terça-feira, maio 23, 2006

O que se passou na proposta do Consórcio Galp/ Petrobrás/ Petronas?

Amanhã tentaremos perceber como é que um consórcio liderado por duas empresas de países da CPLP apresentam uma proposta quatro vezes e meia inferior à da vencedora ENI.

Apresentaram uma proposta para perder.

Porquê?

4 comentários:

Anónimo disse...

Só quando o petróleo começar a jorrar se saberá... Até lá, não adianta estar a fazer "palpites". E deixemo-nos de paternalismos de que Timor NÃO precisa. A decisão só podia ser comercial e se nesta perspectiva se entendeu que Angola é mais interessante, assim seja!

Anónimo disse...

E achas que os italianos da ENI têm algum interesse que não seja comercial em Timor???????????????

E desde quando é paternalismo investir em Timor??????????????

E lá porque temos interesses no petróleo em Angola não podemos ter em Timor???????????????

Como temos na Nigeria, Brasil e por aí fora???

Ou que "favor" e por quanto o fizemos aos italianos?????? Se calhar até foram eles que "encomendaram", por acaso são dos maiores accionistas da ... GALP Energia!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Calma gente! O que está em causa neste momento não é (ainda) explorar petróleo mas sim saber se ele está lá ou não...
E quanto ao paternalismo, é evidente que não me referia a investir em Timor mas sim achar que, devido às nossas relações, as empresas portuguesas são obrigadas a investir lá. E este debate parece que parte do princípio de que temos essa obrigação. Não temos e os timorenses são, provavelmente, os primeiros a considerar que não a temos. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa...

Anónimo disse...

A Petrobrás está a investir em Colômbia, terra daquele ditadorzinho filhote do Chavez, da Venezuela. E o CUmpanheiro Lula acha que o Timor está muito longe - ele terá que levar muita cachaça à bordo do aeropinga 51 e chegará bêbado demais para agradecer ao povo timorense pela Ayusca nossa de cada dia...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.