arquitectaram, com o que terá a ver?
Esperemos que as UN consigam impôr a sua legitima autoridade e assim seja imparcial e compreeenda a vontade dos timorenses de não estarem a ser ocupados pela poderosa Austrália com intenções neo-colonialistas que só ficam mal a um país que julgamos democrático.
António Verissimo.
.
quinta-feira, novembro 02, 2006
De um leitor
Por Malai Azul 2 à(s) 01:43
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
2 comentários:
Macksander C
Voce esta a falar de tudo isto para que?
Para defender o tacho do Alkatiri e familia?
Alkatiri, Lobato e o grupo de Maputo estao todos queimados! Perda de tempo e ter estes diante da Fretilin eh o mesmo que consentir a derrota da Fretilin nas proximas eleicoes.
Nao ha, por acaso, outro lider historico da Fretilin que possa assumir a dianteira dessa unidade que V. diz - Frente da Familia Nacionalista Democrata Maubere?
Se continuarem com esta V. arrogancia, a estrategia do malai oan vai de certeza triunfar.
Figuras como L7, Jose Luis Guterres, Ai Tahan Matak, Xavier do Amaral e Abilio Araujo poderao vir tirar muito eleitorado da Fretilin de Alkatiri - porque todos eles sao vistos pelo Povo Maubere como lideres da Fretilin.
Bastando que Xanana de cobertura ou apoio. Porque apesar de tudo Xanana eh producto da Fretilin. e o povo Maubere ainda o tem como carismatico.
A esposa Kirsty eh que eh socia do Ramos Horta nesse projecto da Australia para tornar TL como uma das ilhas do Pacifico ligado aa Australia, Amem!
UMA LULIK
Acho piada ao comentarista das 9:41:29 que se lembra das peripecias do Macksander.
Dejavu?
Enviar um comentário