quinta-feira, julho 06, 2006

Timor-Online ultrapassa as 40.000 visitas

Desde dia 16 de Maio.

.

23 comentários:

Anónimo disse...

Timor-Leste:Epidemia varicela é risco grande se crise político-militar continuar


Díli, 06 Jul (Lusa) - O risco de uma epidemia de varicela irromper em T imor-Leste, sobretudo na capital, é grande se a actual crise político-militar se mantiver, alertou hoje em Díli o ministro da Saúde.

"Se a crise político-militar não for resolvida, dentro de dias ou seman as, vamos ter uma epidemia de varicela", afirmou o ministro Rui Araújo.

O governante falava numa conferência de imprensa em que fez o ponto da situação da actuação do Serviço Nacional de Saúde na crise humanitária timorense , que conta com cerca de 150 mil deslocados internos, ou seja 15 por cento do to tal da sua população.

O surto de varicela, com 11 casos registados, foi já identificado em 10 por cento dos campos de acolhimento criados em Díli no auge da crise, em Maio/J unho.

Um rastreio de má nutrição em curso nos campos de acolhimento existente s em Díli, permitiu, segundo os dados preliminares, registar entre 10 a 15 por c ento de casos nas crianças que aí se encontram, e o Programa Alimentar Mundial c alcula que 40 por cento dos timorenses, crianças e adultos, padecem deste mal.

Por outro lado, Rui Araújo alertou ainda para o facto do país estar act ualmente sem orçamento de Estado (OE), pelo que as actividades do Serviço Nacion al de Saúde (SNS) correm o risco de pararem por falta de fundos.

"Se não for aprovado um novo orçamento de Estado, o SNS pode parar", se ntenciou, pois desde 01 de Julho "não há OE para manter o SNS".

Um novo OE, deveria ter entrado em vigor no passado dia 01, mas a demis são do governo liderado por Mari Alkatiri provocou a consequente queda dessa pro posta de lei, que nunca chegou a ser debatida pelo Parlamento timorense.

Em consequência, o OE que vigorou até 30 de Junho - o ano fiscal em Tim or-Leste segue o exemplo predominante no mundo anglo-saxónico -, vai ser automat icamente executado através do sistema de duodécimos.

Este processo, embora automático, carece de avaliação prévia para ident ificar, e separar por cada Ministério, as despesas correntes, que incluem o paga mento de salários e serviços, das despesas de investimento.

No anterior OE, as despesas corrente totalizaram 87,7 milhões de dólare s (68,8 milhões de euros) e as despesas de capital e investimento 44,3 milhões d e dólares (34 milhões de euros).

EL.

Lusa/Fim

O Chefe de Estado actualmente, face à demissão do PM, é o responsável máximo pelas condições de saúde e bem estar das populações.

Afinal qual foi a "guerra" que ganhou Senhor Presidente?

Terá sido a total paralisia do país?

Terá sido o agravamento das condições de vida da população?

É chocante que um Chefe de Estado viole declaradamente a lei mas mais chocante ainda são as violações dos direitos fundamentais dos cidadãos timorenses,

Ninguém para a crueldade e ignorância deste homem?!

Anónimo disse...

A morte silenciosa de uma democracia parece-me uma excelente designação para a actual crise timorense.

No mais novo Estado do Mundo, inicialmente o exemplo de democracia e paz, o "produto" de sucesso das Nações Unidas tem actualmente todas as condições criadas para ser o País com usurpação do poder pela mais recente ditadura do mundo.

Os conceitos de liberdade, respeito pela legalidade, direitos humanos e da democracia em si mesma deixaram de ser em Timor-Leste o garante de um Estado de Direito democrático.

As piruetas de ambição do Presidente da República, que em tudo minimizam o interesse e bem estar dos cidadãos são um sinal claro de totalitarismo primário.

Depois de provocar a demissão de um Primeiro Ministro, democráticamente eleito, insiste teimosamente em não reconhecer o partido maioritário e na pretensão da formação de um governo do "seu agrado".

Protege criminosos que o reconhecem como lider e deixa a população em total abandono com a paralisação do Estado e a não aprovação do orçamento.

Ameaça com dissolução do parlamento e eleições antecipadas caso não seja possivel a formação de um governo do "seu agrado".

Os passos que dá são de cariz ditatorial e de incumprimento claro da lei fundamental do país.

Cria regras próprias de funcionamento e decisão da Presidência da República.

No´país não foi ainda aprovada a lei eleitoral e a violência e instabilidade estão latentes com dissidentes do exército nacional e ex-guerrilheiros dispostos a tudo para apoiar a "vontade" do Presidente da República em quem reconhecem o comando das suas actividades.

Em outras palavras a liberdade, a democracia é mais um sonho adiado para o Povo Timorense.

Até quando?

Anónimo disse...

Alison Roberts - BBC News

On Thursday during an official visit for the 30th anniversary of the Portuguese revolution, Mr Gusmao accused Australia of usurping his country's resources.

Mr Gusmao has already warned that his country, one of the world's poorest, could become a failed state like Haiti if Australia achieves its goals.

O que terá levado Xanana a considerar a Austrália "país amigo" e a permitir a actual actuação dos militares australianos em Timor e as recentes declarações do governo australiano?!

Anónimo disse...

Last Updated: Wednesday, 24 May 2006, 15:13 GMT 16:13 UK
BBC News

President Xanana Gusmao said security forces would go after those responsible for the violence, including a dismissed army officer, Major Alfredo Reinado, who is thought to be leading the uprising.

"The people of East Timor did not accept Major Alfredo Reinado's attacking of our soldiers," Mr Gusmao told the Associated Press. "We will hunt him down to stop the violence."


Díli, 06 Jun (Lusa)

....preparar o reingresso daqueles oficiais nas forças armadas timorenses, no quadro da política de reconciliação encetada pelo Presidente Xanana Gusmão e pelo ministro da Defesa, José Ramos Horta.

Sem comentários....

Anónimo disse...

DECORREU UMA SONDAGEM EM DILI,NA SEMANA PASSADA. SOLICITOU-SE AO VARIOS POLITICOS ACTUAIS E AO MALAI AZUL QUAIS OS APELIDOS QUE MAIS GOSTARIAM DE ACRESCENTAR SE OS SEUS PRIMEIROS DOIS NOMES FOSSEM:
PASSOS DIAS .....
RESULTADOS:
ALKATIRI-PASSOS DIAS AL DRABAR
HORTA-PASSOS DIAS ATRAMAR
JLG-PASSOS DIAS ASORNAR
LU-OLO-PASSOS DIAS MARTELAR
ESTASNISLAU-PASSOS DIAS DESEJAR
LOBATO-PASSOS DIAS AGAMAR
MALAI AZUL-PASSOS DIAS AMETERAGUA

UM ABRACO
MAU DICK

Anónimo disse...

Government Minister Resigns - By SMS

When Timor-Leste's Foreign and
As particularidades de Timor

Defence Minister, Jose Ramos-Horta resigned from the government at the weekend, he chose to do so by sending an SMS to Prime Minister, Mari Alkatiri. While there have been reports of people divorcing via SMS, this seems to be the first time a government minister has resigned this way.

Anónimo disse...

Ainda bem que o Anónimo das 9:22:18 PM recorda as palavras do PR e revela as contradicções com a notícias que acaba de sair da LUSA, com o título: "Militares rebeldes vão concentrar-se mais perto de Díli".

Há que manifestar a indignação por mais esta cambalhota do PR??!!

Continua a palhaçada (como alguém adjectivou neste Blog)!

Há ou não há um mandado de captura aos homens do Reinado & Co.?

Reingresso na Força de Defesa??? Querem minar a autoridade de quem desta vez?

De Taur Matan Ruak?

Há poucos dias atrás alguém neste Blog alertava para o perigo de o golpe ainda não estar terminado pois faltava ao PR fazer rolar mais algumas cabeças, nomeadamente a de Taur Matan Ruak, para concentrar o poder absoluto.

Todos aqueles que não seguem cegamente o PR terão de rolar!

Eis que os contornos da golpada começam a tornar-se claros!!!

Há que manifestar indignação.

De totalitariamo estamos fartos: foi terminado em Timor-Leste em 1999!

Em 1999, Xanana Gusmão afirmava que:

"Nós sempre defendemos que a verdadeira reconciliação seria na base de:
1 - esquecermos todos os erros do passado e,
2 - edificarmos uma nova atmosfera de mútua tolerância política."

Mais uma vez, vem revelar que tem dois pesos e duas medidas: uma para os assassínos do seu Povo - a quem tudo perdoa e tolera; outra para quem sempre foi leal e coerente para com a Luta e o Povo de Timor-Leste - a quem nada perdoa (em particular aquilo que artificialmente constrói como acusações) ou tolera.

BASTA! CHEGA!

O Presidente da República Sr. Xanana Gusmão está doente, revela incapacidade de continuar no seu cargo.

DEMITA-SE - Que se dê início ao processo de impugnação deste homem que:

1. Está apostado em destruir o que foi tão difícil de construir!

2. Que está apostado em colocar estrategicamente homens que governem com base no medo e no terror, porque a democracia não lhe confere o poder que doentiamente insiste em concentrar!

3. Que está apostado em se 'livrar' de todos quantos não se vendem nem vendem o país e comentem o crime de insistir em construir um Estado de Direito!

4. Que está apostado em destruir a construção de um Estado onde todos são iguais perante a lei!

5. Que está apostado em fazer da sua palavra Lei e eliminar todos quantos lhe dizem "não concordo" ou "Não"!

Anónimo disse...

Mau Seran, nessa sondagem saiu claro também:

Hermenigildo-passo os dias a no tintol e a tentar arranjar uma internacional com contrato chorudo para aguentar as minhas despesas (ou é com um salário de 262 USD que se paga o alcool que anda a consumir e se paga uma renda de 600 USD???

Anónimo disse...

Infelizmente, enganámo-nos...
Em vez de um Nelson Mandela, saíu-nos um Nino Vieira...

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 11:02:04:

Parabéns, é das melhores sínteses que já li neste Blog!

Infelizmente para todos, Xanana Gusmão NUNCA foi um Nelson Mandela. Erro de quem alguma vez assim desejou pensar.

Compreendo que o 'mito' foi criado, até compreendo porque é que o 'mito' foi criado ... mas quem o conhece um pouco melhor sabe bem que nunca poderia ou deveria ter sido comparado a um Nelson Mandela!

Anónimo disse...

Mau seran, esta figura sinistra e complexada tem de ser desmacarada - pelo dinheiro que roubou, pelo papel sujo que desempenha há mais de 20 anos colando-se sempre a quem tem o poder: lembram-se do trajecto dele? Abílio Araújo, Ramos-Horta, Xanana Gusmão (mesmo depois deste ter afirmado que não confiava nele por causa das 'golpadas' que dava)!

Porque não atendes o telefone?

Anónimo disse...

Nelson Mandela? Aquele que quando visitou Xanana Gusmao em Jacarta no Palacio Presidencial aconselhou-o a esquecer a independencia para Timor-Leste? Pois nao! o Xanana nao e Nelson Mandela e ainda bem!!

Anónimo disse...

Sr Anónimo das :

Está a delirar ou quê??!!!

Mentiras descaradas a esta hora da noite? Qual é a sua intenção??!!

NUNCA Nelson Mandela sugeriu tal coisa. Antes pelo contrário.

Lamento que nunca tenha ouvido da voz de Xanana Gusmão, a descrição desse encontro e o que foi dito, e como foi dito.

Anónimo disse...

Sr Anónimo das 11:20:25 PM:

Está a delirar ou quê??!!!

Mentiras descaradas a esta hora da noite? Qual é a sua intenção??!!

NUNCA Nelson Mandela sugeriu tal coisa. Antes pelo contrário.

Lamento que nunca tenha ouvido da voz de Xanana Gusmão, a descrição desse encontro e o que foi dito, e como foi dito.

Anónimo disse...

É interessante a argumentação de alguns visitantes do blog.

Quase poderiamos dizer que são adeptos da táctica do Presidente Xanana - a sua palavra é lei.

Anónimo disse...

11:04:59 PM: como poderia Xanana alguma vez ter a veleidade de se comparar a Nelson Mandela? Mandela foi e continua a ser, em primeiro lugar, antes da prisão, na prisão, depois da prisão, um homem do seu partido de sempre. Mandela lutou, resistiu e venceu, sempre com o seu partido. Mandela é grande porque com os seus camaradas de luta ajudou o seu partido a ficar grande, ganhando a confiança dos seus co-cidadãos. Mandela é grande porque contribuiu para a teoria e a prática do seu partido revolucionário e de massas o ANC. Mandela nunca escondeu que é um homem do ANC e o que o ANC o ajudou. Mandela nunca escondeu toda a solidariedade que os partidos amigos do ANC lhe dispensaram e uma vez em liberdade prestou-lhes a sua homenagem e agradecimento. Mandela sabe que um homem sózinho nada vale e que um grande homem precisa dum grande partido. A luta de Mandela e da maioria do povo da África do Sul para acabar com o apartheid foi e continua a ser a luta do ANC. Por isso mesmo, Xanana é a antítese de Nelson Mandela.

Anónimo disse...

Xanana Gusmão não é de facto Nelson Mandela, ainda bem que assim é!

Aguarde-se para se ver.

Tanto espernear digo eu e por parte dos amigos conspirativos deste blog claramente ao serviço do sr. Mari Alkatiri. Ou serão ainda interesses mais obscuros?

Defendam-se sim que pode rolar muita gente. Sobretudo se for levada ávante a tão propalada saga dos responsáveis da Fretilin: sem a Fretilin haverá desestabilização.

Não fui eu que o disse.

Portanto interessava à Fretilin (leia-se ao seu núcleo duro) que o que aconteceu fosse exactamente isto. O Poder a qualquer custo e Povo que se lixe.

Vangloriam-se da falta de inteligência daqueles que não apresentaram no prazo legal de 10 dias, queixa contra o procedimento usado no Congresso da Fretilin... lindo!

E estavam à espera que fosse Xanana a fazê-lo? Não podia nem quereria seguramente. Se nem dentro do partido como dizem, ninguém fez isso, repare-se então como a votação no Congresso sendo ilegal a própria Fretilin entra nessa mesma ilegalidade...

Faz-me lembrar as crianças da Casa Pia que também não apresentaram queixa dentro dos limites... e que não tarda se vai assistir à condenação das vítimas, transformadas em réus se for preciso... a vergonha na verdade grassa como o crude...

Anónimo disse...

Faz muito bem em trazer exemplos do caso Casa Pia para este Blog ...

Da maneira como Xanana se prostituiu e prostitui a Constituição, só se pode é falar de nojeiras como as cometidas contra aquelas crianças ...

Aliás com os instintos ditatoriais que Xanana tem revelado, só podemos comparar mesmo a essa clique que se proteje mutuamente para esconder os crimes que cometeram contra essas (e provavelmente muitas outras) crianças.

Anónimo disse...

Sr anonimo das 11:22:37. Ja nao esta ca quem falou e eu ja falei ate demais. Mas essa do Xanana e Mandela em Jacarta nao e do conhecimento publico mas e verdade verdadinha! Desculpe me se o choquei mas o pai natal nao existe mesmo e o Mandela tambem tem outras faces que voce nao conhece. Mas acredite no que digo porque eu tambem fiquei chocado quando soube a uns bons anos atras.

Anónimo disse...

Caro Mau Dick!
O Sha Na Na escolheu este para ele:
JA CINTO LEITE CA PELO REGO

Anónimo disse...

Os apoiantes do Prime Miniature sao todos uns comediantes. E por isso que nao foram longe nesta crise politica porque as suas estrategias so servem para fazer rir. hahahahaha.....

Anónimo disse...

Correcao Sr anonimo das 2:08:29: Ja nao e "Prime Miniature". Agora e so Miniature. Hehehehe........................

Anónimo disse...

PARA O ANONIMO DAS 11.52AM!

TENS RAZAO!ALI AO PE DO PALACIO DAS CINZAS VIVIA HA MUITOS ANOS ATRAS UM PORTUGUES DE APELIDO "REGO" QUE PLANTAVA UNS BELOS TOMATES!
ACHO QUE SHA NA NA INGERIU ALGUNS DELES.
DAI A MA SORTE DOS PULHAS E CIA.
UM ABRACO
MAU DICK

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.