segunda-feira, setembro 11, 2006

Dos leitores

Venho acompanhando quase diariamente o seu blog, que é um excelente repositório daquilo que vai sucedendo em Timor Leste. Felicito-o pelo seu empenho e aproveito para transcrever uma noticia de hoje de um jornal de Lisboa, na secção Mundo (http://www.publico.clix.pt ), que me deixou espantado.

Noticia no jornal Público 11 de Setembro de 2006:

"Timor-Leste Major Tara manda rezar por Reinado A Frente Nacional Justiça e
Paz, organização que sob a coordenação do major Alves Tara dirigiu em Maio manifestações contra o então primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri, manda celebrar amanhã na cidade de Gleno, capital do distrito de Ermera, uma missa de homenagem "à coragem do major Alfredo Reinado" e a pedir para que não seja capturado."

Agora mandam-se rezar missas para homenagear a "coragem" de alguém?

Intercede-se a Deus para que uma pessoa não seja capturada?

Se se acredita assim que tudo o que acontece são "desígnios" de Deus, porque não se rezam antes missas para que a Paz volte a Timor-Leste, ou para que cessem os ódios entre comunidades, partidos e pessoas? Ou para que se instale o civismo, o respeito pelo ser humano e pela opinião alheia?

Será mesmo "desígnio" de Deus que se instale o caos e a barbárie num território tão pobre e tão carente? Não entendem essas pessoas que apenas estão a inviabilizar um país? A hipotecar o seu futuro e o futuro dos seus filhos? A semear o sofrimento, a morte e a destruição? E que os motivos invocados são gratuitos, primários e inconsequentes?

Não entendem essas pessoas que um Estado, para subsistir, precisa de (um mínimo de) Paz, Lei e Ordem? Que a violência apenas gera mais violência?

Que é da acção dos homens, e não a contar com a intervenção divina, que se pode inverter a situação dramática que se vive em Timor-Leste?

Um abraço
Victor

8 comentários:

Anónimo disse...

"Se se acredita assim que tudo o que acontece são "desígnios" de Deus, porque não se rezam antes missas para que a Paz volte a Timor-Leste, ou para que cessem os ódios entre comunidades, partidos e pessoas? Ou para que se instale o civismo, o respeito pelo ser humano e pela opinião alheia?"

Que grande verdade! Que grande lição para certos homens!

Anónimo disse...

Tenho a certeza que em outros tempos muitos foram os que rezaram para que Xanana, Taur, Lere, Falur, Luolo nao fossem capturados pelos indonesios.

Anónimo disse...

Quem diz isto.....quem esta a rezar agora sao os que rezavam para a Indonesia continuar em Timor....e para a captura dos nossos guerrilheiros, porque sao todos pro-integracionsitas ou filhos e filhas deles!!! Disto nao vamos enganar-nos.

Anónimo disse...

nao de facto ninguem se engana. O anonimo anterior sabe por experiencia propria. Era um mau hu e depois de fazer mal aos conterraneos, ia-se confessar ao Bispo. \saia da igreja e voltava a lixar os patricios, agora esta armado em nacionalista

Anónimo disse...

É importante ter presente o que recentemente foi escrito num Jornal em Portugal, que de certa forma vai ao encontro do meu último comentário, que não deve agradar muito aos australianos e a alguns timorenses:
“……Não entendem essas pessoas que apenas estão a inviabilizar um país? A hipotecar o seu futuro e o futuro dos seus filhos? A semear o sofrimento, a morte e a destruição? E que os motivos invocados são gratuitos, primários e inconsequentes? …..Não entendem essas pessoas que um Estado, para subsistir, precisa de (um mínimo de) Paz, Lei e Ordem? Que a violência apenas gera mais violência?.....”;
Este vosso servo acrescenta, que nunca haverá desenvolvimento sem segurança e que para os timorenses viverem em segurança o país terá de se desenvolver de forma sustentada e sem interferências externas, que condicionem a VONTADE NACIONAL!
Assim, tudo o que se tem passado recentemente justifica perfeitamente o comentário efectuado no seu excelente Blog, que fico satisfeito estar a incomodar e por isso aqui reitero apesar de alguns “chicos espertos” timorenses e internacionais terem a mania que são donos da verdade e que os outros são todos um cambada de estúpidos e ignorantes! Atenção ao velho ditado “ verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima”.
O que se passa em Timor é um escândalo e uma vergonha patrocinada pelo PR e seus amigos australianos (através de alguns pontas de lança como a sua linda e simpática mulher bem conhecida do também seu especial amigo RH!!!!!) com a utilização e manipulação de Reinado e companhia o que não dignifica o Estado de Direito e a imagem do país e dos timorenses perante a Comunidade Internacional. Já não existe a mesma onda de solidariedade e respeito pelos líderes timorenses, que demonstram não merecer o seu povo nem o sacrifício de todos os que lutaram pela independência. Será que o PR, RH e os restantes intervenientes no golpe institucional ainda não perceberam que podem existir provas muito grave e comprometedoras? E que estão a ser usados pelos políticos do país dos “cangurus” com apoio dos “cowboys”? O PR deixou de estar lúcido e hipotecou todo o crédito e prestigio internacional e mesmo a nível nacional!!! Quando se aperceberem já será tarde porque os australianos vão descartá-los ou fazê-los desaparecer…. Existem de facto essas provas, pois não são apenas os australianos com capacidade de trabalhar “underground”, que serão entregues no momento, local próprios e instâncias internacionais adequadas para evitar manipulações, tendo em vista o processo de impunidade em curso com o patrocínio de alguns responsáveis do sistema judicial e das NU, que também terão de prestar contas!! Já foram enviadas algumas das provas para a sede da ONU, através de canais especiais.
Em síntese, podemos dizer que terá de ser o povo timorense, através de uma efectiva mobilização nacional, a proceder com urgência a uma verdadeira triagem daqueles que não interessam ao país e a encontrar a solução adequada, que não passe apenas pelas visões lunáticas e utópicas, do PR e seus amigos, relacionadas com a famosa “reconciliação”, fechando os olhos à justiça, tendo em vista a total impunidade!
Este vosso servo continua a acompanhar a situação com muita atenção e voltará a dar notícias, respeitando sempre aqueles que tenham uma opinião diferente.
CHACAL

Anónimo disse...

Ah! Grande CHACAL!!!

Lii as tuas notas e percebii que prometes nata, tens classe e sinto-te a raca!...

Para jah fico no ante-gozo!

Com amizade, e tambem de raca!

Anónimo disse...

h correia disse: ""Se se acredita assim que tudo o que acontece são "desígnios" de Deus, porque não se rezam antes missas para que a Paz volte a Timor-Leste,.."

Claro que nao se acredita. Nos os comunistas nao acreditamos em Deus! Deus eh uma invencao dos capitalistas para controlar as massas. Perguntem ao Lenin!

margarida2

Anónimo disse...

Que vergonha!!!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.