quarta-feira, novembro 01, 2006

Equipa de alto nível chega a Timor para preparar as eleições de 2007

Tradução da Margarida.

UNMIT - 31 Outubro 2006

Uma equipa internacional de alto nível para fiscalizar a integridade das eleições presidenciais e parlamentares em 2007 em Timor-Leste chegou a Dili esta semana na sua primeira missão antes das eleições do próximo ano. Os membros da equipa de Certificação Eleitoral são Reginald Austin (Zimbabwe), Lucinda Almeida (Portugal), e Michael Maley (Austrália). Foram nomeados em 13 de Outubro pelo Seretário-Geral da ONU Kofi Annan.

A visita da equipa marca a primeira duma série de visitas nos próximos meses. O seu trabalho será avaliar que o processo geral das eleições procede de acordo com a Constituição, leis e níveis eleitorais aceites internacionalmente. Entre as questões que examinará está o ambiente eleitoral, a moldura legal, as autoridades eleitorais, o recenseamento, o registo dos partidos e dos candidatos, o período da campanha, as actividades do dia das eleições, os procedimentos de contagem de votos, e o registo de reclamações.

A equipa de certificação trabalhará independentemente da Missão Integrada da ONU em Timor-Leste, e submeterá as suas conclusões e recomendações ao Secretério-Geral e às autoridades de Timor-Leste. Os relatórios e recomendações da equipa serão tornados públicos oportunamente. A UNMIT dará apoio logístico e administrativo.

Detalhes dos três membros da equipa de certificação são os seguintes:

Mr. Reginald Austin - Mr. Austin tem sido um consultor eleitoral independente desde 1992. Trabalhou como Funcionário Chefe Eleitoral na UNTAC (Cambodia), UNOMSA (África do Sul) e UNAMA (Afeganistão), em adição foi consultor noutras missões mais curtas da ONU. Também dirigiu várias missões técnicas e de observação em nome do Secretariado da Commonwealth. Mr. Austin é o coordenador da equipa.

Lucinda Almeida - Ms. Almeida éstá de licença do seu cargo de Directora de Procedimentos e do Secretariado do Parlamento de Portugal.É a antiga Directora-Geral das Eleições de Portugal, e dirigiu várias missões da ONU (Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe) e missões da União Europeia (Cabo Verde, Guiné-Bissau, Nigéria e África do Sul). Ms. Almeida tem participado em missões de cooperação em vários países de língua Portuguesa, incluindo Timor-Leste.

Michael Maley - Mr. Maley está de licença do seu cargo de Director da Secção de Serviços Internacionais da Comissão Eleitoral Australiana (AEC). Trabalhou em várias missões da ONU, incluindo o Cambodia, Eslavónia do Leste, Namíbia, África do Sul, Sahara Ocidental, e Timor-Leste (onde foi um Comissário Internacional em 2001). Também dirigiu várias missões de cooperação em nome da AEC em vários países da região.

.

3 comentários:

Anónimo disse...

Votos de sucesso, mas e bom nao esquecer que isto nao esta bom para ferias. de qualquer modo, obrigado.

Anónimo disse...

A proposito do comunicado da Fretilin

Saudo o Comunicado da FRETILIN pela sua oportuna divulgacao numa altura em que a confusao reina em Dili.

Governa-se em nome da FRETILIN mas de facto a FRETILIN nao governa. Oportunisticamente, quando ha sucessos, Ramos Horta invoca os louros para si e quando fracassa onera e atribui as responsabilidades a Fretilin que o nao deixa fazer as coisas;

A inexistencia de Juizes Timorenses com acessoria de Juizes Internacionais (Portugal, Ingleses e Indonesios) para julgar correctamente e justamente os deversificados casos e para estar na mesma linha de pensamento do que disse o Presidente do PN – Lu Olo – de que a justica tem que ser feita essencialmente nas linguas oficiais – Portugues ou tetum;

A estrategia do afastamento do poder das maos da Fretilin esta numa continua progressao e astutamente orquestrada com Ramos Horta a frente da carroca da Fretilin e ao mesmo tempo trabalhar para a derrota da FRETILIN nas eleicoes que se aproximam;

A enexistencia de um comando unico para coordenar as accoes de seguranca como disse o General TMR que “um diz sobe outro diz desce”. Uma descordenacao que pode estar de acordo com uma estrategia mais ampla como foi denunciada pelo Comunicado da FRETILIN;

A permanente instabilidade que ira justificar a impossibilidade de realizar as eleicoes ja no periodo marcado. Alem disso, a estrategia da destruicao tambem baseia-se na campanha anti-Alkatiri demostrando como nao haver alternativa para a Direccao da Frente Nacionalista.

Sabemos de antemao que Mari Alkatiri, como patriota que ee, ja provou ao ter abandonado o lugar de PM, esta tambem disposto a ceder o lugar a um Rai Nain Patriota para enfrentar essa campanha de destruicao da FRETILIN.

Por isso tudo,

Congratulo Lu Olo e Mari Alkatiri, que souberam sair, atempadamente, com coragem para denunciar toda a manobra bem osquestrada por Ramos Horta com o apoio da Australia e demais;

Congratulo Lu Olo e Mari Alkatiri pelo apelo a todos os Nacionalistas Democratas Mauberes para se unirem e derrotar a bem planeada conspiracao ao servico de interesses estrangeiros.

O maior e o Prmeiro objectivo dos Golpistas seria a derrota e a destruicao da FRETILIN como base e alicerce solido para a Independencia do Povo Maubere.

Dai, apelo a:


1. A necessidade da Familia Nacionalista Maubere se unir em torno dos objectivos estrategicos: defesa da soberania, liberdade e Independencia Nacional

2. Constituicao de uma Frente Nacionalista Democratica (Familia FRETILIN) para as proximas eleicoes com uma plataforma minima a ser definida pelos seus lideres.

Anónimo disse...

Macksander C

Voce esta a falar de tudo isto para que?

Para dar cobertura e para defender o tacho do Alkatiri e familia?

Alkatiri, Lobato e o grupo de Maputo estao todos queimados! Perda de tempo e ter estes diante da Fretilin eh o mesmo que consentir a derrota da Fretilin nas proximas eleicoes.
Nao ha, por acaso, outro lider historico da Fretilin que possa assumir a dianteira dessa unidade que V. diz - Frente da Familia Nacionalista Democrata Maubere?

Se continuarem com esta V. arrogancia, a estrategia do malai oan vai de certeza triunfar.

Figuras como L7, Jose Luis Guterres, Ai Tahan Matak, Xavier do Amaral e Abilio Araujo poderao vir tirar muito eleitorado da Fretilin de Alkatiri - porque todos eles sao vistos pelo Povo Maubere como lideres da Fretilin.

Bastando que Xanana dee cobertura ou apoio. Porque apesar de tudo Xanana eh producto da Fretilin e o povo Maubere ainda o tem como carismatico.

A esposa Kirsty eh que eh socia do Ramos Horta nesse projecto da Australia para tornar TL como uma das ilhas do Pacifico ligado aa Australia, Amem!

UMA LULIK

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.