domingo, setembro 10, 2006

Comunicado - Fretilin

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE

FRETILIN

COMUNICADO À IMPRENSA


O Comité Central da FRETILIN (CCF), reuniu-se, em Dili, no dia 9 de Setembro de 2006 em sessão alargada com a participação dos membros da Comissão Nacional da Jurisdição, dos responsáveis das estruturas distritais e sub-distritais do partido, dos membros do Governo (militantes da FRETLIN) e deputados da bancada.

Durante a reunião, foram abordados vários assuntos de interesse partidário e nacional, entre os quais:

. “Grupo de Renovador/Mudança”
. Situação política, social, económica, de administração e de segurança
. Vantagens e desvantagens da participação da FRETILIN no governo e
. Preparativos para as eleições gerais de 2007.

Depois de um debate profundo sobre os assuntos agendados, o CCF deliberou:

I. Retomar diálogos com o “Grupo Renovador/Mudança”sob as seguintes condições:

1. Que os seus membros passem a assumir obrigatoriamente todas as decisões do II Congresso Nacional da FRETILIN;

2. Que interrompam imediatamente as suas actividades que ponham em causa as decisões do Congresso, órgão máximo do partido, e firam a honra e a dignidade da liderança;

3. Que assumam todos os termos constantes no Acórdão do Tribunal de Recurso .


II. Recomendar a Sua Excelência, o Primeiro-Ministro, José Ramos Horta para:

1. Não interferir nos assuntos que digam respeito à vida partidária interna da FRETILIN;

2. Que as suas intervenções públicas não incluam promessas inviáveis às populações de modo a evitar o descrédito do governo da FRETILIN;

3. Que tome medidas concretas e imediatas no sentido de garantir a segurança das populações.


III. Criar a Comissão de Gestão das Eleições de 2007 e nomear como seus membros responsáveis:

1. José Reis : Director

2. Cipriana Pereira: Adjunta

3. Filomena de Almeida: Adjunta

.

8 comentários:

Anónimo disse...

Dar-te-emos a mao para juntos sermos derrotados nas proximas eleicoes, mas com uma condicao: nada de "esquadroes da morte". Entendidos, "muchachos"?

Anónimo disse...

Dialogar com a Fretilin renovador/mudanca? Ate que enfim que mostram alguma inteligencia (ainda que parcial) porque senao nem pensar nas eleicoes de 2007. No entanto o problema permanece. As condicoes impostas incidem exactamente sobre as areas de constestacao do grupo renovador. Nao me parece que eles irao aceitar a lideranca de Mari e Luolo porque essa eh a questao principal de constestacao.

Anónimo disse...

Ena Pa!! A coisa ta PRETA!!! (Pra Fretilin de Maputo)
Nao foi a Fretilin de Maputo que disse que a Comissao Politica Nacional da fretilin devia considerar sancoes contra os "renovadores" que estavam a tentar realizar um congresso extraordinario?

Se agora consideram dialogo com eles eh porque esse grupo manda peso! Essa iniciativa dos Alkatiristas so da para entender que sem os "renovadores" a Fretilin vai estar em apuros nas proximas eleicoes.

So resta saber agora se eles vao aceitar que Mari Alkatiri continue a liderar a fretilin (duvido muito). Nao me admirava nada se me disserem que vai haver uma mudanca de lideranca como via de compromisso para a reunificacao do partido fretilin.
Querem ver?

Anónimo disse...

Nao sonhem demais. A lideranca da Fretilin so esta a responder a um pedido deste grupo. Se pedem dialogo e' porque todos os outros caminhos que tentaram tem conduzido o mesmo grupo ao fracasso. E' preciso tornar claro que eles nada representam. Por isso mesmo no Congresso nem conseguiram ter o apoio para apresentar uma lista alternativa. Ou ja se esqueceram disso? Tudo esta errado - Se se aceita falar e' porque os "outros tem forca", se nao se fala e' porque a lideranca da Fretilin e' radical.

Nao tenham duvidas que e' com esta lideranca que a Fretilin vai ganhar as eleicoes de 2007.
Nao com antigos hansip ou outros que experimentaram prisoes indonesias por burla e outras atitudes identicas.

Anónimo disse...

A abilidade de adaptacao as novas realidades politicas no pais ou a falta dela vao determinar a sobrevivencia ou extinacao da Fretilin como partido maioritario. Existe hoje no seio da Fretilin um "obstaculo" que poem em causa a coesao do partido. Cabe aos membros do partido saberem mostrar a sua inteligencia e travar compromissos que permitirao a reunificacao da fretilin.
Se nao o fizerem e optarem por manter posicoes intransigentes e prepotentes so irao criar uma maior clivagem entre as varias faccoes e "conquistar" a derrota em 2007.

Anónimo disse...

Finalmente começam a ganhar algum juízo nessa cabecinha. Mas não chega...

Anónimo disse...

Entao como e que e ?
Um membro do Governo e pior ainda, uma Funcionaria da EMBAAIXADA DE PORTUGAL, na Comissao das Eleicoes da Fretilin? Qual e afinal o Papel de Portugal? Ja agoram nomeiem o Embaixador Ramos Pinto, O Luis Almeida e o Joao da Alfandega.

Anónimo disse...

Desde quando uma pessoa que trabalha numa embaixada não pode ter actividade política no seu próprio país??????????

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.