FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN
FRETILIN
COMUNICADO À IMPRENSA
O Comité Central da FRETILIN (CCF), reuniu-se, em Dili, no dia 9 de Setembro de 2006 em sessão alargada com a participação dos membros da Comissão Nacional da Jurisdição, dos responsáveis das estruturas distritais e sub-distritais do partido, dos membros do Governo (militantes da FRETLIN) e deputados da bancada.
Durante a reunião, foram abordados vários assuntos de interesse partidário e nacional, entre os quais:
. “Grupo de Renovador/Mudança”
. Situação política, social, económica, de administração e de segurança
. Vantagens e desvantagens da participação da FRETILIN no governo e
. Preparativos para as eleições gerais de 2007.
Depois de um debate profundo sobre os assuntos agendados, o CCF deliberou:
I. Retomar diálogos com o “Grupo Renovador/Mudança”sob as seguintes condições:
1. Que os seus membros passem a assumir obrigatoriamente todas as decisões do II Congresso Nacional da FRETILIN;
2. Que interrompam imediatamente as suas actividades que ponham em causa as decisões do Congresso, órgão máximo do partido, e firam a honra e a dignidade da liderança;
3. Que assumam todos os termos constantes no Acórdão do Tribunal de Recurso .
II. Recomendar a Sua Excelência, o Primeiro-Ministro, José Ramos Horta para:
1. Não interferir nos assuntos que digam respeito à vida partidária interna da FRETILIN;
2. Que as suas intervenções públicas não incluam promessas inviáveis às populações de modo a evitar o descrédito do governo da FRETILIN;
3. Que tome medidas concretas e imediatas no sentido de garantir a segurança das populações.
III. Criar a Comissão de Gestão das Eleições de 2007 e nomear como seus membros responsáveis:
1. José Reis : Director
2. Cipriana Pereira: Adjunta
3. Filomena de Almeida: Adjunta
.
8 comentários:
Dar-te-emos a mao para juntos sermos derrotados nas proximas eleicoes, mas com uma condicao: nada de "esquadroes da morte". Entendidos, "muchachos"?
Dialogar com a Fretilin renovador/mudanca? Ate que enfim que mostram alguma inteligencia (ainda que parcial) porque senao nem pensar nas eleicoes de 2007. No entanto o problema permanece. As condicoes impostas incidem exactamente sobre as areas de constestacao do grupo renovador. Nao me parece que eles irao aceitar a lideranca de Mari e Luolo porque essa eh a questao principal de constestacao.
Ena Pa!! A coisa ta PRETA!!! (Pra Fretilin de Maputo)
Nao foi a Fretilin de Maputo que disse que a Comissao Politica Nacional da fretilin devia considerar sancoes contra os "renovadores" que estavam a tentar realizar um congresso extraordinario?
Se agora consideram dialogo com eles eh porque esse grupo manda peso! Essa iniciativa dos Alkatiristas so da para entender que sem os "renovadores" a Fretilin vai estar em apuros nas proximas eleicoes.
So resta saber agora se eles vao aceitar que Mari Alkatiri continue a liderar a fretilin (duvido muito). Nao me admirava nada se me disserem que vai haver uma mudanca de lideranca como via de compromisso para a reunificacao do partido fretilin.
Querem ver?
Nao sonhem demais. A lideranca da Fretilin so esta a responder a um pedido deste grupo. Se pedem dialogo e' porque todos os outros caminhos que tentaram tem conduzido o mesmo grupo ao fracasso. E' preciso tornar claro que eles nada representam. Por isso mesmo no Congresso nem conseguiram ter o apoio para apresentar uma lista alternativa. Ou ja se esqueceram disso? Tudo esta errado - Se se aceita falar e' porque os "outros tem forca", se nao se fala e' porque a lideranca da Fretilin e' radical.
Nao tenham duvidas que e' com esta lideranca que a Fretilin vai ganhar as eleicoes de 2007.
Nao com antigos hansip ou outros que experimentaram prisoes indonesias por burla e outras atitudes identicas.
A abilidade de adaptacao as novas realidades politicas no pais ou a falta dela vao determinar a sobrevivencia ou extinacao da Fretilin como partido maioritario. Existe hoje no seio da Fretilin um "obstaculo" que poem em causa a coesao do partido. Cabe aos membros do partido saberem mostrar a sua inteligencia e travar compromissos que permitirao a reunificacao da fretilin.
Se nao o fizerem e optarem por manter posicoes intransigentes e prepotentes so irao criar uma maior clivagem entre as varias faccoes e "conquistar" a derrota em 2007.
Finalmente começam a ganhar algum juízo nessa cabecinha. Mas não chega...
Entao como e que e ?
Um membro do Governo e pior ainda, uma Funcionaria da EMBAAIXADA DE PORTUGAL, na Comissao das Eleicoes da Fretilin? Qual e afinal o Papel de Portugal? Ja agoram nomeiem o Embaixador Ramos Pinto, O Luis Almeida e o Joao da Alfandega.
Desde quando uma pessoa que trabalha numa embaixada não pode ter actividade política no seu próprio país??????????
Enviar um comentário