Lusa – 31 Maio 2007 - 15:47
Macau - O Congresso Nacional da Resistência Timorense (CNRT) "está preparado" para se sentar no parlamento como oposição e deseja trabalhar em prol do desenvolvimento do país, afirmou o secretário-geral do partido, Dionísio Babo Soares.
Em Macau a participar num curso de formação contra a corrupção, organizado no Instituto Inter-Universitário, Dionísio Babo sustenta que o partido liderado por Xanana Gusmão "quer ganhar as eleições mas não coloca de parte a possibilidade de ir para a oposição". "Se o povo decidir assim, o CNRT está preparado para ir para a oposição e ajudar quem vier a ser governante de Timor-Leste a desenvolver o país e a ser uma oposição construtiva e não como todos pensam que só quer derrotar a Fretilin", afirmou.
Dionísio Babo defendeu, no entanto, que um governo da Fretilin "tem também que dialogar com a oposição e de se renovar aprendendo com os erros do passado".
"Os problemas entre a Fretilin e a oposição não eram institucionais mas pessoais e se houver uma mudança aceitável dentro da Fretilin que permita o diálogo com a oposição não vejo razões para o CNRT não estar na oposição construtiva", concluiu.
O CNRT é um dos 13 partidos e coligações concorrentes às eleições legislativas timorenses que se realizam a 30 de Junho.
JCS-Lusa/fim
sexta-feira, junho 01, 2007
Timor-Leste: CNRT preparado para se sentar na oposição
Por Malai Azul 2 à(s) 16:11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
2 comentários:
É de saudar este discurso positivo de Dionísio Soares, que revela grande maturidade política e sentido de responsabilidade.
Concordo absolutamente que o confronto político em TL tem estado demasiado personalizado e isso não é saudável. Principalmente porque assim o povo tende a concentrar as suas expectativas em duas ou três pessoas, quando afinal qualquer tarefa realizada pelos partidos tem sempre que ser o resultado de um esforço colectivo e de programas elaborados com participação de todos e não apenas fruto de algum super-homem.
Isso consegue-se sobretudo com trabalho, muito trabalho.
É fundamental que personalidades como Dionísio Soares tenham o cuidado de elucidar o povo que é normal um partido estar no Governo ou na Oposição, respeitando a vontade do povo, mas podendo contribuir sempre para a construção do País, independentemente dos resultados eleitorais.
Muito importante neste depoimento de DS foi também o apelo para que os partidos se habituem a dialogar mais, dentro do respeito pelas suas diferenças, pois o objectivo supremo de qualquer partido só pode ser o bem do País e não a derrota deste ou daquele adversário.
Dionisio Babo perdeu a oportunidade de estar calado. Quando abre a boca saem gafanhotos...
Sr. Dionisio Babo, quer ganhar as eleicoes? Entao apresente um programa melhor que o da Fretilin ou de qualquer outro partido.
Nao venha agora meter-se nos assuntos internos de outros partidos. Nao fique so criticando os outros. So nao cometem erros aqueles que nada fazem e procuram apenas criticar uma coisa que nem conhecem.
Organize primeiro o seu partido, gere-o com dignidade e consolide-o. Nao arranje bodes expiatorios...
O sr. Dionisio Babo deve ter uma visao muito estreita quando diz que "os problemas entre a Fretilin e a oposicao nao eram institucionais mas pessoais...".
Que coisa tao pequena!!!!! Com individuos desse tipo, Timor-Leste nao vai muito longe....
Enviar um comentário