domingo, setembro 10, 2006

Há 10 dias que se evadiram os reclusos de Becora, incluindo Reinado

E milhares de militares e polícias não apanharam nenhum?



NEM UM?!


.

6 comentários:

Anónimo disse...

Então não foi o Reinado que criou esta confusão toda a ver se esta trazeria as forças internacionais para Timor-Leste?

Anónimo disse...

Xanana foi capturado 16 anos depois de ter ido para o "ai laran". Dezenas de milhares de soldados indonesios procuravam-no por todo o lado. O povo apoiava-o tal como esta fazer com o Major Reinado. Nao apanharam o Xanana, tambem nao apanharao o Reinado porque o povo nao quer que tal aconteca. Assim nada feito para os dormem sonhando com a prisao do so called "Rebelde". Rai lulik ida ne nunca halo traisaun ba nia aswain sira.

Anónimo disse...

Coitdainho do Xanana... não foi apanhado? veja lá bem que foi apanhado sim senhor. Tão apanhado que acabou por servir ainda melhor os interesses de Timor. Mas Xanana não queria sair pacificamente do buraco? quem o pode dizer? quem fala? os que estavam com ele? então vejam lá as excelentes relações que os que estavam com ele têm e sempre tíveram com a vizinha Indonésia.......

E Xanana, que cedencias fez ele na prisão? lembram-se do apelo sentido para que os seus irmaos se entregassem? pois, Xanana um dia, já depois de 2000 disse em Dili que o tinha feito sem ser pressionado e que um dia a história lhe permitiria contar tudo. Não se retira importancia historica a Xanana, mas tambem não se lhe pode dar a importancia que nao tem e nunca terá. Xanana é uma imagem cnstruida por pessoas que o rodeavam tal como a hoje mulher "oficial" dele, mas havia outras "natachas". Uma imagem para consumo internacional que não corresponde às capacidades do rapazinho alexandre.

Quanto ao Reinado tudo é possivel num país com o nível de ignorantes em massa espalhados por metro quadrado. Reinado já deve ter comido uns coraçoes do inimigo para se tornar invencivel.

Já agora onde andam os tais salvadores da nação: L7, L4 e tantos outros?

Anónimo disse...

"E milhares de militares e polícias não apanharam nenhum?"

Ai Malai Azul! Fazer esta pergunta eh a mesmo que dizer que nao percebe a razao pela qual os indonesios nunca foram capazes de capturar todos os guerrilheiros durante a resistencia. Nao eh impossivel capturar o Major Alfredo mas eh dificilimo. Qualquer guerrilheiro timorense que o diga.

Quanto ao anonimo das 5:07:54 PM. Voce so diz asneiras!

Anónimo disse...

Caro anónimo das 06.57


Compreenderia o que afirma em relação ao Reinado e da impossibilidade, ou dificuldade, de o capturarem se ele tivesse absoluto apoio popular, como os guerrilheiros da resistência. Não é o caso. Sabemos em absoluto que não é o caso.
Ele não está evadido por patriotismo mas sim porque convém para a manutenção da instabilidade.
Além disso, o comandante das forças australianas diz que sabe onde ele está... Slat disse isso hem.
Pudera, foram eles que o puseram cá fora!
Acidentalmente, ou não, a GNR desmascarou-o e os australianos não tiveram outra hipotese senão detê-lo. O tribunal fez o resto.
Nesse momento, a estratégia australiana foi contrariada e agora está a ser reformulada para cumprir os objectivos delíneados pelos interesses da Austrália.
Ora, amigo, não seja tão ingénuo. Acredite que quando Reinado não servir aos australianos... vai aparecer defunto e pôdre algures no interior.

Anónimo disse...

Ao aninomo das 10:53:26 PM

Disse: "Acidentalmente, ou não, a GNR desmascarou-o e os australianos não tiveram outra hipotese senão detê-lo. O tribunal fez o resto."

Sabemos muito bem que nao foi acidental! Foi uma manobra calculada por parte dos que acharam que deviam tratar o caso de uma forma puramente legal relativamente a expiracao da amnestia quando a questao jamais devia ter sido considerada em isolacao das suas dimensoes politicas. A mesma asneira foi feita em relacao ao despedimento de mais de 1/3 de efectivos das forcas armadas. O governo tomou essa decisao sem ponderar sobre as possiveis consequencias practicas de tal decisao.
Houve quem tivesse avisado que devido as circunstancias, a questao nao podia ser vista do prisma puramente disciplinar no caso dos peticionarios, e legal no caso da detencao do Maj. Alfredo.

Quanto ao patriotismo a que se refere tudo depende do ponto de vista. Se voce acha que o uso ilegal das F-FDTL em 28 de Abril em Tacitolo para responder a uma questao de seguranca interna do qual resultou mortes de civis eh de se admitir num estado de direito entao a "desercao" do Maj. Alfredo foi um crime.

Mas para os que sao da opiniao de que a ordem ilegal dada pelo PM da altura, Mari Alkatiri, foi uma grave afronta ao estado de direito entao o Maj. Alfredo actuou em base de principio. Ou fazia o que fez, ou calava-se e anuia a esse crime.
O despedimento dos 600 soldados das F-FDTL foi de curta visao mas legal, mas a ordem de mobilizacao das F-FDTL por uma ordem unilateral do governo a 28 de Abril foi indiscutivelmente um crime contra o estado. Eh so ler a Lei Organica das Falinti-FDTL para se perceber isso.

Durante a resistencia timorense contra os indonesios em que muitos paises, incluindo a Indonesia, classificavam a guerrilha timorense como um movimento terrorista houve um ditado em Ingles que se tornou demasiado relevante para os timorenses.

"One man's terrorist is another man's freedom fighter".

Ou seja, O terrorista para uns eh o soldado da liberdade para outros. Tudo depende da sua perspectiva e daquilo que voce acha justificavel ou nao. Para muitos timorenses e nao timorenses o massacre de Tacitolo (fossem 5 ou 60 mortos) constituiu "state sponsored murder" (crime de estado).

Perante um crime de estado ha os que viram a cara e fingem nao saber de nada (foi o que o povo alemao fez em massa perante o exterminio dos judeus) e ha os que se levantam e resistem. Eh inconcebivel fazer uma comparacao entre os crimes nazis com o Tacitolo mas somente quero dar um exemplo que quando os cidadaos de um pais fecham os olhos aos crimes de estado o mesmo deixa de ser um estado de direito.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.