quarta-feira, julho 12, 2006

Durão Barroso esperançado em solução crise com nomeação Ramos-Horta

Bruxelas, 12 Jul (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, congratulou-se hoje, em Bruxelas, com a posse de José Ramos-Horta como primeiro-ministro de Timor-Leste, considerando que a escolha traz "esperança para um a solução à recente crise" no país.

"A Comissão Europeia espera que o novo gabinete seja formado o mais rapidamente possível, de forma a que seja iniciado o processo de estabilização", se gundo um comunicado de José Manuel Durão Barroso e do comissário europeu para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Louis Michel.

Bruxelas recorda que tem sido um parceiro comprometido em Timor-Leste e assegura que irá apoiar o novo governo nos esforços para ultrapassar a actual crise.

O presidente da Comissão Europeia nomeou a semana passada um enviado especial ao território, Miguel Amado.

Segunda-feira, Xanana Gusmão empossou Ramos-Horta (independente) no cargo de primeiro-ministro e Estanislau da Silva (FRETILIN) e Rui Araújo (independe nte) como primeiro e segundo vice-primeiros-ministros, respectivamente.

A posse dos restantes membros do II Governo Constitucional de Timor-Les te, que estava prevista para hoje, foi adiada para quinta-feira, anunciou terça- feira o gabinete de José Ramos-Horta, sem adiantar razões para a alteração.

A formação do novo governo, na sequência da demissão de Mari Alkatiri d o cargo de primeiro-ministro, a 26 de Junho, suscitou críticas dos dois maiores partidos da oposição, o Partido Democrático (PD) e o Partido Social Democrata (P SD), que defendem a dissolução do Parlamento Nacional e a convocação de eleições antecipadas.

...
FPB.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.