segunda-feira, agosto 21, 2006

Dos leitores

...it is completely non sense trying to draw a logic like you did. Lere and others don't look at political parties but only to secure a genuine independence for T-L. They brought in the independence of the territory, Mari was working hardly towards economic, legal, political independence. These are the reasons for Australia to invade T-L and continue pushing for an australia led force, meaning military ocupation. Mr Alexandre Gusmao failed as a statesman, became fragile e trhougt him the invaders and occupiers came.

.

16 comentários:

Anónimo disse...

Aussie let my country.....
go back...and let the other to bring peace for us..,,,,don't divided us with your ambicious for our Oil....

Go back,..
goo bacckkkk.....
get out here......
getttt outttt....hereeeeeeeeee......AUSSIE!!!


LET MY COUNTRY IN PEACE!!!

Anónimo disse...

Tradução:
Dos leitores
...é completamente disparatado tentar desenhar uma lógica como fez.. Lere e outros não se preocupam com partidos políticos mas somente em garantir uma genuína independência para T-L. Eles conseguiram a independência do território, Mari estava a trabalhar duramente para a independência económica, legal e politica. Estas foram as razões para a Austrália invadir T-L e continuar a empurrar uma força liderada pela Austrália, que significa ocupação militar. O Sr Alexandre Gusmão falhou como estadista, fragilizou-se e (foi) através dele que vieram os invasores e ocupantes.

Anónimo disse...

"Eles conseguiram a independência do território,"

Por muito valor que dou `as falintil, nao foram eles que ganharam a independencia do territorio.
Essa independencia nao foi ganha pela ponta da baioneta das Falintil mas sim pela ponta dos pregos nas maos do povo.
Todos os timorenses reconhecem o contributo das Falintil mas a vitoria foi do povo (que tambem inclui as Falintil)

O Sr Alexandre Gusmao eh um grande estadista. Nao violou a constituicao e soube defender Timor-Leste das tendencias totalitarias do nucleo duro da fretilin.

Anónimo disse...

Anónimo das 1:43:01 AM: Está esquecido que no seu discurso de três horas à nação, no dia 22 de Junho, o próprio Xanana disse que “Assim as FALINTIL como força de libertação de todo o povo, de todos os partidos, de toda a população, Loromuno, Lorosae, Tacifeto, Tacimane, prolongando Ramelau até Matebian. Eu disse para os que estavam no exterior, que como comandante das FALINTIL, eu é que comandava a luta. (…) Em 2000 eu saí das FALINTIL porque reconheci que as FALINTIL já haviam cumprido a sua missão sagrada de libertar a Pátria “ (…)? Pois disse.

Anónimo disse...

É uma expressão metafórica.

É como a Bíblia, não deve ser lida à letra. Ou você acredita que o mundo foi feito em 7 dias?

Chegou a completar o ciclo?

Tamagoshi.

Anónimo disse...

Parece um tanto monótomo, tipo cuco de repetição. Que tal puxar pela tola um pouquito mais?

Anónimo disse...

In response to 1:43:01 AM
"O Sr Alexandre Gusmao eh um grande estadista. Nao violou a constituicao"

I can't read portuguese that well, but well enough to read this statement. What a joke of a statement. Xanana has no balls as a President to run the country. He violated the Constitution, has no understanding of the functioning of government and has done considerable damage to the development of the rule of law in Timor. Have you not been reading what people think about his actions? Are you blind and in denial? Are you not able to criticise him? What an ignorant fool you are for not being able to attribute a large portion of the blame for this crisis to the weak President that we have.

Anónimo disse...

XANANA IS A JOKE OF A PRESIDENT

Anónimo disse...

XANANA IS OUR BEST PRESIDENT AND WILL CONTINUE IN OUR HEART.

KETA INVEJA AU AMA NO AU INAN SIRA.

Anónimo disse...

In response to 3:42:03 PM

"XANANA IS OUR BEST PRESIDENT AND WILL CONTINUE IN OUR HEART"

You are fool for being unable to criticise your President. No one is above the law and above criticsm.

Get some perspective, are you just simply deluding yourself????

Xanana will be in our hearts forever for the role he played in the resistance. The sad fact is he will not be in our hearts for how he carried out his duties as the President of a young democracy.

Anónimo disse...

Puxar pela tola é o que já nem se espera de si.
Retira uma frase do discurso do PR do contexto e quer dar-lhe um significado irreal.

Foram as FALINTIL que correram com o exército indonésio de Timor para fora?
Foram as Falintil que obrigaram Habibi a concordar com o referendo?

Tire as palas e cresça.

Anónimo disse...

Anónimo das 6:38:15 PM: tem graça que eu por aqui já disse que foram todos os que lutaram que conseguiram a independência de TL: os que estavam nas Falantil, os que estavam na Resistência interior e os da Resistência exterior. E na altura contrariaram-me. Ainda bem que acha que não foi só uma componente da resistência. Eu de facto acho mesmo que foi tudo conjugado não esquecendo também o apoio internacional de povos e governos de muitos países.

Anónimo disse...

margarida. voce deve achar que descobriu a polvora. Coitadita de voce! Diz o que diz como se os Timorenses (com a exepcao do Timor oan) tivessem so agora descoberto que a luta pela independencia foi levada a cabo por todos os timorenses nacionalistas fossem eles de que cor partidaria fossem. Voce devia era dar umas pancadas na tola do Timor oan e convence-lo disso porque o puto e tao radical que nao ve mais nada senao a fretilin. E deve ter sido ele que a contrariou quando voce fez essa "grande descoberta". Voce e tao inteligente que merece um premio.

O facto inegavel tambem eh que se nao tivesse sido o Habibie a oferecer o referendo hoje a luta ainda continuava em todas as frentes para libertar Timor e muitos mais timorenses teria morrido ao longo destes ultimos anos.

Anónimo disse...

Anónimo das 1:06:57 AM: o facto inegável é que se não fosse a malta do interior e do exterior a lutarem, a envergonharem, a fazerem a cabeça contra a Indonésia e particularmente contra os militares indonésios, particularmente depois de Santa Cruz, nunca o Habibe teria oferecido fosse o que fosse. Você está a pôr as questões ao contrário, a iniciativa foi da luta, não foi do Habibe.

Anónimo disse...

A iniciativa foi de todos e até da crise asiática.
Se não fosse a crise asiática a obrigar a Indonésia a recorrer ao FMI e este a impôr como condição uma solução enquadrada pelos direitos humanos em Timor (por influência de Clinton), não tinha sido tão cedo.

Aprenda a ler as declarações e prncipalmente a não retirá-las dos respectivos contextos.

Tamagoshi

Anónimo disse...

Anónimo das7:31:00 AM: já é doença essa mania de estar sempre, sempre a desvalorizar o que os timorenses fizeram e a estar sempre a dar a iniciativa aos outros. Custa-lhe assim tanto ter de admitir que houve Timorenses que lutaram, que sofreram, que se sacrificaram, e outros que souberam organizar partidos e frentes e até forças que de arma na mão ou convocando a comunidade internacional lutaram pela independência e soberania de Timor? É-lhe assim tão difícil admitir que muitos timorenses ao longo de mais de trinta anos de facto, de muitas e variadas maneiras lutaram pela libertação do seu país? Parece que é. Percebe-se que não gostou dessa libertação. Lá deve saber o que perdeu.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.