quinta-feira, agosto 30, 2007

Secretismo é garante do sucesso do governo

Timor Lorosae Nação – Quarta-feira, 29 de Agosto de 2007
Já há governo e programa de governo!

Malae Belu

Desiludam-se aqueles que pensam que os governantes não têm um programa delineado e a cumprir, evidentemente que têm. Desiludam-se aqueles que pensam que este primeiro-ministro imposto pelo PR vai apresentar esse programa de governo à Assembleia da República de Timor-Leste, porque não vai.

Acontece que o programa é secreto e a maior parte dos ministros e secretários de estado desconhecem-no. É muito mais provável que este programa de governo seja apresentado em derradeira forma e aprovado na Austrália... se agradar a Howard.

Qualquer timorense devia saber isto porque é uma questão básica. Com isso poupará muitos neurónios, muita saliva ou os dedinhos no teclado ou na caneta, É inútil andarem constantemente a perguntar pelo programa do governo xananista.

Esperemos que tenham entendido.

Evidentemente que será apresentado um suposto programa de governo no parlamento timorense, mas será somente para cumprir o ritual e possibilitar à oposição desenferrujar a língua, nada mais.

Como querem que um documento secreto seja discutido no parlamento?

Também com alguma insistência afirmam os detractores do governo xananista que o PM ainda nem sequer tem o governo completamente formado.

Espanta-me o facto de tais afirmações e das conotações que logo fazem sobre as incapacidades de Xanana para liderar seja o que for que requeira o intelecto.

Evidentemente que já há um governo completamente formado, aquilo que ainda não está completo é quem aceitará dar a cara por certos governantes que já aceitaram os cargos e já trabalham... secretamente na Austrália.

Por exemplo: o secretário para os petróleos e gases é o Andrew MacMillen, de Camberra, mas a dificuldade é encontrar um sujeito timorense que aceite fazer-se passar pelo personagem desse cargo.

Se as coisas são simples porque estarão sempre a complicá-las e a dizer aquilo que não é?

Somente com espírito colaborativo e esclarecedor solicitei a um amigo bem colocado na esfera política australiana que me ceda a lista dos nomes dos verdadeiros ministros e restantes membros do governo timorense e os respectivos "fantasmas", "duplos" ou "fantoches" de nacionalidade timorense.

Julguei que essa listagem me chegasse às mãos mais rapidamente mas assim não está a acontecer... porque é secreta.

Pensa o tal meu amigo bem colocado que irá conseguir e eu dou-vos a garantia de que aqui a publicarei, correndo todos os riscos inerentes a tal atitude.

Muitos prometem, Malae cumpre.

Peço que até lá não falem daquilo que não sabem. Portem-se bem e falem só daquilo que Xanana quer que falem.

Saibam respeitar o secretismo que garantirá o sucesso do governo... para bem de todos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Really impressive! Parabéns, Malai. Grande abraço. Saudades. M.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.