segunda-feira, agosto 21, 2006

Comemorações das FALINTIL

Ontem em Metinaro estiveram presentes nas comemorações das Falintil, ao lado do General Matan Ruak e do Coronel Lere, o Primeiro-Ministro Ramos-Horta, Vice-Primeiro-Ministro Estanislau da Silva, Ministra Ana Pessoa, Ministro José Teixeira, Minsitro dos Transportes, Vice-Ministro dos Transportes e do Interior, assessores militares portugueses e australianos e outros convidados.

Não esteve presente o Presidente da República, o corpo diplomático, nem o representante da UN, Hasegawa.

.

50 comentários:

Anónimo disse...

The relationship between the FFDTL and the president is at an all time low, unprecedete in ET history. This ows to the fact that the president tried to launch a coup and put the PNTL members against FFDTL to create a crisis, hence bringing down the government. As long as Xanana remains president and FFDTL remains a military force, problems in TL will never be resolved peacefully.

Anónimo disse...

The President is out of touch with the people of Timor Leste.

I remember at the beginning of the crisis the President was a proactive figure. He was able to visit various IDP’s, he was brave to come out and meet with pro-FRETILIN supporters and later alongside Ramos Horta both visited Metinaro. The international media reports failed to report the fact that in many of those visits the President there were signs that the President that people began to lose faith in him.

The President fails to console the people who are at living in the camps. He is unable or unwilling to visit them. Those living in the camps are being harrased and as reported even molotov cocktails were thwrown into the camps in front of Obrigado barracks. The longer the President does not act on resolving the Internally Displaced People’s issue he faces greater resentment because he has been unable to ensure the security of the people. Ramos Horta also faces the same predicament as he too has been unable to establish security which was a significant drawcard for the removal of Mari Alkatiri from power.

His non participation at Metinaro is just an example of the continual deterioration of the Presidents influence and trust amongst the people in particular the Military which is a respected institution amongst the people in Timor Leste.

Anónimo disse...

Not only that but the fact that F-FDTL being the continuation of Fretilin's armed wing is a major cause of concern for all of us. Brigadier General TMR not being part of the click has his hands tied up by Col. Lere and the former Minister of Defense Roque Rodriguez. It is no surprise than that only Fretilin leaders attended the ceremony, Why didn't they invited other Timorese leaders who played crucial roles in the resistance movement to attend? And the Church leadership? Come on guys, put your acts together and pay more attention to the country and disguise your personal ambitions. It is so obvious that evem a blind can see.

Anónimo disse...

f-fdtl is no longer fretilin's armed wing. Not even the continuation of fretilin's falintil, how come? with a commander in chief that is XG? The question is that this commander in chief failed to look at his soldiers, listen to their questions, never visited for instance a f-fdtl barrack. Talking face to face with them, kistening to their difficulties, etc mr Comander in chief failed!
these are the reasons why all the problem called petioners came so big and became what we see today. Now, today, the commander in chief is confused cannot find a solution for the problems he has instigated and let them grow doing absolutely nothing.

Anónimo disse...

Anonymous Segunda-feira, Agosto 21, 2006 3:15:12 PM

It was not PR that put the PNTL members against F-FDTL to create a crisis but it happens because F-FDTL finds out that their members (including comandante Kaikeri) were killed in action at Tasitolu by the guns from PNTL (Border Patrol Unit weapons). 4 of these guns were confiscated during the battle. They were killed by Vicente Railos group.

The rest, everyone knows about the allegation of weapons which Vicente Railos claim that these BPU weapons from Rogerio as per Mari request/order.

So, it’s totally wrong when the Anonymous Segunda-feira, Agosto 21, 2006 3:15:12 PM said that the PR was the cause.

The facts shows more likely that it was Mari (maybe – need to prove by court) and Rogerio were the cause of F-FDTL and PNTL.

Try to have more information before make any accusation.

Anónimo disse...

You are surely short sight. Or colour blind. Everthing is red for you. Thproblem is not XG. A commander-in-chief is no more than a show piece. The real commandr is TMR and that is the problem. He is not red and because of this, Lere and company do not listen to him but to Alkatiri.

Anónimo disse...

O Presidente da república só é comendante supremo dos desertores!

Anónimo disse...

You have the right to say your opinion my anonymous 5:13:24 compatriot. But it is completely non sense trying to draw a logic like you did. Lere and others don't look at political parties but only to secure a genuine independence for T-L. They brought in the independence of the territory, Mari was working hardly towards economic, legal, political independence. These are the reasons for Australia to invade T-L and continue pushing for an australia led force, meaning military ocupation. Mr Alexandre Gusmao failed as a statesman, became fragile e trhougt him the invaders and occupiers came.

Anónimo disse...

Pelos jornais e radio parece que o anonymous das 6:5:50 tem razao. Tara, Alfredo, Marcos, Railos e Salsinha sao os que falaram alto e a bom som quem era o seus comandante a quem juravam toda a obediencia.

Anónimo disse...

Hasegawa estaria presente se fosse o aniversário da chegada do "Comando" australiano.

Talvez estivesse "impedido" numa reunião de urgência com o embaixador americano.

Anónimo disse...

4:06:38 PM "Why didn't they invited other Timorese leaders who played crucial"

What other leaders? During years of resistance fretilin was the one and only one.

Can you give a name of a person from a different political party, apart from XG and JRH that fought for the resistant movement inside or outside?

Anónimo disse...

Meu caro e honrado Mau Seren,

As suas palavras são tão magnânimas exprimindo de toda a sua alma a verdadeira magnanimidade do general Taur Matan Ruak.

Nem ele, nem os combatentes das FALINTIL, nem as próprias F-FDTL como as forças armadas garante da SOBERANIA do país merecem tudo o que lhes está a acontecer!

A sua luta, persistência, abnegação esacrifício com o apoio da população timorense, mostraram ao longo de 26 anos ao mundo que lutar vale a pena e ganharam assim a independência para Timor-Leste. Como então hoje não servem para resolver problemas INTERNOS do país? Só porque existia lá dentro uma meia dúzia de ovos podres para enxovalhar todas as forças armadas? Como as F-FDTL que tão bem conhecem o país, a população, os hábitos e modo de pensar desta já não são suficiententemente boas para resolverem o problema, esperando alguns que uma tropa estrangeira resolva problemas na sua própria casa? Foi por isso que as F-FDTL ficaram acantonadas, para não poderem defendeer a SOBERANIA do país?

Que grande tristeza fizeram vocês, alguns líderes, juntamente com aqueles ignorantes que vos aconselharam a isso. Tristeza!

Vocês, os supra-citados devem muito bem lavar a vossa cara, talvez a água límpida consiga tirar manchas de sangue dos militares, dos polícias e das populações mortas e victimizadas! Ou melhor, consultem um padre, que vender a sua própria patria não é apenas um crime gravíssimo, mas significa também a vossa própria NULIDADE e miserabilismo!

Anónimo disse...

Estranhamente tão pouco se tem falado do julgamento de Reinado!

Há menos silêncio ouvir uma gota de chuva a evaporar ou uma borboleta a respirar.

Anónimo disse...

Aussie let my country.....
go back...and let the other to bring peace for us..,,,,don't divided us with your ambicious for our Oil....

Go back,..
goo bacckkkk.....
get out here......
getttt outttt....hereeeeeeeeee......AUSSIE!!!


LET MY COUNTRY IN PEACE!!!

Anónimo disse...

"Vocês, os supra-citados devem muito bem lavar a vossa cara, talvez a água límpida consiga tirar manchas de sangue dos militares, dos polícias e das populações mortas e victimizadas! Ou melhor, consultem um padre, que vender a sua própria patria não é apenas um crime gravíssimo, mas significa também a vossa própria NULIDADE e miserabilismo! "


Consultar um padre não será boa idéia... eles também precisam de consultar "alguém"... o envolvimento da Igreja ao seu mais alto nível é evidente... mais uma TRISTEZA acrescida...

Anónimo disse...

Timor oan disse:

"Que outros lideres? Durante os anos de resistencia houve so e unicamente a fretilin.

pode me dar o nome de uma pessoa de outro partido politico, alem de XG e JRH que lutaram pelo movimento da resistencia dentro ou fora (do pais)"?

E exactamente o radicalismo do TIMOR OAN que Xanana quis ilustrar quando disse:

"O seu sentido, para os políticos e os intelectuais, correctamente, todo o Povo tem de entrar para a FRETILIN, Polícia, FDTL, funcionários, ‘bisnis’ [negócio], suco, aldeia, búfalos, formigas, árvores, ervas, todas as coisas têm de entrar para a FRETILIN. Timor-Leste é a FRETILIN, FRETILIN é Timor-Leste. Não pode existir outra coisa, não podem existir outras pessoas."

So que o "Timor oan" ate vai mais longe e diz mesmo que isso tudo ja era da Fretilin e por isso mesmo SO a Fretilin lutou e ganhou a independencia.

Gostaria de perguntar entao ao SUPER RADICAL Timor oan o que teria entao acontecido se 44% dos timorenses que nao votaram pela fretilin em 2001 tivessem lutado ao lado do invasor indonesio contra a fretilin?

O que teria acontecido as Falintil se pouco menos de metade da populacao timorense estivesse intenta em denuncia-los aos militares indonesios cada vez que se apercebessem que as Falintil se encontravam pelas suas bandas? Ou mesmo decidissem nao dar o apoio de que as Falintil tanto precisavam para contunuar a luta?

Sao elementos radicais como o "Timor oan" que envenenam o sentido de nacionalismo Timorense porque julgam que Timor pertence nao aos timorenses mas a Fretilin.

Foi exactamente o radicalismo de Timor oan que pautou a governacao de Alkatiri e o levou a governar como se Timor fosse da Fretilin.

Meu caro "Timor oan", Timor nao precisa de gente como voce. O que Timor precisa e de Nacionalistas e nao Fretilinistas. Porque ser-se nacionalista e defender o melhor para a nacao o que nao eh o mesmo que aquilo que eh bom para a fretilin ou qualquer outro partido. A nacao esta muito para alem dos partidos politicos. A nacao existia ja muitos antes de voce ou a sua avozinha terem sonhado da existencia de um partido chamado Fretilin.

Eh por causa daquilo que voce representa que Timor caiu nesta crise.
Se estiver na diaspora fique por ai que Timor nao precisa de voce.

Anónimo disse...

Apoiado.

Quando um partido tiver 100% ou mesmo 80% dos votos, é porque houve batota ou a democracia já está morta há muito tempo.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:55:39 PM: então não sabe que nas eleições locais do ano passado a Freilin teve 80% dos votos e foi maioritária em 31 dos 32 círculos eleitorais e que não só não houve batota como a democracia ficou muito melhor do que estava?

Se não acredita repare só s.f.f no que disse o PR Xanana Gusmão na Conferência dos Parceiros do Desenvolvimento realizada no Hotel Timor, em 4 de Abril deste ano de 2006, sobre essas eleições:

"(…) Realizaram-se, há bem pouco tempo, eleições para líderes comunitários e que decorreram num clima cívico muito exemplar, revelando a maturidade política do nosso povo e mostrando a capacidade de organização do governo.” (…)

http://siteresources.worldbank.org/INTTIMORLESTE/Resources/President_Speech_TLDPM_Portuguese.pdf#search=%22Movimento%20para%20a%20Liberta%C3%A7%C3%A3o%20de%20Timor-Leste%22

Anónimo disse...

Aquilo que o Xanana gostaria de ter dito era "revelando a maturidade política do nosso povo e mostrando a capacidade de organização E MANIPULACAO do governo.” (…)

Mas isso nao e o tipo de declaracoes que se faz perante uma audiencia de parceiros de desenvolvimento onde um dos objectivos e mostrar uma imagem de unidade e garantir o continuo apoio dos doadores.

Porque houve batota houve. Individuos que nao constavam nas listas de votantes quando estavam devidamente registados e na posse de cartoes de eleitor, copias "extras" de documentos de registo exigidas pelos administradores aos candidatos da oposicao, candidatos da oposicao que nao conseguiam registar-se porque a maquina para tirar as fotografias de identificacao so chegavam depois da hora do encerramento de registos, oficiais da STAE activamente a fazerem campanha e a convencerem os votantes a votar pela fretilin (tinham que defender os empregos), aumentos misteriosos nos numeros de candidatos da fretilin depois do encerramento dos registos, etc,etc,etc.

Anónimo disse...

O que o Xanana queria poder ter dito era "decorreram num clima cívico muito exemplar, revelando a maturidade política do nosso povo e mostrando a capacidade de organização E MANIPULACAO do governo.” (…)

mas esse nao e o tipo de declaracoes que se faz perante uma audiencia de parceiros de desenvolvimento onde o objectivo e mostrar uma imagem de unidade e garantir o continuo apoio dos doadores.

Mas que houve batota, houve. Pessoas que nao constavam na lista de votantes quando estavam devidamente registados e em posse de cartoes de eleitor; candidatos da oposicao que nao conseguiam registar porque a maquina fotografica para lhes tirar as fotos de identificacao so chegavam depois da hora de encerramento; copias extras de documentos de registo (para alem do requerido pela lei) exigidos aos candidatos da oposicao pelos administradores de distrito; oficiais da STAE a fazerem campanha activa para as pessoas votarem pela fretilin (tinham que proteger os seus empregos), etc,etc

Anónimo disse...

Anónimo das 2:21:36 AM: então está a chamar mentiroso ao seu PR?

Anónimo disse...

Nao! simplesmente que e possivel nao ter dito tudo o que queria por nao ser a ocasiao apropriada para isso.

Mas ja agora acha que o Alkatiri foi mentiroso quando disse durante a crise e pouco antes de demitir-se que nao havia clivagens entre ele e o PR? Que estava a desenvolver uma estreita cooperacao com o PR relativamente a gestao da seguranca?
Diga-me la entao que acha que o Alkatiri foi mentiroso.

Anónimo disse...

Anónimo das 3:11:40 AM: mas ocasiões não lhe faltaram ao PR desde então pois não? Ou já se esqueceu do discurso de três horas que fez em 22 de Junho onde arrazou a Fretilin e particularmente o Lu’Olo, o Rogério Lobato e o Alkatiri, dos comícios onde apareceu ladeado pelo Salsinha, Tara e Railós, das intervenções no Parlamento. E se não falou parece-me que pode dar o benefício da dúvida dele não se ter esquecido. Não falou porque não quis, como aliás na tal Conferência dos Parceiros do Desenvolvimento nem era obrigado a falar desse assunto (que nem era o tema), falou porque quis.
Sim, o Alkatiri quando falou durante a crise disse que ele nunca lhe tinha pedido para se demitir e tanto que é verdade que a primeira vez que o fez foi com a carta a acompanhar o vídeo da four corners. E se ler o comunicado do dia 30 de Maio com as medidas de segurança sabe que foi um texto proposto pelo governo com o qual o PR concordou, mas que de um dia para o outro deixou de concordar. E uma coisa é com as tropas estrangeiras no país o então PM tudo fazer para salvaguardar o essencial: a Constituição, o Parlamento, o Governo, as F-FDTL, outra coisa é o PR, para armar aos cágados (segundo você) numa situação de perfeita normalidade constitucional dizer o que ninguém lhe encomendou.

Anónimo disse...

A perfeita normalidade constitucional para esta Tamagoshi, é o caos completo que antecede o golpe revolucionário.
A preparação do ambiente e das condições para o ditador Alkatiri aparecer como salvador da pátria depois de mandar despachar os adversários internos e externos.

Porque é que estas cavalgaduras botam faladura sem conhecerem as coisas? Ainda se tivesse acompanhado o processo eleitoral, ou tivesse assistido às maroscas que inviabilizaram a apresentação de tantos candidatos locais da oposição.
Chegou a pontos de rídiculo tal, que só faltou o funcionário do STAE ter que telefonar para o partido a perguntar que mais podia fazer para impedir uma determinada candidatura.

E depois vem toda ufana anunciar o número cabalístico do Alkatiri. Os tais 80%. Não terem sido 100% só se deve mesmo à resiliência do povo.

Anónimo disse...

O anonimo das 11:46:38 diz a certa altura :"Timor precisa de Nationalistas e nao Fretilinionistas": Nesse caso Timor nao precisa do Xanana nem do Horta pois ambos sao "INTERNACIONALISTAS".
O Xanana ja foi Portugues, Indonesio, Timorense e agora Australiano
O Horta ja foi Portugues, Americano, Australiano e agora Timorense.
Grandes Internacionais nao e?
Ze Cinico

Anónimo disse...

E o Alkatiri?

Foi o quê?

É que eu já lhe vi um passaporte e não era timorense.

Anónimo disse...

Anónimo das 8:20:39 AM: Independentemente dos factos que aponta (e que são bastante graves) penso que o maior libelo acusatório contra ele foi o próprio discurso dele à nação de 22 de Junho que é um testemunho incrível de provocações contra não só o Partido maioritário, mas também contra as F-FDTL, a PNTL, o então PM, o Presidente e Vice-presidente do Parlamento Nacional, o antigo Ministro do Interior e o Brigadeiro Taur Ruak. Eu estive a relê-lo e cada vez me parece mais surreal como um PR de Timor-Leste pôde vomitar tanto ódio e revelar tanta baixeza.

Anónimo disse...

Timor oan,

Do you know about convergencia nacional?

I think you are blind or perhaps because you are miles away from Timor.

Out there, you weren't united but in Timor. at the time, we were united to achieve the independence.

This attitude you guys is trying to implement again here and cause all this tragedy.

Anónimo disse...

In response to Segunda-feira, Agosto 21, 2006 4:06:38 PM

You said: "F-FDTL being the continuation of Fretilin's armed wing is a major cause of concern for all of us"

How ignorant are you? How little understanding do you have of East Timorese history? Are you really East Timorese? I would take a guess that you are not, because surely every East Timorese knows that FALINTIL is the army for all East Timorese, not of any political party. FALINTIL stopped being FRETILIN's armed wing in the 1980s!!!!!

And to everyone who has issues with FFDTL. Let me just say a couple of things, the armed coup was not successful because the army command stayed loyal to a democratically elected government, unlike the traitors Reinado and co.

The army needs to be structured, but only to give them extra support such as military tribunals and commissions to deal with issues over pay etc. If there had been a military tribunal set up, then Salsinha (who was demoted for smuggling, not because he was a westerner), would have been sent to jail instead and would have not been in a position to exploit the situation and cover up his alterior motives. As for Taur Matan Ruak and the army command- they deserve praise for sticking with the East Timorese government.

The only command that needs to be removed is PNTL, which disintegrated completely and Paulo Martins needs to be arrested and investigated.

FFDTL, whether you support FRETILIN, PSD, PD, UDT or another political party, fought on behalf of all of us for independence and even today continues to protect us against those would attempt to launch a coup to remove a democratically elected government. They are heroes.

Anónimo disse...

Adding to what timor 2 said at 3:19:04 PM above.

Democracy requires political pluralism which results in debate and an exchange of ideas. National Unity, as asked for opposition parties, is a concept that sounds good in theory, but won't work in practice.

Those who call for National Unity should really get their act together and start developing detailed policies on economic development. That is how they can win the hearts and minds of the East Timorese.

However, this is something which they don't do, and all the opposition parties do is criticise (and there is nothing wrong in doing that, but it can't be the only function of an opposition party).

Anónimo disse...

Timor2

I guess you miss what I have said.
I did in response to another anonimous with his statement said that FRETELIN is the ONLY party that fought for independence during Indonesia occupation.

Which this is wrong, all of the parties have contribute for the independence.

Anónimo disse...

A question by 4:06:38 PM anonimo that stated "Why didn't they invited other Timorese leaders who played crucial roles"

Anonimo 11:46:38 PM" My Answer was Leaders what leadres?" Give me names and is exactly what you haven't done
I did not ask for the % of population that voted or not? NAMES of the opsition party's leaders that fought for the strugle.

I bet you are going say to Mario, Joao, Lasama, etc... I don't think they are welcome right now in front F-FDTL.

"E exactamente o radicalismo do TIMOR OAN ....."Timor oan", Timor nao precisa de gente como voce...."

Timor needs more people like me, unlike you, I wont be seling my country for a fistfull of dollars.

12:11:02 PM "convergencia nacional?"

Right? after 20 odd years of fighting the "opurtunistas" jumped on the bandwagon and the same "opurtunistas" and "vigaristas" are still hanging on to Xanana!

Anónimo disse...

3:51:16 PM "all of the parties have contribute for the independence."

Are you teling us PD, PSD, KOTA and 12 others, they all fought for independence?

I thought the majority turned up after the election? I was probably sleeping.

Anónimo disse...

i thought Lasama played a role. Wasn't he in jail and doesn't PD have some history with the resistance? (just a question- I am not criticising anybody- this blog is getting heated at times!)

Anónimo disse...

Fretilin messak maka luta. Tebes duni. Mari luta hela iha Mocambique ho nia coelho. Rogerio luta hela iha cadeia iha Angola, nia sulan too tinam sanulo. Roque maka mauhu ba Angolano sira e kaer tomam duni Rogerio. Jose Luis Guterres luta hela namanas iha Maputo e Lisboa, lao tun sae iha loron e hois inus ten beibeik. Abilio Araujo luta makaas atu sobak ajuda ba Fretilin, too sai kabutek bot.
Nune Duni belun sira. Fretilin maka luta messak duni,

Anónimo disse...

Anónimo das 5:06:35 PM: de facto o único partido que lutou desde 1975 pela independência no solo timorense e fora dele foi mesmo a Fretilin. Por mais voltas que queiram dar-lhe, esta é a verdade: de 1975 a 1999 só o partido agora e a frente então Fretilin manteve a luta acesa.

Anónimo disse...

A Margarida so quer ver o que lhe interessa. Voce esta nos a dizer que o Xanana, o Ruak, o Duduk, o Ular, os Bispos Belo e Basilio, o Padre Ricardo(agora Bispo), o Padre Mario Belo, o Padre Filomeno Jacob e muitos outros padres, o Leandro Isak, o Manuel Carrascalao, o Corte Real, etc. eram todos da Fretilin

Anónimo disse...

Margarida!
Eu ja sabia que eras burra.Mas assim tao grande, valha-me Santa
Engracia.

Anónimo disse...

Margarida!
Olha que a tua doenca quando da nas galinhas ate lhes caem os dentes.

Anónimo disse...

O unico individuo que deu a Libertacao a Timor foi um cabrao Indonesio, yeap! Foi o HA-BIBE!

Anónimo disse...

Anónimos das 10:52:48 PM e das 10:52:48 PM: Esses que eu saiba são indivíduos e eu mencionei partidos, isso mesmo "partidos" esta palavra tão detestada pelos teóricos do apartidarismo. Está na hora de se resignarem à ideia de que as eleições de 2007 vão ser disputadas por partidos políticos e que o melhor é começarem também a organizar os vossos ou sujeitam-se a apanhar outra cabazada.

Anónimo disse...

Quem e capaz de levar uma cabazada desta vez vai ser a fretilin. Uma coisa e certa. Vai ser uma grande batalha conseguir manter os 56% que conseguiram nas constituintes.

Anónimo disse...

Anonimo das 11:12:17 PM. Ai esta uma grande verdade. Se nao tivesse sido o Habibe a oferecer o referendo contra a vontade do resto das autoridades indonesias hoje nao havia um Malai Azul a viver em Timor, o Mari ainda estaria a fazer criacao de galinhas e coelhos em Maputo, o Rogerio estaria a tentar tracar um plano para roubar mais diamantes sem ser apanhado, etc,etc.

Anónimo disse...

12:44:07 AM : por acaso foram 57,37% e é uma percentagem perfeitamente fabulosa e dificílima de atingir, cá em Portugal nunca ninguém a teve. Mas como sabe nem de perto nem de longe é necessário ter tal percentagem para se ter a maioria absoluta. Basta ter mais um deputado que os outros juntos.

Anónimo das 12:54:38 AM: acho piada ao desprezo que têm por actividades produtivas, deve achar melhor terem um actual PM que têm residência “normal” em Sydney e Dili e acumula o emprego de TL com o de professor em Sydney e Melbourne.
E depois têm ainda a lata de dizer que o Alkatiri é que perdeu o contacto com o povo...

Anónimo disse...

57,3% não é fabulosa. Para o PCP é até mítica. Aliás, 10% disso já nem será mau.

Acontece que, 61% dos votantes em Maio de 2001 até pensavam que as eleições a 30 de Agosto eram para eleger Xanana Presidente.

Hoje já sabem que Xanana já é Presidente e que portanto não será para o elegerem.
Agora já perceberam que é, pela primeira vez, para um parlamento de onde sairá governo.

Exactamente o que a FRETILIN quis evitar em 2002 e por isso não quis eleições legislativas.

Mas agora não tem como lhe fugir.
E com a ONU a controlar o processo, não poderá recorrer ao método usado nas locais de impedir candidatos da oposição inventando burocracias.

A coisa tá preta.

Anónimo disse...

Anónimo das 7:40:28 AM: sempre a desfazer nos timorenses, sempre a encará-los como uns pobres coitados e ignorantes, sempre a pensar-se mais inteligente que os outros. Mas no ano passado os timorenses souberam dar os tais 80% por cento à Fretilin. Claro que agora a Fretilin não vai ter tal percentagem porque sempre é mais fácil agora à oposição arranjar candidaturas. Mas a Fretilin vai ter uma boa campanha porque a Fretilin conhece o povo e principalmente respeita o povo, fala a verdade ao povo e tem em consideração as aspirações do povo.

Anónimo disse...

E formou-se na Alemanha e usava um "goatie"
Nao acham isto extraordinario?
E casou-se com a filha do Rei de Planes Down-Planes Up e tinha sangue azul.
Chamavam-lhe ORANPUTIKEPARIU.

Anónimo disse...

Entao a margarida agora ja perdeu confianca no Mari.
Agora ate voce ja diz: "Claro que agora a Fretilin não vai ter tal percentagem porque sempre é mais fácil agora à oposição arranjar candidaturas." quando o Mari ate deve estar a projectar para uma vitoria de 100% como dizia em 2001.

E o que e que quer dizer com isso? Sera um reconhecimento que a coisa esta realmente preta?

Mas ja agora, se esta crise foi so um golpe de uma minoria que quis mandar abaixo o governo de Mari e que em contrapartida a maioria esmagadora do povo ainda apoiava o Mari Alkatiri e a "sua" fretilin como tanto defendiam neste blog concerteza ele ate vai sair desta muito mais fortalecido. Nao e? Ou sera que a margarida tambem ja duvida isso?

Tera alguma coisa a ver com o facto de que que a Fretilin Reformista pelos vistos ja conseguiu mobilizar apoio suficiente dos distritos e antigos congressistas para realizar o congresso extraordinario com o objectivo de exonerar o Mari de SG?

Anónimo disse...

Anonimo das 12:54:38: e se nao fosse o Habibe o que e que ainda estarias a fazer? Continuavas a encher a tua conta Bancaria com os Rupias todos que conseguias gamar?

Anónimo disse...

Anonimo das 12:54:38: e se nao fosse o Habibe o que e que ainda estarias a fazer? Continuavas a encher a tua conta Bancaria com os Rupias todos que conseguias gamar?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.