terça-feira, julho 04, 2006

Sobre as acusações de que Mari Alkatiri se quer esconder atrás da imunidade parlamentar...

Ao contrário do que tem sido dito e especulado na imprensa, principalmente na australiana, Mari Alkatiri, não quer escudar-se atrás da imunidade parlamentar.

Na carta que enviou ao Procurador Geral Longuinhos, a pedir o adiamento para prestar declarações, Mari Alkatiri é bem claro ao dizer que vai pedir ao Parlamento Nacional que lhe seja levantada a imunidade parlamentar e que de forma nenhuma pretende esquivar-se a prestar declarações.

.

5 comentários:

Anónimo disse...

A atitude do Sr. Alkatiri só merece elogios.
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

É preciso acreditar...
O tempo será o grande juíz!... Nada melhor que esperar com calma e disciplinadamente.
Inteligentemente a Fretilin demonstra, na condução da crise, que quer cumprir com este sábio comportamento, para retirar os dentes aos seus inimigos e salvar a sua pátria que tanto suor, sangue e lágrimas custo a libertar.
A Fertilin sabe que o povo é quem mais ordena!
VIVA TIMOR LOROSAE LIVRE E INDEPENDENTE!VIVA!

Anónimo disse...

Houve pressões graves à actuação da PRG, e estas não foram da parte da Fretilin ou de alguém ligado a Mari Alkatiri.

É verdade que o RESG da UN, Hasegawa, chamou o Procurador-Geral Longuinhos ao seu gabinete (transmitido pelo próprio a várias pessoas), nas vésperas da manifestação da Fretilin, e que lhe terá gritado que este tinha que prender rapidamente o grupo de Reinado e o de Rai Los?

É verdade que os procurador internacional pediu às forças australianas para o acompanharem na detenção a estes grupos e que estes recusaram, apesar disto fazer parte das suas obrigações estabelecidas nos seus termos de referência, porque seria evidente demais o interesse australiano? E que terá feito pedidos semelhantes a outras entidades, ameaçando ir sozinho no seu carro, resvalando para o patético a sua actuação?

Será que esta pressa por parte de Hasegawa na véspera da manifestação da Fretilin e no momento em que está a chegar a Comissão de Investigação Internacional, pretendia criar mais instabilidade e condicionar a acção da comissão?

E o que faz correr o procurador internacional? A promessa de estar incluindo no programa há muito planeado pelo governo australiano de tomar conta da PGR?

Será uma tentativa desesperada de justificar o pedido de detenção de Mari Alkatiri para o tentar descredibilizar e condicionar como candidato da Fretilin nas próximas eleições?

O procurador internacional tem um grave conflito de interesses no processo contra Rogério Lobato. A sua falta de ética, é confirmada por pessoas ligadas ao Conselho Superior de Magistratura em Portugal, que garantem que esta situação jamais seria permitida num Estado de Direito.

Mas os conflitos de interesses não ficam por aqui. As relações entre os funcionários internacionais contratados pela UN envolvidos neste processo, na equipa de procuradores, na equipa da investigação e na equipa de magistrados, são no minímo um escândalo e revelam muito pouca transparência.

As relações chegam a estender-se à ONG, JSMP (tão crítica da acção governamental no passado) que monitoriza a actuação da Justiça timorense e que em condições "normais" já se teria manifestado sobre estas irregularidades.

Patrocinado ao mais alto nível, pelo senhor Hasegawa, estas manobras continuam impunes.

Até quando?

Anónimo disse...

VOCE E UM MENTIROSO MALAI AZUL.

Nao faz sentido o que diz. O PGR e que fez um pedido ao Parlamento para levantar a imunidade do Alkatiri.
O Alkatiri se quer mesmo cooperar com a justica nao precisa ele proprio de pedir que essa imunidade seja levantada. Quer me vir dizer que o Parlamento o impediria se ele voluntariamente se oferecesse para prestar declaracoes? Deixe-se de conversa de caca.

Anónimo disse...

MAS QUE PUTA DE BLOG É ESTE?? ESTE BLOG PODIA TAR MELHOR SE FICASSE NEUTRAL E NAO INCLINAR MUITO PARA O LADO DO SENHOR BIN '' CRAZY FROG '' ALKATRAUN!! VE-SE LOGO VOCES ESTAO A TENTAR MANIPULAR PESSOAS ATRAVES DESTA COISA DE TIMOR ONLINE, DEIXEM AS PESSOAS TIREM AS SUAS PROPRIAS CONCOLUSOES!! A MAIORIA DE QUE DEIXAM O COMENTARIO AQUI N SE QUER VIVE EM TIMOR... SE N TAO A VIVER AQUI EM TIMOR COMO E PODEM SABER AQUILO QUE ESTA PASSAR AQUI EM TIMOR!!??? VOCES SAO TAO MAUS PAGADORES FODAS!! JA SE ESQUCERAM AQUILO QUE XANANA E RAMOS HORTA FIZERAM POR TIMOR?? NAO ERA O VOSSO CRAZY FROG ALKTRAUN QUEM FAZIA LOBBY NOS ESTRANGEIROS E NAO ERA ELE QUE ESTEVE NO MATO E PRISAO!! ESTE VOSSO ALKATRAUN SO SABE ROUBAR O POVO. PROJECTOS VAO TODOS PARA O SEUS IRMAOS HAMAD, E BADER ALKATIRI!! SE O ALKATIRI E UM GRANDE LIDER MESMO PORQUE É QUE NAO ENFRENTOU OS MANIFESTANTES ?? XANANA ENFRENTOU OS MANIFESTANTES PRO CRAZY FROG AI É QUE TA A DIFERENÇA!! QUERIA VER COMO É QUE ALKATIRI E LO ''PAU MANDADO'' OLO RESPONDIAM AS PERGUNTAS NUM DEBATE EM FRENTE DO POVO...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.