terça-feira, outubro 30, 2007

Timor-Leste: "Cortes de luz vão continuar", diz responsável da central de Díli

Lusa - 29 de Outubro de 2007, 13:13

Díli - Os cortes de energia que afectam Díli desde final de Setembro "vão continuar", afirmou à Agência Lusa o responsável da empresa que gere a produção e abastecimento de electricidade na capital.

"Os quatro geradores que vão ser comprados este ano serão para permitir a manutenção dos que estão a funcionar agora", anunciou à Lusa o director em Timor-Leste da empresa canadiana Manitoba Hydro International, Sabir Hussain.

A Manitoba Hydro tem o contrato da gestão da produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia eléctrica desde o dia 01 de Setembro de 2007, sucedendo à Companhia de Electricidade de Macau (CEM).

Sabir Hussain referiu que a central da Electricidade de Timor-Leste (EDTL) em Comoro, a única da capital, tem uma capacidade instalada de 27,95 megawatts mas apenas 15,25 MW de potência disponível.

A capacidade real é ainda menor, de apenas 8,1 MW, já que, nos últimos dois meses, avariaram dois geradores, um de 4,7 MW de potência e outro de 2,4 MW.

Dos 14 geradores instalados na central de Comoro, apenas 7 estão operacionais, adiantou à Lusa o responsável da Manitoba Hydro.

"Em cinco anos, não há memória de manutenção dos geradores existentes na central da EDTL", afirmou Sabir Hussain à Lusa, para explicar a situação em que se encontra a principal unidade produtora de energia do país.

"Apenas um gerador teve a manutenção geral".

"Estamos numa situação muito apertada porque o consumo não pára de aumentar, em parte devido às baixadas ilegais", afirmou Sabir Hussain.

O Orçamento Geral do Estado para o período transitório de Julho a Dezembro de 2007 contempla a compra de quatro geradores novos, que custarão quatro milhões de dólares.

O respectivo concurso público já foi aberto.

Sabir Hussain explicou que estes geradores são unidades pequenas, aquelas que podem chegar até ao final do ano, "na melhor das hipóteses mas sem garantias de entrega".

"Unidades grandes, de 4,7 MW ou maiores, não estão disponíveis no mercado e a sua encomenda leva entre ano e meio a dois anos a ser concretizada", adiantou o responsável da empresa canadiana.

"Não é como ir ali à loja e comprar um electrodoméstico".

O primeiro-ministro, Xanana Gusmão, visitou hoje a central da EDTL e ficou "assustado" com as "máquinas estragadas".

Xanana Gusmão anunciou que vai propor em Conselho de Ministros a redução drástica do consumo de electricidade nos serviços públicos e o aumento de tarifas para os "clientes com mais dinheiro".

Um técnico que trabalhou para a CEM na EDTL explicou à Lusa que "o governo anterior não quis investir mais na central de Comoro".

O mesmo técnico sublinhou que o contrato da CEM não era de concessão, "apenas de gestão", e que a empresa de Macau "não tinha controlo sobre os recursos humanos nem sobre as finanças", competências exercidas pelo governo.

"Mesmo as compras de peças era um processo moroso", explicou a mesma fonte.

A central de Comoro fornece energia a toda a população da capital, até Dare (a sul), Metinaro (leste) e Maubara (oeste).

Antes da crise política e militar de 2006, a EDTL tinha, só em Díli, 25 mil clientes no sistema de pré-pago, e 500 com contadores convencionais.

Os geradores mais antigos da central foram instalados nos anos 1980 e outros são do início dos anos 1990.

O gerador mais recente foi instalado este ano e outro estava em funcionamento apenas desde Janeiro de 2006.

PRM-Lusa/fim

1 comentário:

Anónimo disse...

Xanana Gusmão, Primeiro-ministro, disse que "hotéis, restaurantes e empresas vão pagar a electricidade mais cara".
Primeira medida verdadeiramente comunista deste governo e primeiro-ministro, que acusava a fretilin de comunista! Agora sim, os ricos que paguem a crise! Venha investir em Timor-Leste, diz o PR: pague a electricidade dos outros, porque nós não temos competência para pôr cada um a pagar o que gasta...
Populismo, populismo, medidas concretas e acertadas nada, pobre Timor, triste fim vais ter...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.