quarta-feira, julho 12, 2006

Posse restantes membros do novo governo adiada para 5ª feira

Díli, 11 Jul (Lusa) - A posse dos restantes membros do II Governo Const itucional de Timor-Leste foi adiada de quarta para quinta-feira, anunciou hoje o gabinete do primeiro-ministro, José Ramos-Horta, sem adiantar razões para a alteração.

Em comunicado enviado à Lusa, o gabinete do primeiro-ministro indica também que o Presidente da República, Xanana Gusmão, vai receber quarta-feira representantes dos partidos políticos.

Segunda-feira, Xanana Gusmão empossou Ramos-Horta (independente) no car go de primeiro-ministro e Estanislau da Silva (FRETILIN) e Rui Araújo (independente) como primeiro e segundo vice-primeiros-ministros, respectivamente.

A formação do novo governo, na sequência da demissão de Mari Alkatiri do cargo de primeiro-ministro, a 26 de Junho, suscitou críticas dos dois maiores partidos da oposição, o Partido Democrático (PD) e o Partido Social Democrata (PSD), que defendem a dissolução do Parlamento Nacional e a convocação de eleições antecipadas.

A FRETILIN tem a maioria no Parlamento Nacional, com 55 dos 88 deputados, enquanto que o PD tem sete e o PSD seis.

No comunicado enviado hoje à Lusa, o gabinete de Ramos-Horta anuncia também que o primeiro Conselho de Ministros vai realizar-se quinta-feira à tarde ( hora local).

Ainda segundo o comunicado, o Conselho de Ministros debaterá na sua primeira reunião o Orçamento de Estado (OE) para o ano fiscal iniciado a 1 de Julho .

O OE deverá prever despesas de igual valor, 315 milhões de dólares (247 ,3 milhões de euros), à proposta de lei que o anterior executivo entregou no Par lamento, mas que deixou de ter existência legal com a queda do governo.

O anúncio de que a verba não deveria sofrer alterações foi avançado recentemente por Ramos-Horta, que coordenou o anterior executivo na sequência de Alkatiri se ter declarado incapaz de continuar a assegurar a gestão governativa até à posse do novo governo.

Mari Alkatiri demitiu-se na sequência do "braço de ferro" com o Preside nte Xanana Gusmão, no âmbito da crise político-militar em que Timor-leste mergulhou desde finais de Abril.

EL.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.