terça-feira, julho 04, 2006

FRETILIN inclui Ramos Horta na sua lista de sugestões para novo PM

Díli, 03 Jul (Lusa) - A FRETILIN incluiu José Ramos Horta na lista de candidatos a primeiro-ministro que vai sugerir terça-feira ao Presidente da República, Xanana Gusmão, disse hoje à Lusa fonte do partido maioritário em Timor-Les te.

Além de Ramos Horta, actual ministro de Estado, dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, a FRETILIN apoia a nomeação para primeiro-ministro de Estanislau da Silva, membro do comité central do partido e ministro da Agricultura, ou de Rui Araújo, independente e ministro da Saúde, indicou Filomeno Aleixo, porta-voz do partido.

A proposta da FRETILIN para a chefia do novo governo foi aprovada no fim-de-semana pela comissão política nacional do partido e será apresentada terça- feira a Xanana Gusmão.

"A FRETILIN não quer um vazio institucional e está comprometida em alcançar uma solução duradoura para esta crise", sublinhou Filomeno Aleixo.

José Ramos Horta, um dos fundadores da FRETILIN, partido que abandonou durante a ocupação indonésia de Timor-Leste, tem sido apontado como um dos principais candidatos à chefia do novo governo, que irá preparar as próximas eleições , previstas para Abril ou Maio de 2007.

Caso fracassem os contactos para a formação deste executivo, Xanana Gusmão poderá dissolver o Parlamento Nacional, optando pela antecipação da ida às urnas, neste caso ainda em Novembro deste ano, segundo admitiu a semana passada fonte oficial.

José Ramos Horta presidiu hoje a uma reunião informal do executivo, depois de ter assumido a coordenação do governo, na sequência da demissão do primeiro-ministro Mari Alkatiri.

Embora a Constituição de Timor-Leste seja omissa quanto à existência de governos de gestão, fonte oficial disse à Lusa "ser entendimento do Presidente e do ex-primeiro-ministro que a necessidade de assegurar a governação corrente implicou a assunção pelo 'número dois' do governo da coordenação governamental".

José Ramos Horta disse sexta-feira passada à Lusa que Mari Alkatiri lhe pediu para coordenar o governo, porque "não está em condições de exercer [o car go de primeiro-ministro] no dia-a-dia".

Na altura, Ramos Horta admitiu considerar a hipótese de vir a chefiar o novo governo, "se esse for o desejo da FRETILIN e do Presidente da República".

Mari Alkatiri, que é secretário-geral da FRETILIN, demitiu-se do cargo de primeiro-ministro no passado dia 26, cedendo à exigência de Xanana Gusmão, que ameaçou ele próprio resignar se o líder da FRETILIN não aceitasse deixar o governo.

Depois de aceitar no próprio dia o pedido de demissão, Xanana Gusmão anunciou dois dias depois, em comunicado, ter iniciado diligências para nomear um novo governo com a "maior urgência".

A FRETILIN elegeu 55 dos 88 deputados ao Parlamento Nacional.

EL/PNG.

Lusa/Fim

11 comentários:

Anónimo disse...

Será que alguém têm dúvidas sobre quem Xanana prefere ter como PM? Mas será que o povo de timor partilha da mesma opinião? Bem, se isto servir para acalmar as coisas, que se pode fazer a liderança diz, nós esperamos e cumprimos, só espero que Timor não se transforme num ‘estado’ ou território, ou em mais um estado satélite. Que podemos fazer? Esperar 2007 e mostrar ao mundo o que povo quer, isso é se a CNE assim o permitir, já que ainda não sabemos como se vai formar tal comissão.

Anónimo disse...

Não acredito que o PR deixe que se aguarde por 2007, para a realização das eleições.

Apesar de a ONU ter sido veemente a explicar que NÃO é possível realizar as eleições este ano, o PR tudo fará para o conseguir.

As duas últimas coisas que interessam ao PR são:

1. permitir tempo à Fretilin para realizar campanha, e

2. permitir que decorra tempo suficiente para que Ramos-Horta (não haja ilusões, pois 'terá' de ser ele o 'eleito', sob pena de nova golpada e mais instabilidade) como erros - inevitáveis - de governação.

O PR tem TODO o interesse em aproveitar o clima (bem e artificialmente construído) de demonização do PM e da Fretilin para conseguir promover alguns votos na pobre oposição que existe - alguns dos quais nem voltarão ao Parlamento por falta de votos numa futura eleição. Fará ele descaradamente parte da campanha desses partidos, se é que não irá avançar ele próprio com um partido, unindo alguns dos actuais.

Obviamente não resultará, pois nem ele - com carisma ou sem ele - será capaz de evitar a estalada entre aqueles que tentam chegar ao poder através da mãozinha do PR, pois de outra forma dificilmente lá chegarão.

IC

Anónimo disse...

Como interpretar a decisão da Fretilin?
Como mais uma prova de que, sob a liderança de Mari Alkatiri, tem sentido de Estado?
Como um sinal de fraqueza, de quem receia uma dissolução do Parlamento Nacional?
Talvez a resposta se encontre na conjugação das duas hipóteses...

Anónimo disse...

A paciência, a tolerância, o sentido de Estado e principalmente o enormíssimo amor à democracia, ao Estado de direito e à Constituição da República Democrática de Timor-Leste deixam-me sem palavras. Abençoado exemplo o vosso, Fretilin!

Anónimo disse...

Aposto mais no facto de a fretilin estar a tentar a todo o custo evitar eleicoes anticipadas. Ate porque ja houve suficientes provas (e o Mari admite) de que a fretilin estaria em grande desvantagem se fosse a eleicoes anticipadas porque esta crise ainda se encontra muito fresca na memoria do povo. E a divisao artificial Lorosae-Loromonu ainda nao esta sarada.
Nao penso, no entanto, que mais alguns meses vao fazer grande diferenca senao proporcionar mais algum tempo para a fretilin tentar reanimar as lealdades partidarias nas areas ocidentais do pais. Tendo dito isto, duvido que sera possivel convencer as pessoas a votar na fretilin se o MAri Alkatiri for apresentado mais uma vez como candidato principal a PM. Existem tambem muitas variaveis que vao influenciar esse possivel reaparecimento politico de Alkatiri, nomeadamente o processo de averiguacao das alegacoes contra a sua pessoa, e a possibilidade de um novo congresso da fretilin para reeleger a direccao do partido.
Em balanco final e nao obstante as possibilidades aima referidas, acredito que a possivel inclusao de Mari Alkatiri na lista para as proximas legislativas sera um grande risco para a fretilin enquanto partido e sera o ponto de referencia para as campanhas eleitorais dos partidos da oposicao que nao deixarao de tirar o maximo proveito da acrescida impopularidade de Mari Alkatiri para tentar extrair uma vitoria ou pelo menos provocar um desgaste nos numeros de votantes da fretilin.
Talvez esteja equivocado mas e o meu palpite.

Anónimo disse...

Anónimo das 3:08:44 AM: Se diz que a Frelilin estaria em “grande desvantagem” é porque outros estariam com grande vantagem. Já agora pode-se saber quem? È que não me parece mesmo nada se se considerar que em manifestações de rua o único partido que se mostrou – e bem, com disciplina e determinação – até foi a Fretilin. Os outros manifestaram-se por Xanana, que eu saiba ainda não é nome de partido. E eu que até tenho lido praticamente todas as declarações do PM nunca o vi a admitir a tal “grande dificuldade” mas sim que quem deu a golpaça quer prejudicar a Fretilin, o que é óbvio.

Mas vejo que a sua preocupação é grande com a Fretilin ou melhor com o facto de a Fretilin recandidatar o PM. E tem razão porque toda a gente vê que ele é de facto uma mais-valia não só para a Fretilin como para Timor-Leste. Ou, preocupavam-se tanto os australianos para o tirarem agora do poder se não tivessem a certeza de que ele nas próximas será re-eleito porque é um formidável PM?

E se tivessem alguma certeza sobre os alegados “crimes”, caía o PM e o Ministro dos Estrangeiros no ridículo em que caem ao decretarem sentenças nos media contra a Fretilin e contra o PM??

Haja eleições que a Fretilin parte para elas com grande vantagem sobre todos os outros e principalmente unida e combativa como tem mostrado estar.

Anónimo disse...

O Lobão continua a delirar: diz que o PR aceitou no próprio dia uma coisa que o PM não lhe apresentou. Ainda nem isso percebeu? É que o que o PM escreveu concretamente no dia 26 foi:
“ (…)
Declaro:

Pronto a resignar-me do meu cargo de Primeiro-Ministro e do Governo da RDTL para evitar eventual resignação do Presidente da República (…)”.

Anónimo disse...

A margarida sofre do mesmo complexo de superioridade tipico de Alkatiri e as comites e comissoes da fretilin. Sabem tudo e mais que todos os outros.

"Convicto de que as próximas eleições gerais se realizarão em Abril de 2007, Mari Alkatiri reconhece que a actual crise se reflecte na FRETILIN.

"Estes problemas, sem dúvida, criaram alguns problemas no seio do partido. Não que militantes se tenham passado para outros partidos. Isso talvez, mas é mínimo. Mas que haja alguma divisão no seio do partido, isso sim, há. Isso tem que se recompor", defendeu."

http://www.rtp.pt/index.php?article=247486&visual=16&rss=0

Nao sera isto uma desvantagem??

Anónimo disse...

"Não que militantes se tenham passado para outros partidos. Isso talvez, mas é mínimo." (Mari Alkatiri)

O homem esta mesmo longe da realidade.
E ha mais entrevistas em que ele fala dos danos causados a fretilin no contexto de eleicoes anticipadas. Nao ve vou dar ao trabalho de procurar so para convencer a margarida porque nao vale a pena.

E margarida admita que nao sabe tudo porque a humildade e uma virtude.Hahaha....

Anónimo disse...

Anónimo das 4:18:29: o que o PM falou foi
deles "criaram alguns problemas", eu própria disse que eles queriam "prejudicar a Fretilin", mas você insiste nas "grandes dificuldades" e nas grandes desvantagens para a Fretilin. E eu insisto em dizer-lhe que, com os problemas e as dificuldades todas que lhe criaram mesmo assim a Fretilin parte com vantagem para a campanha eleitoral. Porque tem obra feita, porque tem quadros mais rodados e porque tem dirigentes sintonizados com as necessidades do seu povo. E principalmente porque tem um enormíssimo crédito de sentido de Estado e de responsabilidade e de empenho pelo bem do país, da soberania popular e da independência nacional. Orgulhosa eu? Claro. Muito orgulhosa por apoiar quem merece.

Anónimo disse...

A margarida e mesmo louca. So pode ser essa a explicacao ou entao so esta a fazer o seu trabalho.

No entanto defende tao "bem" o Alkatiri e a sua Fretilin que perante a situacao actual ate passa a ser caricato. Chega mesmo a ser vista como querendo criar um halo ao Alkatiri e uma imagem imaculada da fretilin.

Talvez essas conversas possam convencer criancas habituadas a historias do pai natal e da carochinha mas so levanta mesmo suspeitas de falta de seriedade nos adultos.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.