segunda-feira, agosto 21, 2006

Dos leitores

Da Margarida:

A democracia passa por eleições periódicas mas passa principalmente por as minorias respeitarem as decisões da maioria e de quem foi eleito para governar - critiquem-nas, apresentem alternativas nas instituições – mas não tentem fora das instituições e ao arrepio da lei e da ordem subvertê-las como aconteceu.

Pergunta como é que foi possível o PM Alkatiri ter permitido que o então Ministro dos Estrangeiros e da Defesa o criticasse na praça pública e não o tivesse demitido? Ele na altura explicou isso até com uma certa piada dizendo que RH tem três personalidades, a de ministro dos Estrangeiros, Nobel da Paz e da pessoa e que apreciava mais a de Nobel da paz.

E lembra-se perfeitamente que essas críticas começaram em finais de Maio, quando Ramos Horta se multiplicou em declarações – a órgãos de comunicação estrangeiros, em especial australianos –, garantindo que o executivo de Alkatiri “praticamente não está a funcionar” e que “muitos” desejavam o afastamento do primeiro-ministro. Isto é quando ele e o PR já estavam com as costas bem protegidas pelos soldados Australianos exactamente os mesmos que permitiram que mais de mil residências dos Timorenses fossem queimadas bem como sedes da Fretilin e quando Xanana se multiplicava em provocações nomeadamente contra o então PM e não escondia que pretendia a sua remoção do cargo e só a conseguiu com a chantagem do ou resignas tu, ou resigno eu. E chama agora a esta atitude responsável e tolerante de Alkatiri de “não séria”? Irresponsáveis, provocatórias e inflamatórias foram as atitudes do Ramos-Hosta e do Xanana, mas o então PM tinha que segurar o barco, manter as instituições democráticas a funcionar e evitar que o poder caísse na rua e conseguiu-o: o governo da Fretilin e o Parlamento Nacional ambos continuam em função.

Quanto ao Plano de Desenvolvimento Nacional (como sabe até pelo Banco Mundial foi elogiado em Abril deste ano) é o documento base de definição da política do Governo da Fretilin, (o seu objectivo é a redução do número de pobres em 2020) foi com base nele que o Orçamento para o ano fiscal de 2006/07 foi elaborado e aprovado na semana passada somente com os votos contra do PD e a abstenção da UDC/PDC além da ausência do PSD. Isto é, o reconhecimento da sua importância ultrapassada largamente as bases da Fretilin e as fronteiras de TL.

Quanto ao objectivo da dívida zero, se perguntasse a opinião aos argentinos, brasileiros e mexicanos talvez eles lhes explicassem os malefícios dos empréstimos externos, mas como sabe e graças à notável negociação de Alkatiri no Mar de Timor e ao Fundo de Petróleo, para investimentos (400 obras no ano fiscal de 2006/7) felizmente há dinheiro, houve até um aumento de 122% da verba disponibilizada num total de 315 milhões de dólares no Orçamento acabado de aprovar.

Quanto às relações internacionais, o PM Alkatiri seguiu rigorosamente o que a Constituição preconiza, os princípios da independência nacional, da soberania dos povos sobre as suas riquezas e recursos naturais, da integridade territorial, da igualdade entre Estados e da não ingerência nos assuntos internos dos outros Estados. Manteve laços privilegiados com os países de língua portuguesa e laços especiais de amizade e cooperação com os países vizinhos da região.

E por isso mesmo negociou de boa fé com a Austrália a revisão de Tratados absolutamente essenciais para a soberania de TL. E não conheço um único conflito – estéril ou não – que tenha desencadeado com alguém, nomeadamente com a Austrália.

.

33 comentários:

Anónimo disse...

Excelente e oportuno comentário, parabéns.
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

Tanto disparate junto.

Mas que tentativas tao pateticas de tentar justificar entao a falta de capacidade de Alkatiri em controlar o seu proprio executivo. Porque nao despediu o Ramos Horta se era tao mau para o seu governo. Tinha medo? De que?
A falta de capacidade de Mari relativamente a gestao de conflictos foi ate demasiado obvio no seio do seu proprio executivo.
Se nao consegue controlar um dos seus ministros como e que pode sonhar em controlar a crise que assolava o pais?

So da pra rir!

Anónimo disse...

RH era mau mas só deixou de ser ministro porque pediu a demissão.
Ovídeo do Amaral era incompetente, mas só deixou de ser ministro porque se demitiu.
RL é um traficante de diamantes condenado com sentença transitada em julgado e foi convidado para Ministro da Segurança.

Afinal, aquilo era um governo ou uma associação de malfeitores?

Anónimo disse...

Bom, agora só falta mesmo o senhor Alkatiri ter uma coroa de espinhos e começar a substituír o tal de Jesus Cristo nos altares por esse mundo fora... :-)

Eu não sou timorense, mas como "outsider" começo a ver-vos um pouco como via aos Indonésios - são gente em que não se pode fiar, gente que sorri pela frente e apunhala pelas costas. A informação e contra-informação é tanta que não se percebe quem quer o bem de timor e quem quer o seu próprio... Alguém consegue explicar com isenção porque raio o Xanana, Ramos Horta e Alkatiri não se dão uns com os outros? Alguém é capaz de me explicar com isenção o que têm os católicos contra os outros e vice-versa? Alguém é capaz de tentar explicar porque o anterior governo perdeu o controlo das forças armadas semeando com isso o pânico nas populações? Num país tão pequeno em que se conhece a cara de todos os que apedrejam e queimam, custa alguma coisa separar o trigo do joio e prender por uns anos quem comete crimes? Se dinheiro não falta com os excelentes acordos conseguidos, o que é que falta...?

Anónimo disse...

Anónimo das 12:01:37 AM : já com cerca de 100,000 deslocados, já com centenas de casas queimadas (e os Tribunais, e o Ministério da Agricultura, e Armazéns do Estado, e sede da Fretilin) já com as F-FDTL acantonadas e a PNTL sem comando e a ser desarmada pelos Australianos, já com o Xanana na rua em comícios de braço dado com o Railós, Tara e Salsinha e manifestações a exigirem a demissão do governo e a dissolução do Parlamento Nacional, obviamente que a prioridade dum PM responsável e com sentido de Estado como Alkatiri foi organizar o socorro aos deslocados e tudo fazer para acalmar a situação.

Mas incendiários como este anónimo, acham que a prioridade era pôr mais petróleo no fogo com jogos de poder e afirmações de autoridade.

Ainda bem para os deslocados que o Alkatiri utilizou todas as suas energias e capacidade de organização para o que era necessário fazer: arranjar os recursos necessários para a todos a acudir e dirigir as operações necessárias para levar água, arroz, outros bens alimentares, medicamentos, apoio sanitário, cuidados de saúde aos mais de 70 campos de deslocados em Dili e fora de Dili.

Anónimo disse...

Hahahahaha..... A margarida nao perde oportunidade de vender o seu peixe podre pois nao? Jesus!!!

So nao percebo uma coisa.
Como e que o povo timorense permitiu que uma mao cheia de "golpistas" mandassem a baixo um lider tao "bom=" e tao "amado" como o Mari Alkatiri?
E como e que agora alguns criticam o Xanana de nao continuar as visitas aos campos de deslocados quando Mari nem sequer uma vez pos la os pes?

Eh preciso ter lata margarida. O Sr tripamoura pediu isencao e voce nem sequer consegue disfarcar a sua facciosidade.

Anónimo disse...

Anónimo das 2:33:59 AM: você nunca viveu uma situação de golpe de Estado e muito menos uma com intervenção directa de um exército estrangeiro no solo nacional, pois não? Pois se tivesse vivido sabia o medonho que isso é e a razão de cada vez haver mais deslocados. Lembre-se que cada um de nós só tem uma vida e que todas as vidas são preciosas. Não ofenda agora os Timorenses que – e muito bem – se puserem a salvo.

Anónimo disse...

A margarida sabe la que situacoes eh que eu vivi ou deixei de viver. E eu ofender os timorenses eh que nao porque estaria a ofender-me a mim mesmo.

Anónimo disse...

A Margarida sabe o que é um exército estrangeiro no solo nacional, ou melhor, dois exércitos estrangeiro. Os cubanos e os sovieticos em Angola.
Rapinaram o que puderam.
E como tal, sabe o quão medonho isso foi para os angolanos.
Claro que foi bom para a nomenklatura angolana. Estão milionários enquanto o povo morre de fome e doença.

Anónimo disse...

Anónimo das 6:43:52 AM: Não tire conclusões do que eu não disse, está bem? E não desvie a conversa sempre que se fala de Timor-Leste ou da Austrália. São as tropas Australianas que ainda estão em TL.

Anónimo disse...

A sua receita só serve para você aplicar nos outros?

Mas embatucou, não foi?

Anónimo disse...

Anónimo das 7:18:26 AM: e de facto continua a desviar a conversa de Timor-Leste e da presença aí dos Australianos. De facto não quer que se fale do escândalo que é osdeslocados já serem quase 190,000 e terem quase que triplicado desde a entrada dos Australianos.

Anónimo disse...

Apenas para informar vos que os deslocados em Metiaut ja regressaram todos para casa segundo a noticia de ontem anoite dada pelo TVTL.

Anónimo disse...

Margarida, nada me move contra si e admiro as traduções de qualidade, mas gostava de perceber que solução defende. Quando o anterior PM dividiu as forças armadas e perdeu o controlo da segurança preferia uma guerra civil à intervenção duma potência estrangeira com o apoio da ONU? Preferia que viessem os indonésios? Que se matassem uns aos outros? Qual é o interesse de ter sentido de estado e respeito pela constituição se não se resolve os problemas? A Segurança das populações e autoridade do estado não é a principal prioridade? Como é que um estado recém-nascido começa logo a entrar em conflito com as suas forças armadas? O senhor Alkatiri não me parece burro nenhum, mas está-me a faltar aqui alguma coisa com certeza... Sim, é uma vergonha virem os "crescidos" australianos ao vosso país tirar as pistolas aos miúdos que se revelaram imaturos demais para poderem brincar com elas... mas porque é que deixaram chegar a esse ponto? E que interessa agora estar a remoer sobre o assunto? Não é mais importante ajudar o governo (qualquer governo) a restabelecer a ordem e prestar assistencia aos refugiados? Já percebi que as divisões entre os vários clãs e partidos são antigas e profundas, mas pedia-se a todos eles que agissem como pessoas adultas e pelo menos por 50 anos combinassem governar em conjunto para o bem de todos. Não se criam democracias parlamentares por decreto... essa "democracia" que têm parece apenas um jogo novo com regras ligeiramente diferentes, que os de sempre estão a aprender a usar para os mesmos objectivos de sempre... Num país tão pequeno deve ser quase evidente quem são as pessoas mais qualificadas para assumir as várias pastas ministeriais - porque não se organizam para que a pessoa mais capaz para organizar o território e a segurança seja ministro do interior? e a mais capaz na área da saúde assumir o respectivo ministério, e a mais capaz na área da justiça assumir a justiça, etc.? Sejam de que partido forem...
Todos puxam o novo brinquedo da democracia para o seu bando e esquecem que o que interessa é criar a infraestrutura de um país dando iguais oportunidades a todos e premiando o mérito dos melhores. De onde saiu tanta inveja e ressentimento? Já ouviram falar de Nelson Mandela? Porque é que insistem em erros que a história do mundo já cometeu vezes demais?

Anónimo disse...

Tripamoura: não se criam democracias por decreto, mas não se esqueça que foram os timorenses qeu escolheram livremente constituir-se num Estado democrático independente; ninguém obrigou ninguém. Ora se eles escolheram essa via, então devem assumir a responsabilidade da escolha que fizeram.

De contrário, somos levados a pensar que até a democracia "fazer efeito" deveriam continuar colónia de alguém, não?

Aliás, é este mesmo raciocínio que os australianos pretendem invocar para justificar a transformação de Timor-Leste num protectorado deles.

Anónimo disse...

NO Mundo todos são burros. Inteligente só mesmo a Margarida florida de vermelho! Uns metros mais abaixo estão os que acreditam e dão espaço à babosa antiquada pecepista. Acaba com a cassete margarida. o cunhal já se foi. o muro de berlim desapareceu e a união soviética também. mas para ti, oh santa iluminada de pau carunchoso,ainda há o paraíso de fidel. melhor ainda, só a coreia do norte ah tua espera... apanha o combóio e vai para lá. já, ouviste?
ainda que em portugal já acordámos pra dispensar tanta inteligensia.

Anónimo disse...

Depois do comentario deste anonimo "ouvi a Margarida dizer: Porra, ir para la e que nao".

Anónimo disse...

Anónimo das 11:13:57 AM: afinal nada mais diz que aquilo que o Xanana demorou três horas a dizer. É tão só mais do mesmo.

Anónimo disse...

ao anónimo das "Terça-feira, Agosto 22, 2006 11:13:57 AM" os meus "agradecimentos".....
o último parágrafo é muito esclarecedor do seu pensamento e permite perceber porque é que actualmente em Portugal, depois de acordarem e de dispensarem tanta inteligensia, se vive como vive e o país é governado como é!! pelos asnos do centrão...
e assim estamos no pelotão da frente e em primeiro lugar em quase todos os indicadores europeus (se pusermos as listas viradas do avesso, pois então!) e cada vez com mais miséria e desemprego...
ganhe juízo pf e não desenterre os velhinhos chavões de quem não sabe mais o que dizer...

Anónimo disse...

O Senhor Tripamoura:
A resposta do problema em Timor Leste e ARROGANCIA.

Os que falam mal da Australia tem inveja de um pais rico onde(ainda) se vive bem etc...
De uma democracia que funciona bem onde nao existe (PCP'S).
Se eles tivessem vizinhos que andassem sempre a porrada, facada e a queimar o que e faziam?
(A gente vive ca nossa casinha e nao quer saber o que ali se passa?)
Timor Leste ira funcionar em 50 anos.Ate la precisa da ajuda de TODOS.Precisa de um governo de UNIFICACAO com a duracao que for necessaria, constituido por Timorenses capazes, cultos e de boa vontade.A cor politica,raca ou sexo nao pode ser entrave desde que seja uma pessoa de valor.O POVO precisa de EDUCACAO e muita.(nao confundam com CULTURA).Depois disto tudo o produto final vai ser SUCESSO.
Se nao fizerem isso, entao meus amigos tirem o kuda da chuva.
Love you all
ZE BILIMBE

Anónimo disse...

Zé Zilimbe: olhe que o Zé Xanana anda a dizer exactamente o mesmo vai para 20 anos, mas para o ano que vem nas eleições para o Parlamento e donde sairá também o governo quem concorre são os partidos. É melhor meter a teoria no saco e organizar o seu partido. Senão fica outra vez a lamuriar-se e não vai a lado nenhum.

Anónimo disse...

Oh Guidinha!
Por essas e por outras nao vais a lado nenhum.Tens a mania que es "Nostradamus" mas nao percebes patavina de Timor Leste e da sarilhada que a Fretilim criou(nos ultimos 4 anos).Se estas em Portugal ve se tentas perceber mais do "Sarilhos Grandes".Tens a mania de meter a colher onde nao enxergas mais de um palmo a frente da testa.
Um grande erro que se faz nesta vida e medir problemas com a mesma bitola (por anologia).Eu ca sou timorense e sei mais da minha terra com os olhos fechados do que tudo com todos abertos.
E tens ca uma cegueira pela Fretilim e Mari que e de espasmar.
Eu ca nao.Reconheco que lutaram pela causa etc...assim como o POVO.Sem o POVO nem a Fretilim, nem nenhum outro partido jamais conseguiria vencer os javaneses.
Um conselho: "Vai para Timor por 2 anos ou mais.Ajuda o heroico POVO."In locco"te aperceberas do que eu e muitos mais sem sucesso(pelos vistos)te tentaram dizer"

Ate la, still love you.
Ze Bilimbao

Anónimo disse...

Até nestas tentativas toscas de tentar isolar a Fretilin do povo mais não faz este Zé Bimba que repetir o Zé Xanana. Como aliás nesta mania de chamar o estrangeiro para "ajudar" o povo a quem como bom populista chama sempre de heróico e nisto mais se parece com o Zé Horta.

Que tal começar a encarar os Timorenses como cidadãos de corpo inteiro, iguais perante a lei, gozando todos dos mesmos direitos e sujeitos todos aos mesmos deveres? E que vivem num país em que ninguém pode ser discriminado com base na cor, raça, estado civil, sexo, origem étnica, língua, posição social, situação económica, convicções políticas ou ideológicas, instrução ou condição física ou mental?

Anónimo disse...

Por sinal foi a propria fretilin que sempre procurou discriminar contra todos que nao eram da fretilin. Mas tambem percebo porque o faziam. Ainda nao tinham atingido os 100% de aderencia a fretilin e por isso a discriminacao foi inevitavel. Com 100% de timorenses na fretilin a discriminacao, pelo menos com base nas conviccoes politicas, acabaria. Ou sera? Isso foi o que centenas de quadros da fretilin pensavam mas de nada impediu de serem assassinados pelo seu proprio partido durante os anos da resistencia.

Anónimo disse...

Anónimo das 1:50:14 AM: vê-se que continua a fazer de pombo-correio do Xanana, está com receio que a malta se esqueça dessa bacorada dele? Mas veja lá se diversifica a leitura, bem bastou a seca de três horas que ele lhes deu.

Anónimo disse...

Esta "malta" consegue manter a mesma postura estalinista de tentar fazer cair em desgraça que contraria os seus desíginios seja quem for.

Um homem pode ser herói nacional um dia e, no dia seguinte se lhes fizer sombra, passar a traidor, reaccionário, contra revolucionário e o mais que se queira.
Rigorosamente a mesma receita de Staline, Fidel, ou Kim Il Jung.

Podem ter andado de lenço branco a aplaudí-lo nas ruas de Lisboa e agora, que lhes faz frente ao obstruir-lhes a via para a apropriação completa do estado pelo partido que apoiam, passa a ser o maior bandido.

E nem vergonha têm de pretenderem não ter memória.
Em 1975 a FRETILIN era ostracizada pelo PCP. Alguma vez se lembraram de perguntar porquê?
Agora é apoiada. Já se perguntaram porquê?

Basta-lhes seguir cegamente a orientação do partido.

Ao menos tenham pingo de vergonha.

Todos queremos que os deslocados regressem às suas casas. Mas os deslocados, melhor que ninguém sabem porque não regressam.

Está na mão da FRETILIN querer que eles regressem ou não.

Anónimo disse...

Anónimo das 5:03:14 AM: afinal acaba - sem querer claro! – por me dar razão quando eu digo que a Fretilin está profundamente enraizada no povo de Timor e você agora reconhece que os deslocados são sensíveis ao que diz a Fretilin. Mas penso que a quem compete criar as condições de segurança para que os deslocados regressem VOLUNTÁRIAMENTE às suas casas – os que ainda as têm – é ao governo fundamentalmente e devia ser da iniciativa do PM e PR apelos nesse sentido.

Mas parece que o PM anda já nos seus malabarismos habituais, ele até teve a lata de na carta que escreveu no princípio de Agosto ao Secretário-geral da ONU ter falado somente em 70.000 deslocados quando por aqui sabemos, e até por relatórios de agências da ONU que os deslocados nessa altura já ultrapassavam os 150,000. Eu sei que é de um PM ter vergonha desse número, mas tentar aldrabar só lhe retira crédito.

Anónimo disse...

Não é a FRETILIN que está enraizada no povo, é o mêdo do que a FRETILIN é capaz que está enraizado no povo.
É que o povo, ao contrário dos revisores da história, e especialmente o povo timorense, tem memória. E sabe do que a FRETILIN foi capaz no passado e poderá tentar no presente.

Anónimo disse...

"Eu sei que é de um PM ter vergonha desse número, mas tentar aldrabar só lhe retira crédito."

Eh exactamente por causa disso que o Mari ficou completamente sem credito. 4 anos de mentiras, atitudes arrogantes e prepotentes tinham que dar resultado.

Anónimo disse...

Anónimo das 3:38:04 PM: anda bastante desactualizado, isto de estar a repetir sempre as mesmas tretas não convence ninguém nem mesmo os convertidos. E de facro o Ramos-Horta "reduziu" os actuais quase 190, 000 deslocados para 70,000 só para ficar melhor no retrato. Além do mais acho duma tremenda arrogância dele esta falta de respeito pela inteligência e memória alheia.

Anónimo disse...

Margarida!
Quando voces ai em Portugal conseguirem o idealismo que desejas ao POVO de Timor Leste como expressas nas 11.30.20pm de 22/8 vou-te lamber as botas.(se nao tiveres ja a fazer tijolo).
Ingenua,burra,barata e sem pernas por onde se pegar esta tua ideologia.
Still love you

Ze Grande Bimbao

Anónimo disse...

margarida: Quem anda desactualizada e voce. O Mari ja nao e PM e nao vai voltar a ser. As deslocados aumentam porque a luta interna na Fretilin ainda nao terminou. O congresso extraordinario da fretilin que o grupo reformista vai realizar significa que os problemas ainda nao acabaram. So faltava era agora ver as armas nas maos da fretilin a virarem-se umas contra as outras.

Alias voce nunca esteve actualizada sobre a vida quotidiana em Timor antes desta crise. Por isso nem posso dizer que esta desactualizada mas sim dizer que so sabe a parte mais recente da historia e mesmo isso so atraves dos orgaos de comunicacao social. Voce esta a ver os efeitos desta crise mas quase nada sabe ou compreende das causas dela.

Dedique-se as questoes de Angola porque disso deve saber mais que eu.

Anónimo disse...

Margarida, estou a ver a ser atacada por todos os lados, mas tem de desculpa-los pois metade deles nao sabem o que dizem, outros nao entendem o Portugues, muitos nao sabem o que e a Democracia! So espero que nao desista e espero estar-mos aqui todos depois das eleicoes de 2007!
Nao acredito que um partido com aquela maioria no Parlamento ira ser derrotado em 2007!
Viva a Democracia e seus defensores!
Forca pra cima destes IGNORAMUS!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.