segunda-feira, outubro 15, 2007

Dos Leitores

Malai Muti deixou um novo comentário na sua mensagem "ENTREGÁMOS TIMOR-LESTE À AUSTRÁLIA?":

Exmº Senhor CobraMalai.

Parece-me que afirmar pura e simplesmente que os Juízes estão em Timor por motivações económicas, parece-me pouco ético e reprovável.

Acho que fala do que não sabe.

Não me quero alongar muito neste ponto, mas tenho que lhe referir que os juízes não estão a ganhar o dinheiro que menciona.

Nos "quadros" da ONU existe muita gente com cargos e posições que nada fazem e recebem balúrdios, esses sim, deveriam ser trocados por outros... mas parece-me ser essa a cultura da ONU!!

Como sabe a estrutura de um estado assenta em alguns pilares, como a segurança, o governo/parlamento e a justiça. Se estiver recordado, em Maio de 2006 o "golpe" só não se concretizou devido à dedicação, com muitos sacrifícios, muito para além do que lhes podia ser pedido, que juízes e oficiais de justiça portugueses, aguentaram a crise e as muitas pressões para manter esse pilar, a Justiça de pé!! Pois os outros, já tinham ruído!!!

Afinal, não fosse isso e o Estado Timorense teria ruído e... a legitimação total para a OCUPAÇÃO australiana!!! Foram esses que lutaram e aguentaram pressão para que Timor e as suas instituições e lideres pudessem reagir ao ataque que sofreram!

Infelizmente, os líderes e a estrutura do estado não consegui superar a crise. Pelos poucos escrúpulos de alguns dos seus lideres e por uma estrutura das instituições do estado muito tenrinha, pressionáveis e frágil devido ao pouco tempo de vida das mesmas!!



Sim, atente na palavra "ocupação", porque perante a Lei Internacional é essa a realidade em que Timor se encontra!!! Não quero fazer futurologia, mas acredite, dentro de algum tempo ainda vai ouvir algum líder timorense na ONU a pronunciá-la!!!

A "ajuda" australiana chega a Timor e... no aeroporto, antes de saírem dos aviões... trazem consigo um acordo exorbitante e dizem... os assinam conforme queremos ou vamos embora!!!!! Acho que foi Ramos Horta que tratou do assunto...

Depois dos acontecimentos do final de Maio/2006, na altura da evacuação da ONU e outros para a Austrália... estava um avião pronto para sair da Austrália com pessoal para tomar conta da Justiça?? Será que são adivinhos????

Assim que chegaram a Timor, para além do acordo que lhes dava para tudo e mais alguma coisa, quiseram também que o parlamento aprova-se leis de emergência para colocarem em vigor um código penal e processual penal escolhido por eles???!!


Como é que explica que a ajuda militar australiana, com cerca de 1000 efectivos e mais não sei quantas dezenas/centenas de policias e não tenha trazido qualquer segurança ao país e maxime a Dili???

Com a chegada da GNR, com cerca de apenas 100 operacionais!!! Conseguem trazer segurança a Dili??

Diga lá, Sr CobraMalai, a culpa é dos Juízes e pessoal da Justiça??????? Francamente...

Saudações Cordiais, afinal temos liberdade de expressão, mas eventuais desonestidades intelectuais, não obrigado!!

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.