segunda-feira, setembro 11, 2006

Comunicado - PN

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE

PARLAMENTO NACIONAL

Gabinete de Relações Públicas

Agenda Plenária no. 444/I/4a.
Segunda-Feira, 11 de Setembro de 2006


A sessão plenária do Parlamento Nacional de Timor Leste de hoje dia 11 de Setembro de 2006 foi presidida pelo II Vice Presidente, Sr. Francisco Xavier do Amaral e a Vice Secretária Sra. Maria Terezinha Viegas.

No período de antes da ordem do dia da sessão plenária foram dadas as seguintes informações:

. Leitura da carta dirigida a Sua Excelência o Presidente do Parlamento Nacional pela Sra. Deputada Rosalinda Vilanova sobre a justificação de faltas;
. Informação sobre uma declaração acerca do apoio da sociedade civil a presença das forças de segurança das Nações Unidas em Timor Leste apresentada pelo Forum ONG Timor Leste;
. Informação sobre uma nota apresentada pelas comunidades de Fatuhada, Suco Beira Mar e Bebonuk, Suco Comoro relativa ao comportamento das Forças Policiais Internacionais;
. Informação sobre uma carta da cidadã Clementina Lopes a respeito de assuntos relacionados com os refugiados e iniciativas de reconciliação;
. Informação sobre uma carta dirigida à Sua Excelência o Presidente do Parlamento Nacional pelo Representante Especial do Secretario-Geral das Nações Unidas, Sr. Sukehiro Hasegawa;
. Informação sobre uma carta dirigida à Sua Excelência o Presidente do Parlamento Nacional por 14 cidadãos do Distrito de Baucau.


A Comissão F apresentou o relatório sobre a dificuldade de visitar o campo dos deslocados e perguntou qual o papel dos Deputados no sentido de resolver esta crise principalmente a situação dos refugiados.

Os senhores Deputados concordaram com a carta dos 14 cidadãos do Distrito de Baucau enviada ao Parlamento para consideração.

O Deputado do Partido Democrático fez o seu comentário sobre o sistema legal em Timor Leste que não corresponde as aspirações do povo, dizendo que o povo deve saber o autor da crise e a justiça é para todos, desde os líderes até ao povo.

Entre outros assuntos, foi mais uma vez abordada a situação actual em Timor Leste.

Segundo a opinião dos Senhores Deputados, que não se pode resolver esta crise sem primeiro resolver o problema dos peticionários, porque foi esta situação que originou a crise em Timor Leste.


Também houve um Deputado que pediu clarificação sobre o horário da sessão plenária, porque no Regimento do Parlamento Nacional a sessão plenária começa às 9h00 e porque hoje só começou às 11h00.

Depois a sessão foi encerrada conforme o conteúdo da agenda.

.

7 comentários:

Anónimo disse...

Os senhores deputados que me desculpem mas não resisto a dar-vos algumas sugestões, inspirado na vossa agenda plenária nº 444/1/4ª.

a) - Não resolvam o problema dos refugiados. Deixem-nos apodrecer.
b) - Não apurem quais os causadores da crise nem quais as deficiências do sistema legal. O povo não percebe nada disso, e borrifa-se para a justiça.
c) - Leiam cartas, isso sim, mas a seguir deitem-nas para o cesto dos papeis.
d) - Resolvam o problema dos peticionários, mas com urgência, e já agora aproveitem para os condecorar, reintegrar, promovê-los e aumentar-lhes o salário em mais 150 por cento.
e) - Alterem o horário das sessôes plenárias para que começem às 16 e terminem 17 horas (porque assim já dá para ir até casa, pegar na toalha e ir fazer uma praiinha).
f) - Tenham sempre presente que o conteúdo das agendas plenárias não devem abordar muitos temas nem serem muito morosos, devendo observar-se um intervalo de 30 minutos a meio dos temas da agenda.

Meus caros e ilustres deputados, se assim fizerem esse país vai mesmo para a frente e até a igreja talvez se lembre de vos abençoar.

Augusto Vendaval - setúbal, portugal

Anónimo disse...

"O Deputado do Partido Democrático fez o seu comentário sobre o sistema legal em Timor Leste que não corresponde as aspirações do povo"

É curioso como este discurso é o mesmo que foi dito por Donwer e, mais recentemente, por Reinado...

Anónimo disse...

Só não percebo porque o Parlamento, com maioria absoluta da FRETILIN, não aprovou uma resolução a exigir:
1. Subordinação de todas as forças estrangeiras à ONU;
2. Que o Governo comece a encerrar campos em vez de criar mais um em Tíbar;
3. Que o Presidente esclareça publicamente, a situação do país.

Anónimo disse...

Exactamente anonimo das 9:47:13 AM.

Mas a boa moda dos Alkatiristas neste blog so sabem criticar os outros. Quanto as horas de trabalho no Parlamento sempre foi asssim. Um desleixo total. Quem critica sempre sao os deputados da oposicao porque as sessoes so comecam tarde porque a maioria nao se encontra no Parlamento ou porque o Presidente chega atrasado e isso acontece demasiadas vezes principalmente quando os pontos da agenda nao sao nada convenientes. Afinal quem eh que detem a maioria no Parlamento? Se a maioria ou o Presidente nao se apresenta o trabalho nao prossegue.

Mais uma vez os Alkatiristas neste blog estao sempre preparados para reclamar a maioria da fretilin no Parlamento mas tambem prontos para deitarem as culpas para terceiros quando o trabalho nao anda.

Eh preciso ter muita lata!

Anónimo disse...

Desculpem, nao vamos atirar culpas a ninguem, ouviram seus estupores !!!... O Parlamento tem a sua propria agenda. Quem sao responsaveis de preparar a agenda, e o senhor Presidente do Parlamento ouvido os lideres das bancadas parlamentares. isso sim !!! Portanto responsaveis sao todos, quer os da oposicao como os da maioria. Porem, a mesa do Parlamento e o grande responsavel, inclusive o senhor Luolo. Chega muito tarde a Plenaria... e ainda por cima diz que tem muitos assuntos a resolver no seu gabinete. Passa horas a fumar, isso sim...E nao sabe como manter a disciplina...que vergonha, 24 anos no mato e ainda nao aprendeu nada sobre responsabilidade e disciplina...

Anónimo disse...

La isso eh uma grande verdade! O Presidente Luolo eh quem demasiadas vezes atrasa todo o programa e mesmo os programas que envolvem outras organizacoes ou mesmo delegacoes internacionais em visita de trabalho ao Parlamento. Isso nao eh so por causa dos cigarros mas tambem por causa das manias do poder. Eh o gosto de saber que enquanto ele nao entrar na cena o pessoal tem que ficar a espera.

Ai Timor!

Anónimo disse...

Por amor de Deus Nao critiquem o Lu Olo. Se o homem fuma muito e devido ao side efect causado pelos anos que andou escondido com a Bandeira no saco. O cagaco sempre activa o vicio.

Arbiru

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.