terça-feira, maio 23, 2006

Quatro feridos

Timor-Leste: Tiroteio entre forças armadas e ex-militares em Bécora, 4 feridos

Díli, 23 Mai (Lusa) - Pelo menos quatro pessoas ficaram hoje feridas na sequência de tiroteios em Bécora entre ex-militares contestatários e as forças armadas timorenses, que entraram em acção para ajudar a Polícia Nacional, disseram fonte policiais e médicas.

As forças armadas envolveram-se numa troca de tiros com um número indeterminado de ex-militares contestatários, acompanhados por civis armados, liderados pelo major Alfredo Reinado, oficial que no passado dia 03 abandonou a cadeia de comando.

O director do Hospital Nacional Guido Valadares, António Caleres, disse à Lusa que deram entrada naquela unidade quatro feridos, dois deles pertencentes às forças armadas.
Esta é a segunda vez no prazo de 25 dias que as forças armadas timorenses entram em acção para ajudar a restaurar a ordem pública.


A primeira vez foi a 28 de Abril, quando os militares ajudaram a conter os participantes de uma manifestação convocada por ex- militares, que protestavam contra alegadas discriminações no seio da instituição.

Nessa ocasião cinco pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

A intervenção das forças armadas decorre de concertação prévia entre o primeiro-ministro e o presidente da República, como prevê a Lei Orgânica das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL).

Os efectivos das forças armadas foram comandados num primeiro tempo pelo coronel Lere Anan Timor, chefe do Estado-Maior das F-FDTL, tendo posteriormente as operações sido dirigidas no terreno pelo major Maubuti.

Os confrontos de hoje ocorrem cerca de 72 horas depois do final do congresso da FRETILN, o partido no poder, que foi marcado pela reeleição de Mari Alkatiri para a liderança.

A Lusa contactou o gabinete do primeiro-ministro, que respondeu estar a preparar para mais tarde uma reacção ao sucedido hoje em Bécora, um bairro junto à saída leste da capital.
Apesar dos incidentes em Bécora, a situação na capital é calma.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.