Díli, 22 Abr (Lusa) - Júlio Soares Guterres, elemento das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) envolvido no 11 de Fevereiro, foi hoje detido e colocado em prisão preventiva.
Este elemento do grupo do ex-tenente Gastão Salsinha participou no ataque contra a coluna de viaturas em que seguia o primeiro-ministro Xanana Gusmão, a sul de Díli.
Poucos dias depois, Júlio Soares Guterres "Rambo" separou-se do grupo de Gastão Salsinha e continuou fugido nas montanhas de Ermera, oeste do país, até se entregar hoje às autoridades de Díli.
Júlio "Rambo" foi interrogado hoje à tarde (hora local) pelo juiz internacional Ivo Rosa, que aplicou a medida de prisão preventiva.
Até agora, estão em prisão preventiva dez elementos do grupo de Gastão Salsinha e do major Alfredo Reinado, arguidos no processo do 11 de Fevereiro.
Angelita Pires, ex-assessora legal e namorada de Alfredo Reinado, está indiciada no mesmo processo, aguardando julgamento em liberdade mas com interdição de se ausentar do país.
Continuam a monte 13 suspeitos com mandado de captura emitido, incluindo Gastão Salsinha, que lidera o grupo de fugitivos depois da morte do major Reinado no ataque à casa do Presidente José Ramos-Horta.
O primeiro-ministro, Xanana Gusmão, deslocou-se hoje a Ermera para informar as populações de que o distrito iria continuar sob estado de sítio, incluindo o recolher obrigatório durante a noite.
A operação Halibur de captura do grupo de Salsinha tem estado concentrada no distrito de Ermera.
Termina hoje o regime de excepção, decretado e renovado em todo o país a seguir aos ataques de 11 de Fevereiro, mas a renovação do estado de sítio em Ermera foi hoje aprovada pelo Parlamento Nacional.
Após a leitura de uma carta do Presidente da República e da apresentação dos relatórios do primeiro-ministro e do chefe do Estado-Maior das F-FDTL, o Parlamento aprovou a continuação do estado de sítio em Ermera, com 29 votos a favor, 18 contra e 11 abstenções.
PRM
Lusa/fim
terça-feira, abril 22, 2008
Detido mais um elemento do grupo de Salsinha, estado de sítio mantido em Ermera
Por Malai Azul 2 à(s) 23:59
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário