terça-feira, maio 30, 2006

Portugueses no território sem danos à integridade física - GOE

Lisboa, 29 Mai (Lusa) - O comandante do grupo de operações especiais (G OE) da PSP, Maginha da Silva, realçou hoje que "não há cidadãos nacionais" em Ti mor-Leste que tenham sofrido danos à sua "integridade física" desde que eclodira m os distúrbios naquele território.

Maginha da Silva falava numa conferência de imprensa para apresentar um balanço da actividade operacional que os GOE têm realizado em Timor-Leste desde que chegaram ao território para assegurar a protecção da embaixada, do pessoal diplomático e dos portugueses que residem na antiga colónia portuguesa.

O primeiro grupo de elementos dos GOE chegou a Timor-Leste a 09 de Maio , tendo seguido mais oito elementos no dia 25 de Maio.

Recentemente os GOE viram-lhes atribuída uma nova missão: assegurar a p rotecção do chefe da missão da ONU em Timor-Leste.

Nos últimos cinco dias, referiu Maginha da Silva, foram realizadas quat ro operações de transporte de portugueses para o aeroporto, tendo ainda esta for ça de operações especiais da PSP respondido a 27 pedidos de auxílio de cidadãos nacionais, provocados por distúrbios nas imediaçóes dos locais onde vivem ou tra balhem.

Na presença do ministro da Administração Interna, António Costa, Maginh a da Silva pormenorizou que os elementos dos GOE participaram ainda em 26 desloc ações de cidadãos nacionais e em oito operações de segurança na deslocação de pe ssoal diplomático.

Durante o encontro com os jornalistas, Maginha da Silva entrou em conta cto, via telemóvel, em alta voz, com o sub-comissário Abel Batalha, dos GOE em T imor-Leste, tendo este relatado que às 00:30 deslocaram duas equipas para o loca l de residência de um português porque, nas imediações, se registaram distúrbios .
As equipas conseguiram serenar os ânimos e apreender duas catanas e uma matraca.

Segundo Abel Batalha, quando se apercebe que há distúrbios nas imediaçõ es, a comunidade portuguesa telefonema para os elementos do GOE e esta força, de ntro das limitações terreno, tenta actuar o mais rapidamente possível.

O ministro António Costa agradeceu ao intendente Maginha da Silva e a t odo o pessoal do GOE pela forma como têm cumprido esta "missão de elevado risco" .

Segundo António Costa, os GOE "têm honrado Portugal e contribuído para manter a confiança dos portugueses que permanecem em Díli".

O ministro enfatizou que a comunidade portuguesa é aquela que mais "tem resistido" em permancer no território, apesar dos distúrbios verificados.

Quanto a um plano de evacuação dos portugueses, num cenário de agravame nto da situação, António Costa explicou que essa avaliação caberá ao Ministro do s Negócios Estrangeiros, muito embora, conforme explicou Maginha da Silva, essa avaliação deva incluir uma consulta técnica aos GOE.

Há 500 cidadãos nacionais em Timor-Leste, sendo que 40 tomaram a inicia tiva de sair, embora muitos o tenham feito porque já tinham férias marcadas, jus tificou Maginha da Silva.

O comandante dos GOE adiantou que há muitos poucos portugueses fora de Díli, uma vez que a maioria se concentrou na capital timorense.
FC/HM.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.