quarta-feira, novembro 01, 2006

Maioria dos grupos de jovens ligados ao crime - estudo australiano

Díli, 31 Out (Lusa) - A maioria dos mais de 100 grupos de jovens existentes em Timor-Leste estão ligados ao crime e representam uma ameaça à estabilidade e ordem pública, indica um estudo sociológico financiado pela cooperação australiana (AusAID), divulgado em Díli.

Segundo o estudo, elaborado pelo investigador australiano James Scambary, muitos dos grupos de jovens, alguns dos quais criados durante a ocupação indonésia (1975-1999), estão ligados a partidos políticos, às artes marciais e à Igreja.

No caso dos grupos de artes marciais, que reclamam integrar cerca de 70 por cento dos 230 mil timorenses com idade inferior a 18 anos, os investigadores destacam que a maioria representa uma ameaça à estabilidade e ordem pública.

O documento distingue os mais de 100 grupos em vários tipos: os de natureza política, os de artes marciais, os que reclamam poderes mágicos, os de proximidade (a nível de bairro) e os ligados à igreja.

Muitos destes grupos estão disseminados pelos 13 distritos do país, com alguns dos seus membros a integrarem mais do que um grupo.

Elaborado entre 17 de Julho e 11 de Agosto passado, o estudo, denominado "Inquérito sobre bandos e grupos juvenis em Díli, Timor-Leste", aponta que a esmagadora maioria dos membros são do sexo masculino.

Tensões de natureza étnica, controlo de mercados e rotas comerciais são a motivação para a actividade dos grupos mais perigosos, que, segundoo estudo, mantêm ligações a importantes figuras políticas, ou mesmo partidos políticos, incluindo a FRETILIN (maioritário) e os principais partidos da oposição, o Partido Democrático e o Partido Social Democrata.

A crónica elevada taxa de desemprego entre a população jovem timorense, que o estudo calcula ser superior a 50 por cento em todo o país e ainda mais elevada na capital, potencia o recrutamento de jovens "que se sentem social, económica e politicamente excluídos", lê-se no documento.

Os resquícios das diferenças surgidas durante os 24 anos de ocupação de Timor-Leste pela Indonésia, a crise político-militar iniciada em Abril passado, de que resultou a desintegração da Polícia Nacional, e as divisões no seio das forças armadas são o enquadramento para as actividades criminosas destes grupos, salienta o estudo.

O documento reconhece, todavia, que alguns grupos procuram, de várias formas, "integrar e unificar as comunidades em que se inserem", rejeitando a violência e a prática de crimes de extorsão.

Para combater a violência destes bandos, o estudo propõe "um longo processo de diálogo e reconciliação", iniciativa que teve já várias edições, a mais notória das quais a 30 de Junho de 2005, patrocinada pelo Presidente Xanana Gusm ão e pelo então primeiro-ministro Mari Alkatiri.

No compromisso então assinado, o primeiro do género, 10 dos mais importantes grupos de artes marciais garantiram que tudo fariam para pôr cobro à violência que fomentam.

Além de Xanana Gusmão e Mari Alkatiri, o então representante especial do secretário-geral da ONU, Sukehiro Hasegawa, embaixadores, membros do governo e o comandante das FALINTIL-Forças de Defesa de Timor-Leste, brigadeiro-general T aur Matan Ruak, entre outros convidados, testemunharam o compromisso, que menos de um ano depois sucumbia à violência.

EL/PNG-Lusa/Fim

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Engracado!
Este relatorio nao diz nada sobre o grupo de artes marciais que foi FORMALMENTE integrado nas estruturas partidarias da fretilin num cerimonia presidida pelo proprio Mari Alkatiri e que encheu os ecrans de televisao durante o noticiario da TVTL.
Esse acto foi fortemente criticado na altura pelos partidos da oposicao inclusive o PR por ser uma iniciativa altamente controversa que visava dar algum "musculo" a fretilin.

O relatorio nao fala disso?? Porque?
Terça-feira, Outubro 31, 2006 12:32:14 PM
Anonymous said...
- Korka: Possibly the biggest martial arts group, with up to 10,000 members. - Eh este o grupo de artes marciais formalmente integrado nas estruturas da Fretilin ha uns dois anos, mais ou menos. Talvez tenha sido uma primeira tentativa do senhor Vice-Presidente da Fretilin - recem nomeado! - de criar uma milicia do partido para os trabalhos sujos.

O relatorio parece ter-se esquecido tambem de explicar porque eh que os Colimau 2000 estiveram fortemente representados numa manifestacao de apoio a Rogerio Lobato quando ha uns anos o Presidente Xanana pediu que este fosse afastado.

Tambem ha figuras importantes da PSHT que sao dirigentes da Fretilin, bem como gente da oposicao, pelo que eh uma ideia cretina acreditar que a PSHT eh uma organizacao controlada pela oposicao.
Terça-feira, Outubro 31, 2006 1:18:26 PM
Anonymous said...
Sobre artes marciais em Timor leiam o que diz este tipo http://webzoom.freewebs.com/jpesperanca/Tudo_sobre_as_artes_marciais_em_Timor.pdf


E leiam tambem um post que tirei do blog dele:
Inocência
Fui há bocadinho levar a minha mulher às aulas, de motorizada, como habitualmente, que a vida de pobre não dá para carros. O trânsito era intenso mas fluía com facilidade. De repente, um adolescente de pé na berma da estrada pegou rapidamente numa pedra e atirou-a ao carro que ia mesmo à nossa frente, uma viatura do CRS (Catholic Relief Services). Para mim foi um acto de pura malvadez, que revela a má educação e a falta de valores do rapaz. Há por aí muitos adeptos de teorias da conspiração (ver p.ex. o blog “Timor-Online”) que dirão provavelmente que o moço recebeu 100 dólares para atirar a pedra, sendo 20 pagos pelos australianos, 20 pela Igreja Católica, 20 pelos partidos da oposição, 20 pelo Presidente Xanana Gusmão e o resto pelo actual Primeiro Ministro Ramos Horta. Se por acaso a GNR, ou outra força policial qualquer, apanhasse este delinquente ele naturalmente explicaria que estava só a defender o seu bairro e que os criminosos eram “os outros” (na altura não havia nenhum, mas isso não seria relevante para ele), e também naturalmente no dia seguinte o STL publicaria uma notícia na 1ª página onde os amigos e familiares do moço se queixariam da brutalidade e parcialidade das forças policiais internacionais.

Há muitos sítios no mundo onde a culpa morre solteira, em Timor morre solteira, “virgem” e alegadamente sem nunca ter sido vista sequer a andar de mãos dadas com quem quer que fosse.
Terça-feira, Outubro 31, 2006 2:00:43 PM
Anonymous said...
Caros comentaristas:


A PSHT e uma organizacao que nao tem fronteira (borders) etnicas (sucos, nacoes) nem partidos (FRETELIN, OPOSICAO), nem da raca (Malae, mistico, TIMOR), nem na religiao (mulcumano, protestante, catolicos).
A esse respeito, a PSHT nao tem problemas ate a presente data com os proprios membros que estao afiliados em outros partidos, problemas de raca (mistico, malae e Timor), etnicos (lorosae e loromonu)nem com religiao.

Resumindo: a PSHT nao tem interese politico nesta nacao. Eh apenas uma organizacao.
Terça-feira, Outubro 31, 2006 3:01:19 PM
Anonymous said...
E eh uma organizacao com membros em todos os sucos de Timor, sejam em Loromonu ou em Lorosa'e. E com membros que sao membros da Fretilin, de partidos da oposicao, e tambem apartidarios.
Terça-feira, Outubro 31, 2006 4:19:50 PM
Anonymous said...
Obrigado comentarista Terça-feira, Outubro 31, 2006 4:19:50 PM
Terça-feira, Outubro 31, 2006 5:26:19 PM
Anónimo said...
O Malai Azul quis atirar as responsabilidades para cima das oposições mas esqueceu-se que quem tem telhados de vidro....

A FRETILIN usou os grupos de artes marciais para seu proveito quando lhe deu jeito, agora que perdeu o controlo deles, quer vê-los na prisão.

Como se diz na gíria, não é possível comer o bolo e continuar a tê-lo intacto.

É por isso, que o início desta crise se deve inteiramente à FRETILIN e à sua liderança. Com o domínio total das instituições todas excepto a Presidência, isto só foi possível devido a lutas internas, cujas divisões enfraqueceram o poder institucional e deram espaço para este granel.

Tem que haver um rabo de palha muito grave do Alkatiri, que o Rogério Lobato sabe, e que lhe dá um poder tal sobre Alkatiri, que este tem que o alimentar. A demissão do Rogério Lobato era o momento ideal para a FRETILIN se ver livre dele, e no entanto, promovem-no na estrutura do partido. Há gato escondido com rabo de fora. Alguma coisa o RL sabe sobre o MA que o tem amarrado.

E os timorenses todos estão a pagar por isso.
Terça-feira, Outubro 31, 2006 6:39:27 PM
Anonymous said...
E o Gang de Maputo?
O de artes do rapinanco?
Terça-feira, Outubro 31, 2006 9:15:38 PM
Anonymous said...
Maputo's gang believe to have money powers, lead by the most fearful Alkatiri...
Quarta-feira, Novembro 01, 2006 12:29:18 AM


Margarida said...
Foram os amigos do Xanana e do Horta - Alfredo, Salsinha, Tara, Abílio Mesquita, Railós, etc., - quem tomaram a iniciativa de todos os ataques em Abril e Maio mas ainda há uns tótós que dizem que a culpa é das vítimas... pensam eles que enganam alguém? Cresçam!
Quarta-feira, Novembro 01, 2006 11:27:47 AM
Anonymous said...
Que confusao. Esse relatorio dos australianos faz uma caldeirada onde misturam coisas que nao tem nada a ver umas com as outras. Se fosse em Portugal o correspondente seria dizer que a crise e causada pelas seguintes terriveis associacoes:
- Liga de Ex-Combatentes
- Clube da Malha dos Reformados de Aljustrel
- Leigos devotos da Nossa Senhora de La Sallete
- Associacao de Karate do Bairro-do-Fim-do-Mundo
- Juventude Socialista - Seccao de Artes Marciais
- Agremiacao de Contrabandistas e Profissionais da Extorsao a Comerciantes de Barrancos
- Movimento Skin-Head da Brandoa
- Associacao Cultural e Recreativa Os Caceteiros de Fafe
- Gang Bumbos da Bela Vista
Quarta-feira, Novembro 01, 2006 1:11:48 PM

Anónimo disse...

Este relatorio do Ausaid nao e' nem corrente mas e' aprofundado. E' baseado num relatorio de mais de um ano atras do USAID sobre fontes de possiveis conflitos em Timor-Leste que identificou ja naqueles tempos o envolvimento de partidos politicos da oposicao como fontes de conflito. Muita agua que ja passou esta a ser revisitada nao?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.