REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
SECRETARIA DE ESTADO DO CONSELHO DE MINISTROS
_________________________________________________________________________
COMUNICADO À IMPRENSA
Díli, 26 de Fevereiro de 2008
457 peticionários já se encontram acantonados em Aitarak Laran - cerca de 120 chegaram hoje
Cerca de 120 peticionários chegaram hoje a Aitarak Laran, juntando-se aos 337 que já se encontravam na zona de acantonamento ao final do dia de ontem, e perfazendo assim um total de 457.
Visando um levantamento das necessidades, tendo em conta o elevado número de peticionários que chegaram nos últimos dias, Aitarak Laran recebeu ontem a visita da Vice-Ministra da Saúde, do Secretário de Estado da Assistência Social e dos Desastres Naturais, do Secretário de Estado da Electricidade, Água e Urbanização, e do Secretário de Estado das Obras Públicas.
O Governo tem vindo a desenvolver esforços no sentido de assegurar a existência de todas as condições necessárias ao acantonamento dos peticionários. Além da distribuição de alimentos e de electricidade, hoje foram disponibilizadas mais oito tendas, colchões para os recém-chegados, e foram instalados contentores de água com uma capacidade de vinte mil litros.
Peticionários entregam-se nos distritos de Ainaro e Bobonaro
Em Ainaro, treze peticionários apresentaram-se hoje à UNPOL, que os trouxe até Díli, informou Arcângelo Leite, Ministro da Administração Estatal, de acordo com dados fornecidos pelo administrador do distrito. Em todo o território nacional a situação é normal e estável em termos de segurança, e a observância do Estado de Sítio decorre sem problemas.
No mesmo distrito verificou-se uma rixa entre grupos rivais no suco Lakelu, em Hatubuilico, conflito que foi sanado com a intervenção da Task Force. As forças de segurança realizaram também uma operação no suco Liurai, no sub-distrito de Maubisse.
Ainda no distrito de Ainaro há várias pontes e habitações que ameaçam ruir devido ao mau tempo, situação para a qual foi já alertado o Ministério da Solidariedade Social.
Em Ermera iniciaram-se operações militares levadas a cabo por efectivos da FSI, da GNR e da PNTL, informou o administrador do distrito, que indicou igualmente que os fortes ventos destruíram diversas plantações em Letefoho.
Em Bobonaro, um outro grupo de peticionários entregou-se à Polícia, concentrando-se no posto local, sendo posteriormente acompanhado pela UNPOL até Díli.
Na aldeia Builico, no suco Balibo, sub-distrito de Balibo, sete habitações foram destruídas pela forte ventania que assolou a região.
Ministra da Solidariedade Social avalia resultados do encontro da CPLP
De um universo de 63,612 deslocados internos (IDP’s), encontram-se já registadas um total de 627 famílias que pretendem regressar a suas casas, o que corresponde a 5,116 pessoas, de acordo com os dados do Ministério da Solidariedade Social.
A Secretaria de Estado para a Assistência Social e Desastres Naturais prosseguiu hoje o trabalho de coordenação do processo de reintegração de cinquenta dessas famílias nos seus bairros de origem.
Maria Domingas Fernandes Alves, Ministra da Solidariedade Social, reuniu hoje ontem com os secretários de Estado, directores, coordenadores e também com o secretariado executivo da CPLP para avaliar os resultados do evento que trouxe a Díli recentemente técnicos e ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais daqueles países.
Continuou hoje a decorrer no CNRT, em Díli, o “workshop” sobre quadros da ex-Resistência, patrocinado pela Secretaria de Estado dos Assuntos dos veteranos e Antigos Combatentes.
Problema da escassez de cimento resolvido com intervenção do Governo
O problema da escassez de cimento que se verificou até há poucos dias em Timor-Leste está já resolvido, em resultado dos esforços desenvolvidos pelo Primeiro Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, e pelo Ministro do Turismo, Comércio e Indústria, Gil Alves, junto dos importadores, que responderam afirmativamente ao apelo do Governo.
Nesse sentido, no passado dia 24 foram já descarregadas 1.500 toneladas de cimento, estando garantida a chegada de outras 1.800 toneladas na sexta-feira e de mais 1.200 toneladas no próximo dia 3 de Março.
A escassez e o elevado preço no mercado deveu-se às condições climatéricas adversas, que tiveram um impacto negativo na transformação de matérias-primas nas fábricas. Por outro lado, as fortes chuvas e o vento têm dificultado a vinda dos transportes marítimos a Timor-Leste. A subida de preço do cimento deve-se também ao aumento do barril de petróleo nos mercados mundiais.
O Secretário de Estado do Conselho de Ministros
Porta-voz do Governo
terça-feira, fevereiro 26, 2008
COMUNICADO À IMPRENSA - Governo
Por Malai Azul 2 à(s) 22:53
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário