Angola Press
Dili, 17/12 - O Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, manifestou-se domingo "muito irritado" por o major rebelde, Alfredo Alves Reinado, não ter aparecido em Díli para as conversações de reconciliação para as quais o convidara, informou hoje o diário on line "A Semana".
“Não brinque comigo. O Xanana de hoje é diferente do Xanana do passado”, avisou o antigo Presidente, referindo-se à muita condescendência que tem tido para um homem que há mais de um ano anda a monte e em relação ao qual o Governo estabeleceu um grupo de contacto chefiado pelo secretário de Estado para a Segurança.
As autoridades tinham dado ordens para que as forças de segurança não perseguissem o renegado, que periodicamente tem dado longas entrevistas a alguns órgãos de informação, designadamente australianos. E haviam dito preferir ouvir tanto as suas reivindicações como as dos antigos soldados afastados do Exército por um anterior Executivo, que era da responsabilidade da Fretilin.
Reinado fez saber pelo seu advogado que só iria agora a conversações se fosse libertado um dos seus partidários; e Xanana respondeu que o problema não é com ele mas com a justiça.
segunda-feira, dezembro 17, 2007
Timor-Leste: Reinado continua a desafiar o Estado timorense - Xanana Gusmão
Por Malai Azul 2 à(s) 20:38
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
1 comentário:
Xanana tem criado os gangs para destabilisar as actividades eleitorais as eleicoes nao foram totalmente livres.Houve intimidacoes destes grupos e tambem com ligacoes ao Alfredo filiados a PD em Ermera com a ajuda da presenca das forcas internacionais e em Liquica com o Railos.Ate agora andam armados com autorizacao do Xanana.Alguns consideram guardas pessoais civis armados de pistolas.Tem elementos espalhados em todo o Dili para actos de violencia e intimidacao.Os que formaram o tal dita AMD no parlamento foram coargidos e forcados a fazer aquilo que ele queria sao ameacados.
Adeus
Enviar um comentário