sexta-feira, junho 01, 2007

Cavalo De Tróia De Xanana Chama-Se Mudança

Blog Página Um – Domingo, Maio 27, 2007
Cavalo De Tróia De Xanana Chama-Se Mudança
António Veríssimo

Eleições Timorenses Prometem Ser Violentas Se...

Apenas a dois dias do inicio da campanha eleitoral para a Assembleia Legislativa de Timor-Leste a refrega entre partidos começa surgir e tudo indica que vai aquecer, mas esperemos que tudo não passe de palavras e pacificas manobras políticas para que assim a integridade física dos timorenses não venha a sofrer novamente com isso.

Está mais que visto que a Fretilin é o partido político a abater. Essa é a vontade de Jonh Howard, passou a ser a de Xanana Gusmão e de Ramos Horta em obediência aos ditames da "democracia" ao seu estilo.

Como Horta nunca se disponibilizou para dar a cara em combate directo com os orgãos directivos do partido, um outro elemento foi recrutado para o fazer: José Luís Guterres.
A contestação vinda deste militante ganhou maior impacto quando se realizou o último congresso da Fretilin, em 2006, tendo havido então grande celeuma pelo facto de as votações serem de braço no ar, o que foi contestado pelo grupo que se viria a denominar "Mudança" - um tribunal reconheceu a legitimidade do método de votação.

Desde então, o Grupo Mudança tem vindo a somar apoios - mais fora da Fretilin que dentro - sendo seus principais apoiantes Xanana Gusmão e Ramos Horta, o que não surpreende.
Reunido na passada sexta-feira, em Díli, os Mudança, exigem à direcção do partido a realização de um Congresso Extraordinário para poderem voltar a pôr em causa tudo aquilo que consideram que está errado no partido. O que não é nada de mais se a intenção fosse realmente transparente e não mais uma operação ao estilo do "Cavalo de Tróia" com remetente de Xanana Gusmão, o corrosivo.

Em despachos das mais diversas agências a operar em Timor-Leste consegue-se perceber que realmente poderão existir coisas menos certas na Fretilin, que devem ser discutidas internamente e corrigidas em conformidade com a vontade dos representantes da maioria dos militantes, ou não. Os militantes do partido são soberanos e desde que cumpram a legalidade têm o direito de decidir como melhor acharem.

Assim não pensa José Luís Guterres, nem o pequeno grupo que o acompanha, tendo vindo a anunciar que não saem da Fretilin mas vão apoiar o CNRT, fazer campanha e integrar as listas electivas, destas eleições legislativas, assim como usar bandeira da Fretilin - são declarações dos próprios.

A acontecer tudo isto, não restam dúvidas que a Mudança é constituída por escroques polítiqueiros da pior fibra humana que possa existir e que ficarão muito bem acompanhados por Xanana Gusmão e todo o seu passado. A não ser que reste alguma dignidade ao ex-presidente Xanana, agora líder do CNRT, que impossibilite os Mudanças de procederem a provocações que certamente irão exaltar ânimos e provocar violências indesejáveis.

Sem conhecer os estatutos do CNRT, arrisco a perguntar se é permitido incluir nas suas listas militantes, de facto, de outros partidos políticos?

Mesmo que seja possível, éticamente está errado!

Considera Xanana, leal, democraticamente saudável e de objectivos pacificos que em comícios do seu partido existam militantes e apoiantes com bandeiras da Fretilin?

Se bem que em política muitas nojeiras se possam considerar democráticas, esta não o é, com toda certeza, o que exige uma demarcação de Xanana Gusmão em relação a todos estes factos ou mais uma certeza de que ele, uma vez mais, assumiu a liderança do descalabro para onde caminha a sociedade timorense.

Ficará claro que J. Luís Guterres e o seu grupelho não passam de paus-mandados que a troco de uns lugarzinhos em lista elegível procuram destruir o partido histórico da resistência timorense em vez de saberem esperar e resolver as suas divergências internamente.

Mudança? Um nojo!

5 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com sua leitura no que se refere ao apoio do Grupo Mudança ao CNRT, uma vez que, pelos vistos, ainda continuam querer ser militantes da Fretilin.Por isso mesmo, penso que a culpa não deve ser imputada ao CNRT ou Xanana Gusmão, mas sim, aos próprios militantes da Fretilin integrados nesse denominado Grupo Mudança.

Não sou apoiante de CNRT e Xanana Gusmão, mas o que Xanana e seu CNRT fizeram, penso que é normalíssimo na política.

A existência do Grupo Mudança foi consequência da má liderança de Luolo/Alkatiri e nunca foi obra de Xanana, Oposição ou Estrageiros.

Luolo/Alkatiri andaram a semear o vento, agora terão que estar preparado para acolher tempestade, ou melhor, arcar as consequências.

Boaventura

Anónimo disse...

JOSE L.GUTERRES NAO TEM CAPACIDADE POLITICA PARA ENFRNTAR O MARI E TANTOS OUTROS NO SEU PARTIDO E POR ISSO QUE SAIU COBARDEMENTE PARA SE JUNTAR AO PARTIDO CNRT CAMUFLADO.

Anónimo disse...

ANTES TER UM CAVALO DE TROIA
DO QUE UM BURRO PERDIDO
OU UM CAMELO DAS ARABIAS

Anónimo disse...

Cavalo de Tróia sim, mas com o rabo de fora...

Anónimo disse...

Pois eh agora tudo eh a culpa de Alkatiri e Lu Olo, depois Xanana eh Um anjo inocente, Horta eh um santo...hmmm..assim Timor ta mal!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.