Díli, 30 Mai (Lusa) - Os militares dissidentes timorenses e responsáveis das forças armadas australianas vão encontrar-se hoje em Ermera, distrito onde terá havido tiroteio na noite passada, disse à Lusa o porta-voz dos peticionários, Gastão Salsinha.
A reunião, ao princípio da tarde em Timor-Leste, é a segunda entre dissidentes e responsáveis australianos e constitui mais uma tentativa para resolver a crise militar e política que se vive actualmente em Timor-Leste.
Gastão Salsinha disse à Lusa que na noite passada foram ouvidos diversos disparos em Gleno (sede do distrito de Ermera) e que por isso, na reunião, os militares dissidentes vão pedir o apoio das forças australianas.
"Registaram-se esta noite seis casos de tiroteio. Os disparos foram feitos por militantes da Fretilin, com armas ilegais, que dispararam, para assustar, contra as casas das famílias dos peticionários e contra membros dos partidos políticos da oposição", acusou.
Segundo o militar, os peticionários não responderam aos tiros por não estarem armados.
O ex-tenente Gastão Salsinha é o líder do grupo de ex- militares que se auto-denominam de "peticionários" e que se refugiaram nas montanhas após os confrontos de Díli no final de Abril.
Os ex-militares liderados por Salsinha foram os responsáveis pela manifestação de 24 de Abril na capital timorense, um movimento de protesto que, cinco dias depois degenerou em violentos confrontos.
Na base da convocação da manifestação e no texto da petição que assinaram figuram queixas de discriminação étnica com reflexos no acesso a promoções.
Os majores Alves +Tara+ e Marcos Tillman abandonaram no início de Maio, com o major Alfredo Reinado, a hierarquia de comando das Falintil- Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) por contestarem a actuação das forças armadas na tarde do dia 28 e na manhã seguinte, em Díli, durante confrontos com os participantes na manifestação organizada por ex-militares afectos a Salsinha.
A primeira reunião entre as forças australianas e Gastão Salsinha e os três outros líderes das facções militares dissidentes ocorreu em Ermera no passado domingo.
terça-feira, maio 30, 2006
Militares dissidentes e australianos reúnem-se, tiros em Ermera
Por Malai Azul 2 à(s) 15:09
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário