Washington, 07 Ago (Lusa) - O Secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, vai entregar esta semana ao Conselho de Segurança um relatório com propostas sobre a futura presença da ONU em Timor- Leste, disseram hoje fontes da organização.
Desconhecem-se ainda os pormenores das propostas de Annan mas o Conselho de Segurança tem agendado "consultas" sobre a situação em Timor-leste para a próxima quinta-feira.
Na próxima semana o Conselho de Segurança deverá realizar outras duas reuniões sobre Timor-Leste, acrescentaram fontes na ONU.
A primeira será um debate sobre a situação no país e sobre o relatório de Annan e a segunda terá como objectivo adoptar uma resolução contendo provavelmente os parâmetros de uma nova missão da ONU em Timor-leste. Caso ainda não haja acordo, o Conselho de Segurança renovará o actual mandato.
O mandato da actual missão, UNOTIL, termina no próximo dia 20 e existe um acordo generalizado de que a ONU terá de reforçar a sua presença no país.
Muitos dos países membros, incluindo os Estados Unidos, opõem- se contudo à proposta para colocar em Timor-Leste forças militares de manutenção da paz optando pelo reforço da componente policial da missão da ONU.
Segundo as mesmas fontes, Timor-Leste estará interessado em garantir a presença de uma força militar da ONU por mais dois anos, mas a ideia reúne poucos apoios.
A Austrália, que seria chamada mais uma vez a fornecer grande parte dessa força, não quer assumir um compromisso por tão longo período.
Mesmo dentro da ONU há relutância em colocar "capacetes azuis" em Timor-Leste devido às crescentes exigências relativas a forças de manutenção de paz no mundo e dificuldades orçamentais nesse departamento da ONU.
.
terça-feira, agosto 08, 2006
Annan entrega esta semana proposta sobre presença de missão da ONU
Por Malai Azul 2 à(s) 01:50
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário