sexta-feira, junho 29, 2007

Declaração do Secretário-Geral das Nações Unidas antes das Eleições Parlamentares em Timor Leste

28.06.2007
UNMIT

Caros Cidadãos de Timor-Leste,

No dia 30 de Junho, terão mais uma vez, a oportunidade de exercer o vosso direito democrático ao escolherem os vossos novos líderes nas eleições parlamentares.

Nas eleições presidenciais de Abril e Maio, vós impressionastes o mundo com a alta taxa de participação no voto e conduta pacífica das eleições. Fiquei comovido pela graciosa transferência de responsabilidade do primeiro Presidente ao seu sucessor, através da livre vontade expressa do povo. Felicito as autoridades de Timor-Leste e o pessoal das Nações Unidas presentes no País pelos seus esforços.

Espero que no Sábado, demonstrem, mais uma vez, a vossa determinação de ver prevalecida uma democracia multi-partidária e genuína na vossa jovem nação. Apelo aos candidatos e seus apoiantes a reagirem sobre os resultados duma maneira pacífica e levantarem quaisquer preocupações que possam advir sobre o processo, através de canais legais apropriados.

As Nações Unidas continuarão a apoiar, constantemente, o vosso País ao consolidarem os alicerces de governação democrática para assegurar a estabilidade douradoira e desenvolvimento.

Muito obrigado.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.