A Comissão de Inquérito da UN afirma ter consultado mais de 2.000 documentos e entrevistado mais de 200 testemunhas.
Ninguém sabe que documentos ou que testemunhas, nem como foram obtidos.
Recomenda que a Procuradoria-Geral da República proceda a investigar mais nalguns casos e noutros recomenda mesmo que sejam efectuadas acusações a determinados indivíduos.
Para tal, não seria necessário entregar as provas às autoridades judiciais de Timor-Leste? Que valor tem uma recomendação que nem sustenta as suas afirmações com provas, nem como foram obtidas?
Não o faz porquê?
Foi anunciado pela missão da ONU em Timor-Leste que se iria criar um programa de protecção a testemunhas. Seria bom que fosse criada de imediato, de forma a que a Comissão não utilizasse mais argumentos para não disponibilizar as provas.
E porque a Procuradoria-Geral da República não pede formalmente os documentos e os nomes das testemunhas?
.
quinta-feira, novembro 02, 2006
As provas da Comissão Independente de Inquérito - Onde estão?
Por Malai Azul 2 à(s) 10:52
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
6 comentários:
Minha senhora, a comissao recebeu uma parte substancial desses documentos das instituicoes timorenses: F-FDTL, PNTL, Procuradoria, Ministros, Presidencia, ... Atirar bocas para o ar num discurso populista que insinua que so a Comissao de Inquerito eh que tinha acesso a esses documentos e que eles estao guardados num lugar secreto qualquer eh pura demagogia para enganar atrasados mentais. A Comissao nao era um tribunal, nunca lhe foi pedido que o fosse. A Comissao surgiu devido a um pedido oficial do entao Ministro dos Negocios Estrangeiros, Ramos Horta, para que houvesse uma estrutura imparcial a analisar os dados disponiveis - isto porque uma das razoes da presente crise eh a forca que tem os boatos em Timor-Leste, e todos sabemos como os diferentes grupos escolhem os boatos em que acreditar e quais os boatos que devem ser postos a circular por mais pessoas ainda. O Timor-Online deveria saber como isso eh feito, alguns boatos sao aqui prontamente desmistificados enquanto outros sao aqui publicados como se fossem verdades incontestaveis.
Quando venho ao Timor ONLINE venho em busca de noticias e também em busca de outras vozes , quer sejam anónimas, ou cocm pseudonimos ou devidamentent identificados, dando as suas opiniões controversas, ocas, desnecessarias, unilateral, tendenciosas, etc , etc. Sempre aprendemos alguma coisa.
Quanto ao relatorio da ONU eu acho que foi bem claro. Dectectou as anomalias existentes, os culpados e tamb´m recomendações para que se fizesse uma investigaçãø mais profunda ao Alkatiri. Eu não posso acreditar que ele não tenha tido conhecimento da distribuiçåo de armas e de compra de carros, etc...Não posso acreditar porque o seu sistema de governaç˜åao é chamado de " Governo de centralizaçåo" . Se autorizaç˜åo para abastecimento de gasolina * NNao é exagero!) tinha que passar por ele, como acções t˜åo grandesm gastos enormes de dinheiro ele n˜åo tinha conhecimento. É area demais para a minha c amioneta! Pois que se façam mais investigações pois eu trabalho que nem uma mula e o quase que n˜åo dá para eu comer ....
Volto a repetir : " Venho ao Timor ONLINE" porque aqui me dá a oportunidade de ler coisas que ás vezes , como dizemos " Só ouvi falar!"...
Maracujá
Quem se queixa de que as provas não foram apresentadas formalmente são os responsáveis judiciais.
Não o Timor-Online.
Uma pequena correcção: A Comissao surgiu devido a um pedido oficial do GOVERNO de Timor-Leste, cujo PM era Mari Alkatiri. O MNEC Ramos-Horta apenas o transmitiu às Nações Unidas como lhe competia.
Outra pequena correcção, Malai Azul não é uma senhora...
A Margarida ate e uma senhora com bengala!!!!! que devia usar contra certos pelintras que por aqui aparecem!
Fote Make Riba
Malai Azul = MA = Mari Alkatiri
Condicoes para nao serem eliminados:
1. Escrevam tudo que agrada e favorece a Mari Alkatiri;
2. Escrevam tudo contra Xanana, Ramos Horta, Igreja Catolica Timorense, Partidos da Oposicao, Australia, America;
3. Este Arabe Terrorista que albergou alguns gangs Terroristas no Campo Alor, hoje vem uzar o nome de Timor para fazer as suas campanhas para reascender ao poder outra vez. Vai sonhando, desgracado, ja estas for a do poder!
4. Devia uzar, Alkatiri Online e nao "Timor Online" - quer aproveitar de Timor?
5. Mari Alkatiri esta preso ao Computador para apagar tudo isto que vou colocar em todos os comentarios.
Bom Trabalho e sucessos - Malai Azul = MA = Mari Alkatiri
Enviar um comentário