segunda-feira, setembro 11, 2006

De um leitor - sobre Reinado

Reza a história (que me foi vendida) que nasceu e vivia há 8 anos em Maubisse quando os indonésios mataram todos os seus familiares.

Um general indonésio teve pena dele e levou-o para o país vizinho, onde trabalhou como porteiro. Depois voltou para Timor-Leste (Dili), onde arranjou trabalho numa oficina de automóveis e conheceu a sua futura mulher.

Em 1992, fugiu de barco para a Austrália, onde um familiar lhe arranjou emprego numa fábrica de estofos, em Perth, e depois trabalhou num estaleiro naval.

Em 1999, depois do referendo, regressou a Timor-Leste e foi oferecer-se para as FDTL.

Frequentou um curso de oficiais em Metinaro e foi nomeado comandante da Força Naval das FDTL devido à sua experiência na construção naval. Voltou à Austrália para fazer um estágio na Academia da Força de Defesa Australiana (ADF) e, devido a problemas disciplinares, foi afastado da Força Naval das FDTL e colocado no comando da Polícia Militar, em Dili, facto que não lhe agradou, pois foi encarado como uma despromoção.

Quando as coisas começaram a aquecer, os militares australianos evacuaram a sua família para a Austrália, onde ainda se encontram.

.

5 comentários:

Anónimo disse...

O pior de tudo é que a capacidade dele para ser oficial nas forças de defesa foi resultado de testes feitos pelos militares portugueses.

Assim se vê a força da incompetência importada para Timor-Leste!

Anónimo disse...

Evacuaram a família dele e a do Fernando Lasama, que queridos... tão inocentes.

Anónimo disse...

Esse Reinado eh mesmo um tipo bestial pa! Com oito anos de idade ja conseguia trabalhar como porteiro... em Jakarta. Devia ter dado muito gozo ouvir os duzentos milhoes de indonesios dizerem; " Fogo com timorenses assim, como eh que podemos derrota-los?..."

Anónimo disse...

Boa fé...amigo!
Há muitos gente encoberta ... à espera de uma oportunidade, tal e qual como uma raposa que espreita as galinhas ...

Anónimo disse...

Deixem o Maj. Alfredo em paz.

Alkatiri tinha 10 armas em sua casa e nao foi detido. As forcas internacionais em Timor nao tem qualquer credibilidade incluindo a GNR.
Esta visto que a lei so se aplica a alguns e nao a outros.

"todos os animais sao iguais, mas alguns sao mais iguais que outros"

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.