terça-feira, outubro 30, 2007

Timor-Leste: Corpo do "ressuscitado" Vicente Reis trasladado do sul para o leste

Lusa - 28 de Outubro de 2007, 10:15

Díli - As ossadas de Vicente Reis, antigo dirigente da resistência, morto em 1979, foram trasladadas hoje de Same (sul) para Bucoli (leste), afirmou à Agência Lusa o deputado da Fretilin e ex-ministro José Teixeira.

"Os restos mortais do saudoso Vicente Reis 'Sa'he' foram mostrados e homenageados sábado à noite numa cerimónia muito emotiva", declarou José Teixeira à Lusa.

A cerimónia coincidiu com o último dia do retiro do Comité Central da Fretilin, denominado "Retrospectivas e Perspectivas", iniciado dia 25 de Outubro na aldeia de Fahe Luhan, em Holarua, distrito de Manufahi.

A homenagem a Vicente Reis "Sa'he" (o nome que tomou do avô) decorreu na presença do irmão José Reis, dirigente da Fretilin, e de vários outros familiares.

José Teixeira sublinhou que "os planos para trasladar os restos de Vicente Reis para Bucoli têm mais de dois anos".

O antigo Comissário Político Nacional, segunda figura da resistência desde 1977 sob a liderança do Presidente Nicolau Lobato, morreu numa emboscada nas montanhas de Manufahi e foi enterrado numa montanha chamada Casa dos Morcegos.

A figura de Vicente Reis protagonizou, nos últimos dias, uma disputa insólita entre a sua família e um grupo de veteranos da rede clandestina, que afirmam que o líder não morreu e que anunciavam para sábado, 27 de Outubro, o seu aparecimento em Díli.

Bucoli, a cerca de dez quilómetros de Baucau, é a aldeia onde vive o pai de Vicente Reis e onde, segundo José Teixeira, "os restos do saudoso estão a ter o respeito da família".

PRM-Lusa/fim

1 comentário:

Unknown disse...

Abençoai Senhor a este Teu Servo, Vicente Reis ,que nas montanhas de Same e de Tatamailau lutou pela independência do Teu querido e mártirizado povo de Timor. Que o Senhor lhe conceda um lar de muita paz , Amém

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.