sexta-feira, junho 29, 2007

Timor-Leste: Incidente de domingo está sob investigação, afirma Atul Khare

Lusa - 25 Junho 2007 - 06:20

Díli - O representante especial da ONU em Timor-Leste limitou-se hoje a indicar que o incidente que ocorreu domingo à noite em Díli está “sob investigação” e que os respectivos resultados serão divulgados “logo que possível”.

Numa conferência de imprensa em Díli, Atul Khare, chefe das Missão das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT), mostrou-se, porém, visivelmente incomodado com os acontecimentos da noite de domingo, quando uma troca de tiros no limite do bairro de Balide, na periferia sul da capital, entre elementos não identificados e as forças de segurança timorenses e internacionais.
“Recebi informações sobre o disparo de tiros para o ar, atirados pelas F-FDTL (Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste) e das ISF (Forças de Estabilização Internacionais). Está uma investigação em curso e logo que tenhamos os resultados serão divulgados”, afirmou Atul Khare.

Segundo Atul Khare, porém, até agora, não há conhecimento de que alguém tenha sido ferido ou morto, pelo que se aguardam pelos resultados das investigações, que estão a ser efectuadas conjuntamente pela UNMIT, ISF e F-FDTL.

Questionado pelos jornalistas sobre um “eventual mau comportamento” dos elementos da F-FDTL, “que são frequentemente vistos bêbedos” em Díli, Atul Khare desdramatizou a situação, alegando que todos os incidentes do género reportados às forças de segurança timorenses “têm tido uma resposta positiva”.

“Não vou comentar muito a situação. Acredito no controlo civil dos militares. Houve já vários incidentes, mas qualquer infracção tem tido uma resposta positiva”, afirmou o representante especial do secretário-geral da ONU, Bai Ki-moon.
JSD-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.