quarta-feira, abril 04, 2007

Cerimónia de entrega de material logístico para as Eleições Presidenciais

Comunicado de Imprensa
STAE
Dili, 4 de Abril de 2007

A história eleitoral da ainda jovem nação independente de Timor-Leste, como República Democrática, atingiu esta Quarta-Feira, 4 de Abril de 2007, um marco importante na contagem decrescente para as primeiras Eleições Presidenciais organizadas por instituições timorenses.

Os últimos preparativos para a votação, do dia 9 de Abril, foram assinalados com uma cerimónia, na sede do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), com o início oficial da distribuição de matrial para 504 Centros de Votação e 704 Estações de voto em todo o território nacional.

A cerimónia foi presida por Sua Excelência a Sr. Ministra da Adminitração Estatal, Dra. Ana Pessoa, e contou com a com a presença de Sua Excelência o Sr. Ministro do Interior, Sr. Alcino Baris, aos quais se juntaram membros do STAE, da Comissão Nacional de Eleições (CNE), observadores Nacionais e Internacionais, e representantes da Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O director do STAE, Sr. Tomás Cabral, anfitrião do evento defendeu que ”a cerimónia de hoje marca o início de dias que ficarão para sempre na história de Timor-Leste. As Eleições Presidenciais de 2007 são as primeiras desde que o país declarou a independência em 2002 e são por isso as primeiras organizadas por insituições eleitorais timorenses. Agradecemos o apoio dado aos mais variados níveis pela comunidade internacional e pela Missão das Nações Unidas em Timor-Leste , mas este é um dia de orgulho nacional por serem as primeiras eleições organizadas por nós”.

Depois da cerimónia 93 veículos sairam da cidade de Díli, em direcção a doze distritos, com material necessário para a realização das Eleições Presidenciais.

O material com destino ao distrito de Oecusse vai ser transportado por um navio. No total 40 veículos, cedidos pelo PNUD, e outros 53 veículos, pertencentes a entidades públicas Timorenses, estão envolvidos nesta operação.

A cerimónia encerrou um período intenso de preparação das eleições por parte do STAE, UNMIT e PNUD na preparação da logística e apoio técnico e consultoria conforme estabelecido na Resolução 1704 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Uma componente fundamental para a realização de eleições num país ainda com tão poucos anos de independência, educação cívica e eleitoral, foi providenciada por todo o país, mesmo em regiões consideradas mais remotas e aparentemente inacessíveis.

A actualização do resenseamento registou um total de 522, 933 eleitores (ver anexo) com a possibilidade de exercerem o direito de voto. Mais de 144 mil pessoas, incluindo 77,315 mil novos resenceados, receberam novos cartões de eleitor nos vários locais de registo em Timor-Leste.

2 comentários:

Anónimo disse...

HOJE BOTO EU FALADURA!

VAI HAVER MUITA GENTE QUE DISCORDA DO QUE VOU ESCREVER, MAS SINTO-ME INSPIRADO A FAZE-LO, E O QUE SINTO, O QUE PENSO, O MEU PONTO DE VISTA:
TENDO EM CONSIDERACAO TODOS OS CANDIDATOS A PRESIDENCIA, SO VEJO DOIS COM ESTOFO SUFICIENTE PARA O SEREM, O RAMOS HORTA E O JOAO CARRASCALAO.POR IRONIA DO DESTINO SAO CUNHADOS E "NAO PODEM VIVER UM SEM O OUTRO".JUST JOKING.
O LU-OLO DAVA UM BOM BUPATI, O LASAMA UM BOM TRADUTOR DE INGLES, O COELHO UM BOM SINDICALISTA, A LUCIA UMA BOA ADVOGADA, O TILMAN UM BOM SOLICITADOR E O XAVIER UM BOM REFORMADO.
SEJAMOS COERENTES COM O PERFIL DE UM PRESIDENTE, SEJA ELE DE TIMOR-LESTE OU DAS ILHAS GALAPAGOS.E NECESSARIO QUE OS INDIVIDUOS SEJAM PRIMORDIALMENTE DO AGRADO DA MAIORIA DOS TIMORENSES, MAS TEM SER SER TAMBEM CAPAZ DE REPRESENTAR O PAIS NO ESTRANGEIRO, TER NEXO, EDUCADO E BEM CRIADO. NAO SE PEGA NUM BURRO, SE LHE POE UNS OCULOS ESCUROS, FATO E GRAVATA E ABRACADABRA EIS O NOSSO CANDIDATO.

MAS PORQUE ESTAMOS EM TEMPO DE PASCOA E SEGUNDA FEIRA FOI LIMPAR O CHIBO, FICO-ME POR AQUI.
BOA SORTE A TODOS OS CANDIDATOS.

UM ABRACO

MAU DICK
(POETA, DRAMATURGO,ENSAIADOR E FILOSOFO TIMORENSE)
Enviado por: "O Realista"

Anónimo disse...

Caro Mau Dick
Diga-me por favor, só por curiosidade, o que é para si ser bem educado e bem criado...
Será ser falso, ladrão, vendido, traidor, ter canudo...? Ou será ser digno, honrado, honesto, sério, justo,...?
Por acaso, já alguma vez lidou com um burro?! Posso dizer-lhe, que apesar de não terem grande beleza, são animais muitissímo inteligentes e trabalhadores, ao contrário do que por vezes se pensa. Já os leões, não usam fazer népia. Apenas descansam enquanto as fêmeas fazem o trabalho sujo e os sustentam. E dos abutres então nem se fala.
O povo timorense não precisa de um presidente bonitão, cheio de charme... Isso têm tido e vê-se no que deu. Os timorenses necessitam de alguém que saiba arrumar a casa, e para isso, nada como um bom chefe de família (que com certeza não é nenhum dos seus favoritos).

Marly

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.