Timor-Leste: Tiros em Fatuhai entre militares... (ACTUALIZADA)
Díli, 23 Mai (Lusa) - Efectivos militares e forças do major Alfredo Reinado envolveram-se hoje em confrontos na zona de Fatuhai, na saída leste de Díli, disse o major à Agência Lusa.
"Os confrontos provocaram dois ou três mortos do lado das forças armadas e nenhum dos meus homens foi atingido", acrescentou o major Alfredo Reinado.
Os confrontos terão começado às 11:30 horas locais (03:30 horas de Lisboa), precisou aquele oficial, que no passado dia 03 de Maio abandonou a cadeia de comando.
Desconhece-se ainda a intensidade dos confrontos, mas de acordo com fonte da polícia timorense, a zona tem sido palco desde a noite de domingo de escaramuças envolvendo grupos de jovens, que apedrejam as viaturas que passam na estrada que liga Bécora, a cinco quilómetros do centro de Díli, a Metinaro.
A mesma fonte acrescentou que não há efectivos da Polícia Nacional de Timor-Leste envolvidos nos confrontos, que opõem militares das forças armadas e um número ainda desconhecido de homens comandados pelo major Reinado.
"Temos conhecimento da chegada de duas ou três viaturas de transporte de pessoal, com efectivos das forças armadas, que entraram em confronto directo com os homens comandados pelo major Reinado", precisou a fonte.
Das escaramuças registadas segunda-feira resultou a destruição de duas casas.
Os confrontos envolveram número indeterminado de efectivos das forças armadas e também número indeterminado de homens comandados pelo major Reinado, entre os quais civis armados.
Entretanto, os civis presentes no início da subida de Bécora, zona onde se aglomeram táxis e autocarros que fazem a ligação entre Díli e o interior de Timor-Leste, estão a ser retirados.
Fonte da polícia timorense disse no local à Agência Lusa que há até agora registo de três feridos, designadamente dois militares e um civil, desconhecendo se alguém do lado do major Reinado foi atingido.
Nesta zona situa-se a prisão de Bécora a cinco quilómetros do centro de Díli.
Fatuhai, a área onde se verificaram os confrontos de hoje, localizada a sensivelmente 10 quilómetros do centro de Díli, situa-se a meio da subida da encosta, e nessa zona localizam-se as antenas de transmissão de telecomunicações e de distribuição do sinal de televisão e rádio.
RBV/EL/GCS.
terça-feira, maio 23, 2006
Lusa no local do confronto em Fatuhai
Por Malai Azul 2 à(s) 13:23
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário