terça-feira, outubro 30, 2007

Falta de manutenção de geradores criticada

Lusa / AO online
Internacional 2007-10-29 10:54

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, afirmou ter ficado "assustado" após uma visita à central de produção de energia da Electricidade de Timor-Leste (EDTL), em Comoro, Díli, onde a maioria dos geradores está sem funcionar por falta de manutenção.

Durante a visita, Xanana Gusmão interrogou os responsáveis da nova empresa que gere a central, a Manitoba Hydro International, sobre as razões do racionamento na rede pública da capital.

"Dos oito geradores oferecidos pela Noruega a Timor-Leste, apenas três estão a funcionar", explicou Xanana Gusmão, insistindo em mostrar as máquinas avariadas à imprensa, uma por uma, no meio do ruído ensurdecedor da central.

Xanana Gusmão anunciou que vai propor em Conselho de Ministros, na próxima quarta-feira, que "os clientes com mais dinheiro" da EDTL paguem tarifas mais caras de electricidade ou que recorram aos seus próprios geradores a gasóleo.

Entre esses clientes estão "empresas, hotéis e restaurantes".

O primeiro-ministro lançou também um apelo para a contenção do consumo, propondo que os serviços públicos reduzam drasticamente o uso de aparelhos de ar condicionado.

Xanana Gusmão deixou uma "recomendação" para a Manitoba Hydro no final da sessão de perguntas: "Ou fazem o vosso trabalho ou são despedidos".

O aviso foi repetido no momento do último aperto de mão com o director da empresa canadiana, no final de uma visita em que Xanana Gusmão falou com indignação - até ficar rouco - do estado em que se encontra a central da EDTL.

"O senhor entende? Como se diz na nossa terra: saaaai!", afirmou Xanana Gusmão, para gáudio dos mecânicos da EDTL que, no final da visita, rodeavam e ouviam o primeiro-ministro como as tropas ouvem um comandante.

"Isto não é culpa deste governo mas do governo anterior, que não tinha competência nem espírito para realizar a manutenção de máquinas que nos foram oferecidas", acusou o primeiro-ministro.

"Os geradores estão estragados, como os Tata que estão arrumados a um canto", ironizou Xanana Gusmão, numa alusão aos veículos de fabrico indiano adquiridos pelo governo da Fretilin para o Estado timorense.

NOTA DE RODAPÉ:

Os ricos que paguem a crise?!.. E depois propõe a abolição de impostos como incentivo ao investimento...

Populismo ou santa incompetência...

2 comentários:

Anónimo disse...

"Isto não é culpa deste governo mas do governo anterior, que não tinha competência nem espírito para realizar a manutenção de máquinas que nos foram oferecidas"

Mas o seu governo anterior foi o do Horta, ou já estará esquecido. É que foi ele próprio quem escolheu o Horta depois de forçar a resignação do Mari já lá vai quase um ano e meio.

Anónimo disse...

"Mas o seu governo anterior foi o do Horta ...". Pois foi, dizia ele que o Mari Alkatiri era incompetente e ele era o Einstein de tudo mas nenhum problema foi resolvido, nenhum mesmo. O problema dos peticionarios, o problema dos deslocados, o problema do Alfredo Reinado e demais problemas, nenhum pingo destes problemas foi resolvido.

Na campanha presidencial, prometeu tanta coisa ao povinho entre outros a questao da seguranca e estabilidade a que directamente relacionada com a do Alfredo Reinado mas depois de chegar ao poder entregou-a ao Governo.

Para ganhar votos, foi ele quem encorajou a populacao para consumir electricidade sem pagar. Apresentou-se como defensor dos pobres e defendeu que o povinho nao deve pagar electricidade e que toda a gente tem direito a electricidade. Quem esta tramado e Xanana.

Para tramar ainda mais o Xanana, ele nomeou a sua esposa Kirsty Sword como embaixadora da educacao. O mesmo modelo foi aplicado para tramar Mari Alkatiri ao nomear o seu irmao mais velho ser embaixador de TL para a Malasia.

Tentou tambem tramar o Taur Matan Ruak ao canditar o TMR para Presidente da Republica, mas esse nao pegou. Mario Carrascalao, na altura, denunciou este jogo sujo do Ramos Horta. Eh sempre o mesmo.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.