terça-feira, abril 22, 2008

Fundo de 5 milhões dólares apoia empreendedores desfavorecidos

Lisboa, 19 Abr (Lusa) - Os pequenos empreendedores desfavorecidos em Timor-Leste vão ter acesso a uma linha de crédito gerida pelas Nações Unidas e Ministério da Economia timorense, denominada INFUSE e que tem um "plafond" de cinco milhões de dólares.

Segundo informação hoje divulgada pelas Nações Unidas, o objectivo é disponibilizar financiamento àqueles que não têm acesso ao crédito bancário, contribuindo para que possam concretizar os seus pequenos projectos, uma forma de combater a pobreza e o desemprego, tendo em vista a estabilização do mais jovem país asiático.

"A sustentabilidade a longo prazo em Timor-Leste depende de aumentar o acesso da população ao financiamento", refere Finn Reske-Nielsen, representante do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) em Díli.

"Fazendo a ligação entre a necessidade de fundos e propostas de negócio sólidas, vamos apoiar o desenvolvimento para alguns dos que mais precisam dele", adianta.

João Gonçalves, ministro da Economia e Desenvolvimento, adiantou que o fundo irá articular-se com prestadores de serviços financeiros que, por seu lado, aumentarão os seus portfolios de micro-crédito e o seu alcance.

O projecto abrange 13 distritos em todo o país, dirigindo-se a pessoas em situação de carência económica.

O fundo será gerido pelo PNUD, Fundo de Desenvolvimento de Capital das Nações Unidas e pelo Ministério da Economia.


PDF
Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.