sexta-feira, junho 01, 2007

Xanana Gusmão tece duras críticas à Fretilin

Lusa – 31 Maio 2007

O líder do CNRT, Xanana Gusmão, teceu hoje duras críticas à governação da Fretilin, considerando que o partido "não tem visão de médio/longo prazo" e que o fundo petrolífero referente ao Mar de Timor-Leste "não significa desenvolvimento".

Numa entrevista à Agência Lusa em Baucau, segunda cidade timorense, onde se encontra no seu terceiro dia de campanha para as legislativas de 30 de Junho, o presidente do Congresso Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) e ex-chefe de Estado acusou a Fretilin de não ter um programa para os problemas do país.

"O fundo petrolífero não é desenvolvimento e visão não é plano. (Na qualidade de chefe de Estado timorense - 2002/07) Andei sempre a pedir (ao executivo da Fretilin) qual era o plano do Parlamento e do governo", disse Xanana Gusmão, defendendo que a Assembleia da República timorense "apenas serviu para cerrar os punhos e dar saudações".

"(A Fretilin) Respondia que o plano está na visão. Visão não é plano. A Fretilin não tem médio/longo prazo", respondeu Xanana, quando questionado sobre as opções estratégicas do governo que, de 2002 a 2006, foi liderado pelo secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri.

Para Xanana, que deixou a presidência de Timor-Leste a 20 deste mês, o fundo petrolífero "não é desenvolvimento". "É apenas um factor, aliciante às vezes, que pode alicerçar um programa de desenvolvimento", acrescentou, lembrando que as futuras gerações estão em risco.

"O fundo tem dinheiro para a futura geração, mas a futura geração é doente, analfabeta e morre. Será o fundo para os netos deles?", questionou o ex-Presidente timorense.

Na entrevista à Lusa, concedida no final de um concorrido comício em Baucau, em que também discursaram dois líderes do Grupo de Mudança da Fretilin, o coordenador do grupo, Vítor da Costa, e o ex-chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres, Xanana reiterou ser candidato a primeiro-ministro. "Como cabeça-de-lista do CNRT, sou candidato a primeiro-ministro se o partido vencer as eleições" legislativas de 30 de Junho, afirmou à Lusa naquela cidade situada 150 quilómetros a leste de Díli. Não estou a correr atrás do poder, mas quero arrebatar o poder a pessoas que não têm sensibilidade nenhuma", acrescentou Xanana Gusmão.

10 comentários:

Anónimo disse...

xanana vai ja descansar que a tua historia de aldravissas sabemos detalhadamente desde guerrilheiro no mato em xipinang e agora em Timor Leste.

Anónimo disse...

A critica de XANANA a Fretelin nao amedronta o partido.
Nao e facil governar um pais comecando com o ZERO como Xanana vivia na prisao do CIPINANG como um principe no hotel da sete estrelas onde nada lhe faltava como dinheiro, mulheres, etc.
A Fretelin tem programas que foram boicotadas por aqueles que querem acabar com o partido.
XANANA, SE DEUS EXISTIR NUNCA ALCANCARA O TEU SONHO COMO PRIMEIRO MINISTRO POR TEUS MALES FEITOS DURANTE A CRISE.

Anónimo disse...

E qual é o "plano" do CNRT? Xanana faria melhor em revelar as ideias próprias do que atacar a Fretilin. Ou será que, se for 1º Ministro, também vai resolver os problemas do País dizendo mal da Fretilin?

Isto é a antítese do discurso de Dionísio Babo Soares (infelizmente).

Anónimo disse...

As declaracoes do Xanana metem nojo. A quem o senhor Xanana quer enganar? Como Presidente da Republica o senhor foi um fracasso. Foi o causador da crise e agora quer ser Primeiro-Ministro? Que ganancia senhor Xanana Gusmao..........

Anónimo disse...

Xanana parece ter acertado na mouche. "Visao nao eh plano".
A arrogancia do Governo de Mari Alkatiri-(Fretilin Maputo) eh bem visivel na forma como se apresenta ser a detentora da "visao". Os unicos que possuem a verdade. Obviamente a "visao" que apregoam nao eh a "visao" que o povo quer para Timor e que tao enfaticamente foi demonstrada nas eleicoes presidenciais. Eh tempo da Fretilin fazer as reformas necessarias para continuar a ser relevante para Timor, caso contrario correrao o risco de se reduzirem a uma pequena minoria como o PCP em Portugal ou outros partidos afins em outros paises do mundo. O internacionalismo de 1975 nao tem lugar em 2007. A bandeira Nacional de Timor com a estrela de 5 pontas equaciona-se directamente com a guerra fria dos anos 60/70.
O unico Pais do mundo aonde a solidariedade internacional ainda
se pratica eh Cuba (leia-se o apoio medico aos Paises do terceiro Mundo). Em contrapartida a solidariedade de outros paises com Cuba eh ditada pelo pragmatismo. O Hino Nacional de Timor com o seu apelo a luta contra o imperialismo eh tao relevante como a foice e o martelo eh para a Russia do seculo XXI.
Oucam o Jose Luis Guterres porque ele parece pretender apostar na continuidade da Fretilin como um Partido de Futuro para Timor.

Numa nota diferente:
Os desafios em 2007 sao desafios globais aonde os interesses nacionais estao directamente associados aos interesses globais(Mudanca climatica,Energias renovaveis, crescimento sustentavel com o respeito pelo balanco ecologico...). Os nossos recursos naturais(gas, petroleo)serao parte fundamental para o estabelecimento de infraestruturas do Pais, mas deveremos investir seriamente em estruturas que sejam viaveis e relevantes para um pais do seculo XXI. Porque ainda nao estamos tao dependentes de energias fosseis como outros paises reunimos as condicoes ideais para comecarmos aonde outros paises industriais pretendem atingir daqui a cinquenta anos. Preservemos Timor para as geracoes vindouras.

Anónimo disse...

Sabem porque e' agora xanana que ser primeiro ministro? porque o homen ja nao aguenta mais para mexer o fundo de petroleo que ja se atingiu mais de 1 bilhao dolares americano.

Antes nao queria ser PM porque naquele momento Estado timorense nao tinha nada, mesmo nada, depois da governacao da fretilin anda a poupar dinheiro, agora e' que chega a vez dos xananistas que querem gasta-los para os seus interesses partidarios e os ditos interesses nacionais.

Timor Leste sera um Estado da republica de Xanana, um estado onde as pessoas sao obrigadas para todos dias e noites admirar e temer o lider carismatico, nao seriam permitidas as criticas feitas contra o lider carismatico, no fim seria uma estado de facista.

Anónimo disse...

Sr. Xanana, você foi admirado pelo todo o povo depois da independência e foi escolhido pelo povo porque tem confiança em si.

Mas depois deste crise, os nossos olhos já abriram e sabemos quem é que vai ser o bom 1ºMinistro da RDTL.

Não queremos mais o sofrimento, queremos paz e amizade.........

Por favor não se insultaram uns aos outros quando estiver na campanha, o povo é muito sensível com as palavras dos líderes do partido, portanto porta-se bem!!!

Anónimo disse...

xanana 10 cotra 3 e a historia que fabricaste para para dividir,toda a tua mentira e toda essa tua mentira esta espalhando em TIMOR LESTE sem tu saberes paresses um palhaco que apresentas ao publico.

Anónimo disse...

Xanana PRIMEIRO MINISTRO de Timor Leste nao e ele mas sim a mulher-CHRIS

Anónimo disse...

Se o governo do Mari Alkatiri foi tao bom, porque eh que o povo castigou a Fretilin nas eleicoes presidenciais?
Dos factos ninguem pode fugir.
Sera que as legislativas serao o pricipio do fim para a Fretilin de Maputo?
Mari Alkatiri nao representa as bases do Partido. Faz parte do "secretariat" elitista que nao fala a mesma linguagem do povo.
Lamento informar a Margarida, o "dos Santos" e o H Correia e outros mais que estudaram a "cartilha" que irao mais uma vez ter de se conformar com a derrota nas legislativas.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.