segunda-feira, outubro 15, 2007

Dos Leitores

H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "UE/CEDEAO: Até Dezembro serão assinados quatro Aco...":

Espero que o Malai Azul continue este trabalho excelente de denunciar aquilo que estranhamente a comunicação social portuguesa está silenciando.

Todos nós temos relações mais calorosas com umas pessoas do que com outras, o que é natural. Parentes, amigos, colegas, alguns deles são objecto de uma amizade especial que materializamos em gestos e palavras.

Assim também é entre os povos. Há países com os quais Portugal tem um relacionamento especial, por várias razões: históricas, estratégicas, políticas, afectivas.

Por isso, a "cooperação" portuguesa não é mais do que a expressão desse relacionamento especial. Ela deve ser encarada como uma forma de dar corpo e significado a essas relações e não como um "frete", uma obrigação quase burocrática só para não parecer mal perante a comunidade das nações.

Como tal, a "cooperação" portuguesa com esses países que são especiais para Portugal deve ser desinteressada e vista como uma dádiva de quem tem mais a quem tem menos, e não como um item contabilístico medido em milhões de dólares, perdido no oceano de um qualquer orçamento geral do Estado.

1 comentário:

Anónimo disse...

CPLP manifesta solidariedade com Timor e apela à paz

Diário Digital / Lusa

15-10-2007 7:32:00

Os deputados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) manifestaram hoje, na resolução final do VI fórum parlamentar, que decorreu sábado e domingo em Bissau, Guiné-Bissau, solidariedade ao povo de Timor-Leste e apelaram à paz no país.

«O VI Fórum dos Parlamentos de Língua Portuguesa manifestam solidariedade ao povo timorense e convidam todos os actores políticos de Timor-Leste a enveredarem pelo caminho da paz e do diálogo, como factores indispensáveis para uma verdadeira reconciliação», refere o documento das resoluções finais do VI Fórum parlamentar da CPLP.

Os deputados da CPLP encorajam o «povo timorense e as suas instituições democráticas a prosseguirem na via da paz e da reconciliação enquanto elementos imprescindíveis à reconstrução do país e à obtenção do bem-estar e progresso para todos os timorenses», acrescenta o documento, que, por outro lado, reconheceu sinais de mudança na Guiné-Bissau.

«Na Guiné-Bissau há sinais de mudança na forma de agir e de pensar para o caminho do entendimento e verdadeira reconciliação, pelo que se convida todas as partes da privilegiarem a via do diálogo e da legalidade«, sublinha o documento.

As resoluções finais do fórum parlamentar da CPLP referem também a necessidade dos parlamentos da comunidade darem maior atenção aos aspectos relacionados com a cidadania e circulação de pessoas entre Estados-membros, recomendando a adopção pelos países do Estatuto de Cidadão CPLP.

Os deputados recomendaram ainda aos Estados-membros para darem especial atenção ao problema do vírus da SIDA, através »da adopção de novas leis que visem conseguir reforçar as dotações orçamentais destinadas ao combate da doença«.

Os deputados da CPLP decidiram que o VII Fórum Parlamentar da organização vai realizar-se em São Tomé e Príncipe, próximo país a assumir a presidência daquele órgão da organização.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.