domingo, setembro 10, 2006

Barroso sensibiliza Indonésia para processo de estabilização

Notícias Lusófonas

O presidente da Comissão Europeia levantou hoje, em Helsínquia, a questão de Timor-leste num encontro que teve com o presidente da Indonésia, país que considera importante para a estabilização daquele território.


José Manuel Durão "Barroso levantou questão de Timor-leste porque considera importante o papel da Indonésia na estabilização de Timor-leste", disse uma porta-voz do responsável máximo do executivo comunitário depois do encontro.

Segundo a mesma fonte, Susilo Bambang Yudhoyono respondeu "muito positivamente" acrescentando que tem relações "excelentes" com o primeiro-ministro de Timor- leste, Ramos Horta, com quem vai continuar a trabalhar para desenvolver parcerias entre os dois territórios.

Durão Barroso insistiu durante a conversa para o "forte empenho" da Comissão Europeia em apoiar Timor-leste e o seu governo e recordou as várias medidas tomadas por Bruxelas para apoiar o território.

Bruxelas nomeou no início de Julho um enviado especial para Timor-Leste, o diplomata de nacionalidade portuguesa Miguel Amado, a quem cabe, entre outras tarefas, preparar a abertura de uma delegação do executivo comunitário em Díli.

O executivo comunitário também aprovou diversas ajudas de apoio técnico e à cooperação do território.

O encontro entre os presidentes da Comissão Europeia e da Indonésia teve lugar antes do início da Cimeira da Aseam que reúne chefes de Estado e Governo dos 25 da União Europeia, da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, formada por Brunei, Birmânia, Cambodja, Indonésia, Laos, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietname) e da China, Japão e Coreia do Sul.

Os chefes de Estado e de Governo da Asem (acrónimo inglês de Encontro Ásia Europa) e o presidente da Comissão Europeia irão debater durante dois dias temas tão variados como globalização, ameaça terrorista, energia, alterações climáticas, o falhanço das conversações para liberalização do comércio mundial, diálogo cultural e competitividade.

Segundo a mesma fonte comunitária, Susilo Bambang Yudhoyono aceitou o convite feito por Durão Barroso para visitar a sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, não tendo ainda sido marcada uma data para a deslocação.

Os actos de violência em Díli aumentaram a partir da fuga da prisão de Becora, no passado dia 30 de Agosto, do major Alfredo Reinado, líder dos militares sublevados que pressionaram a demissão do ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri.

Detido a 25 de Julho pelas forças australianas por posse ilegal de armas confiscadas horas antes pela GNR, Reinado evadiu-se juntamente com 56 detidos.

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Barroso, bem intencionado, quer minorar o domínio australiano em TL, aplicando a teoria de que dois "galos na mesma capoeira controlam-se um ao outro e contêm-se nos abusos", mas esqueçe-se que no meio ficam os timores e que são sempre eles que sofrem as consequências das lutas palacianas.
A U.E. tem é de apoiar seriamente e alargar os cordões á bolsa, aos técnicos, à construção de infraestruturas, etc.
Está provado de que quem tem interesses economicos em jogo não consegue ser isento, imparcial e justo... nem amigo a sério.
A U.E, pode ser a "boa samaritana" e o tampão da ganância que massacra o povo deste país.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.