quinta-feira, agosto 30, 2007

Ministro australiano vai ao Timor para conhecer novo governo

Lusa Brasil – 29 de Agosto de 2007 - 09:45

Lisboa - O ministro das Relações Exteriores australiano, Alexander Downer, visita o Timor Leste na quinta-feira para estabelecer contatos com o novo governo timorense e participar nas celebrações do aniversário do histórico referendo de 1999.

Em um comunicado divulgado nesta quarta-feira pelo ministério, o chefe da diplomacia australiano informa que estará em Díli para "conhecer membros do novo governo e participar nas celebrações de comemoração do aniversário da histórica consulta popular de 1999, na qual a maioria dos timorenses votou pela independência".

"Durante a minha visita terei reuniões com o presidente [José] Ramos-Horta, com o primeiro-ministro Xanana Gusmão, com outros líderes timorenses, com o representante especial do secretário-geral das Nações Unidas em Timor-Leste, Atul Khare, e com membros das Forças de Estabilização Internacionais (ISF, da sigla em inglês) lideradas pela Austrália", afirmou o ministro no comunicado.

"Espero ter discussões construtivas com os membros do governo e fortalecer as nossas relações bilaterais", disse Downer.

Esta será a primeira visita de um membro do governo australiano a Timor Leste desde a posse de Xanana Gusmão como primeiro-ministro e ocorre no mesmo dia em que o secretário de Estado das Relações Exteriores e da Cooperação português, João Gomes Cravinho, inicia uma visita de cinco dias ao país.

Na quinta-feira, Cravinho participa como convidado de honra nas comemorações do aniversário do referendo de 1999, que acontece no Parlamento timorense.

A Austrália tem atualmente 850 militares na ISF, que apóia a polícia das Nações Unidas (Unpol) na manutenção da segurança no Timor Leste. Além desses militares, o governo australiano enviou ainda mais 50 policiais para integrarem a Unpol.

Para o período 2007-2008, a Austrália prevê gastar cerca de 72,8 milhões de dólares australianos (R$ 118,2 milhões) em ajuda para o desenvolvimento do Timor Leste.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.