terça-feira, maio 30, 2006

Entendimento absoluto PR e PM

Acabou neste momento Conselho de Segurança.

Segundo fontes presidenciais e governamentais houve um total entendimento entre o Presidente da República, Xanana Gusmão e o Primeiro-Ministro Mari Alkatiri!

7 comentários:

Anónimo disse...

boas noticias, mas... vai haver ou nao mudanças no executivo??? o Veladas disse agora mesmo que nao, e o Piedade da RTP diz que sim, que pode haver.... em que ficamos? é possivel saber?
diz-se que so daqui a 1hora o xanana fara declaraçao, via radio, ao pais...

Anónimo disse...

Díli, 30 Mai (Lusa) - O presidente da República de Timor- Leste, Xanana Gusmão, vai ser o principal responsável pela segurança e defesa do país por um período de 30 dias, prorrogável, disse à Lusa uma fonte que participou na reunião do Conselho de Estado.

A decisão foi aprovada hoje pelo Conselho de Estado, reunido desde segunda-feira, e prevê "mecanismos de coordenação entre o Presidente da República e o primeiro-ministro nas áreas de defesa e segurança", precisou a fonte que pediu anonimato.

"A decisão tem uma validade de 30 dias, é de cariz excepcional e pode ser prorrogada se necessário. O Presidente será o responsável principal, mas não único pela segurança e defesa de Timor-Leste", afirmou a fonte no final da reunião.

"O PR, em colaboração e coordenação com o primeiro-ministro e presidente do Parlamento Nacional vai tomar medidas para pacificar a situação. Mas tudo o que é da competência do governo, é o governo que vai executar", afirmou.

A fonte referiu que a decisão de hoje não refere especificamente mudanças no executivo do primeiro-ministro Mari Alkatiri, que podem ocorrer, mas serão tomadas no Conselho de Ministros.

A questão do afastamento de alguns ministros, nomeadamente Roque Rodrigues, da Defesa Nacional, e Rogério Lobato, da Administração Interna, "foi discutida na reunião", confirmou a fonte.

ASP.

Lusa/Fim

...

Anónimo disse...

Já que se põe a hipótese de afastamento de alguns ministros porque não questiona o PR a substituição do Procurador Geral que estranhamente desde que ocupa o cargo evidencia sinais de riqueza repentina. Ou será que foi com o salário dele que construiu i palácio onde habita?

Anónimo disse...

Um procurador geral corrupto???
O PR é que nomeia o PG.
Talvez o Xanana não saiba que um dos pilares de um verdadeiro Estado de Direito é a Justiça.

Anónimo disse...

Essa é muito grave Senhor Presidente da República!

Anónimo disse...

Denúncias sem provas é atentar contra o estado de direito.
Devagar com o andor que o santo é de barro...
saudações
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

Pareceu-me ter lido algures neste blog que Mari Alkatiri era incorrupto... e Xanana Gusmão também... espero sinceramente que sim.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.