domingo, setembro 10, 2006

O Presidente Xanana deve reconciliar-se com ele próprio: Tilman

Tradução da Margarida.

Revista diária dos Media
Quinta-feira, 07 Setembro 2006

Relatos dos Media Nacionais

O deputado Manuel Tilman (KOTA) realçou que a via importante para resolver a crise corrente, é o Presidente Gusmão primeiro reconciliar-se com ele próprio, depois com outros líderes políticos competentes tais como o Presidente do Parlamento Nacional Francisco Lu’Olo Guterres, o Comandante das F-FDTL Taur Matan Ruak e outros comandantes das Forças Armadas.

Tilman disse que estes indivíduos têm a responsabilidade moral para se reconciliarem e para resolver os problemas visto que conhecem os problemas no seio das F-FDTL. Disse ainda que o próximo passo do Presidente Gusmão e da sua equipa é sentar-se com cada líder representante (lia nain) de Kabalake, Matebian e Ramelau e prosseguir com a reconciliação de acordo com os costumes de Timor-Leste.

Manuel Tilman tem esperança que este processo ajudará os deslocados a regressarem a casa e que o processo na justiça se seguirá. (TP) p1

.

5 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei contente com as palavras de Manuel Tilman. Todos os contributos para a paz e a reconciliação são bem-vindos e este dirigente mostra mais maturidade do que a maioria dos seus colegas da oposição, adoptando uma atitude moderada em vez de contribuir para o agravamento da situação.

Anónimo disse...

Parece-me que o Sr.Deputado Tilman nao conseguiu convencer Xanana a fazer uso da sua influencia em seu favor, por isso, agora, vira-se contra o Xanana. Assim eh que o Sr. Deputado nao vai chegar mesmo a ser ministro.

Anónimo disse...

O senhor deputado Tilman acabou por veícular a opinião de muitos, dentro e fora de Timor-Leste.
A reconciliação é possivel e será bem vinda, mas deve ser exercida com imparcialidade e auto-crítica.
Quem nos diz que Xanana consegue reconciliar-se com ele próprio? Melhor que ninguém, o senhor presidente sabe o que fez e o que continua a fazer. Também sabe aquilo que devia ter feito, mas não quiz fazer, para evitar o avolumar desta crise.
Tudo leva a crer que o senhor presidente Alexandre está com a consciência muito pesada e bastante comprometido com "peticionários", australianos e outros.
Afinal, o mito tinha pés de barro e... caíu.
Seria óptimo que ele demonstrasse ser um individuo com bom caracter e se retratasse, pedisse desculpas e defendesse os interesses de Timor-Leste e a estabilidade nacional.
Só assim Xanana se reconciliaria com Xanana e seria um dos garantes da paz e evolução deste novo país.
Depois então viriam as outras reconciliações e a preparação democrática de um clima propício a eleições livres em 2007. É muito improvavel que ele seja capaz de fazer tudo isso.
Mesmo que o fizesse levaria algum tempo a acreditarmos nele. Teria de dar muitas provas e desvanecer as desilusões que fomentou.
A proposta é válida e Timor merece isso... Mas é para já, sem mais jogadas!


KATUAS DE TAIBESSE

Anónimo disse...

Só há este caminho.
Parabéns Tillman, por teres a coragem de dares a cara - na dimensão dos problemas que o despeito originou o caminho é seguir a tradição, tudo tem falhado, só resta a reserva que enche o peito dos bravos Timorenses.
Timor-Leste é pequeno, possui a sua cultura nas tradições que lhe correm no sangue ... cultura que manda fazer a guerra e fazer a paz.
Reunam-se e decretem a Paz, enquanto há tempo!

Anónimo disse...

Deixem-se de tangas! Se ha alguem em Timor que possa ter um minimo de consciencia tranquila por esta crise eh o Presidente Xanana. A sua actuacao foi sempre no sentido de travar um mal maior que condenava Timor a torna-se de facto num estado de partido unico.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.