quinta-feira, setembro 07, 2006

São duas da manhã

... um carro é apedrejado, uma seta é atirada, uma casa é queimada, e o povo continua com medo.

Até amanhã.


.

18 comentários:

Anónimo disse...

ca ganda nice!

Anónimo disse...

Por essa hora, há alguns anos, exactamente há trinta e poucos anos,Dili era uma cidade pacata, acolhedora e por certo dorminhoca. Era a hora dos "tokez" ou rai maran..., do som de alguma ribeira ser bem ouvido, da chuva ser escutada, dos morcegos, na baía, começarem a acomodarem-se no seu galho frente à "intendência", agora, suponho, um museu...
Dili era uma cidade de paz. Ninguem queria mal a alguem e havia sempre um sorriso para nos consolar.
Faltava algo legítimo: independência, pois claro!
Mas isso, tambem nós, portugueses, precisavamos dela...
Acho que eramos muito parecidos com os timorenses, pacíficos mas indomaveis.
E agora?
Hoje, agora, só queria saber que em Timor-Leste todos estavam bem. Que os governantes eleitos sabiam governar e presidenciar respeitando a vontade e perspectiva de vontade do povo manifestada nas eleições.
Nada disso está a acontecer, infelizmente.
Distantes no espaço, mas proximos no coração e no tempo, assistimos á constante fabricação da instabilidade, do derrube de um governo legítimo, patrocinado por uns quantos e tambem por Xanana.
Ás duas da manhâ, em Timor, se alguém queimasse algo... só podia ser um cigarro para preencher a insónia.
Há tempos assim era.
Tempos que não eram os desejados, mas estes, assim, também não o são.
Agora, só peço a paz para Timor -Leste, a governação honesta e uma tolerante mas orgulhosa independência.
Esse povo merece-o e está farto de lutar por isso.
Não esqueçam: somos pacíficos, mas indomáveis!

Anónimo disse...

E o Reinado continua fugido, protegido por um bandido!
Ze Cinico

Anónimo disse...

Será que o senhor Xanana Gusmão vai á net saber o que se diz dele?
Quantas verdades sustentam as mentiras ou distorções sobre as suas atitudes enquanto presidente?
Mas que há verdades... lá isso há!
Xanana foi endeusado e não o merecia. Está provado.
Ele proprio começou e continua a cavar a sua sepultura política.
Como homem... também parece que tem uma esposa muito complicada, que não se sabe pôr no seu lugar, que suscita criticas e mal estar, que não merece o respeito do povo e que será sempre uma eterna e indesejada ESTRANGEIRA.
A senhora Kristie também está a ajudar a destruir políticamente o marido.
O senhor não se apercebe, Xanana?
Mas que lamentavel decepção, senhor presidente.

Anónimo disse...

Se Xanana bater com a porta será a pior coisinha que pode acontecer à FRETILIN... calar-se-á ele a seguir? Ou ainda o vamos ver a repõr a verdade?

Oh Cínico, quantos bandidos estão no poleiro? Chamar bandido é realmente um descontrole total... será que as coisas se estão a compôr?

Anónimo disse...

QUEM TEM MEDO DO BERE-KEY???

Bere-Key disse...

Quero lembrar ao Malai Azul, que a divisão existe, não fui eu que inventei.

Quando não encaramos os problemas de frente, arriscamo-nos a ter surpresas extremamente desagradáveis, como aquelas pelas quais estamos a passar. Quando queremos resolver problemas de divisão, temos, primeiro, que admitir o que nos separa e o que nos une, e partir do que nos une para solucionarmos este problema. Não é fazendo como avestruz, que enterra a cabeça na areia, quando vem a tempestade.

A divisão FRETILIN-Maputo FRETILIN-CNRT sempre existiu. Chamei de FRETILIN-Maputo como poderia ter chamado de ala Alkatirista ou Marxista ex-Marxista. Chamei de FRETILIN-CNRT como poderia ter chamado de ala de JLGuterres/Ramos-Horta ou social-democrata.

Pela sua conversa de "...não precisamos que sintam pena de nós..." parece querer insinuar que eu não sou timorense. Pois desengane-se. Eu sou timorense, não só de nascença, como também de origem. Tenho tétum por língua materna. Portanto, não admito que ponham em causa a minha timorensidade.

Anónimo disse...

Enfim...

Anónimo disse...

mais umas semanitas e muitos terão vergonha de dizer que são timorenses...

Anónimo disse...

Mas ainda ninguem toqou ate agora num nome importantissimo nesta brincadeira toda: Agio Pereira, Chefe de gabinete do PR. Esta e uma autentica peca. Um diabo exacto. nao duvidem que esta atraz de muito que esta a acontecer.

Anónimo disse...

Agio Pereira...
A responsabilidade da escolha do chefe de Gabinete é de Xanana. Ele está claramente mal aconselhado. Mas a responsabilidade é dele.
E também é dele a responsabilidade de quer a primeria dama quer o chefe de gabinete falarem demais. Não é capaz o presidente de os pôr na ordem?!!

Anónimo disse...

Ora ate que enfim, alguem se lembrou dessa figura sinistra que ate aparece a representar o Presidente da Republica. Fica todo inchado e ate se sente PR. Mau como as cobras, venenoso, traicoeiro, cinico.. so do diabo e amigo. Elemento a ser descartado e desprezado.

Bere-Key disse...

Jamais terei vergonha em ser timorense. Posso não gostar do que se está a passar em Timor, mas vergonha? Nunca!!! Ou se é ou não se é timorense... não se está timorense...

Anónimo disse...

Timor tem, apesar de tudo o que se está a passar, muito do que se orgulhar. Não vale a pena perder a cabeça, há que ter esperança, as coisas hão-de mudar para melhor.
Timor Leste será um dia verdadeiramente livre, e viveremos em paz, como um dia sonhámos.

Anónimo disse...

É agradavel saber que existem pessoas como o anonimo das 07.19.15 AM que segue o ditado que diz ser "a esperança a última a morrer".
Como alguém em comentário a um dos temas deste blog afirmava, "temos de estar atentos".
Como isso só não basta é recomendavel que se resista inteligentemente a quem quer pôr Timor-Leste a ferro e fogo.
É urgente que os deslocados regressem as suas casas e para isso temos de os apoiar e exigir aos governantes que solucionem o problemas desses milhares de pessoas e não tenham contemplações para com os arruaçeiros.
Os jovens devem estudar e ter o seu emprego. Terá de ser o Governo a encontrar a solução muito rapidamente.
O orçamento de Timor-Leste tem de dar para isso!
Afinal só somos pobres porque nos estão a roubar!
Horta que saiba dar um murro na mesa perante os australianos e todos que querem desestabilizar este jovem país em que muitos acreditam.
Viva Timor-Leste e o seu povo!

Anónimo disse...

Alguem esta a querer ser Chefe de Gabinete do Horta. Horta dar murros na mesa. Faz declaracoes bombasticas hoje e amanha ja esta a contradider-se com pezinhos de la. Veja so o que fez e esta a fazer ao Mari. Claro que nao surpreende o que esta tambem a fazer ao Xanana. Ja nao falta muito para verem que, contra sua vontade, la tera quer ser candidato a Presidente da Republica. Ele nao quer, mas nao ha outro e o povo pede tanto... O filme ja visto quando foi para PM. Recebeu milhares e milhares de mensagens de todo o Timor a felicita-lo. Aqui todos evem ter tele-satelite. Rede nao ha na maior parte de Timor, e quando ha, la esta o problema: Pulsa la iha.

Anónimo disse...

Forca Bere-Key. Concordo 100% consigo. Ou se eh ou nao se eh timorense!!! E para os que tem vergonha de serem timorenses, Timor nao precisa de voces. Nunca precisou, nao precisa, e jamais precisara de voces!!! Timor e os TIMORENSES eh que tem vergonha de voces.

Sejam jamaicanos, australianos, portugueses, ou o que bem quiserem mas deixem os Timorenses tratarem de Timor.

TIMORENSE PARA SEMPRE!

Anónimo disse...

Eh mais que sabido que Xanana nao escolheu o sr Agio Pereira para chefe de gabinete, quem o impingiu foi a kirsty, porque sao ambos do mesmo 'grupo de trabalho'.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.