Notícias Lusófonas - 31 Maio 2007
O processo de construção de Timor-Leste ao longo dos cinco anos de independência vai ser analisado sábado, em Lisboa, numa conferência realizada pelo Fórum Juventude e Estudantes Timorenses (FORUMJET).
De acordo com a organização, a conferência visa celebrar o quinto aniversário da restauração da independência de Timor-Leste, que se assinalou no passado dia 20, tendo como "pano de fundo" a eleição de Ramos Horta para presidente da República e as eleições legislativas, marcadas para 30 de Junho.
A iniciativa pretende igualmente analisar a sustentabilidade do estado timorense após a recente crise político-militar que, segundo a FORUMJET, "quase" levou ao "desmembramento de alguns sectores do Estado".
A conferência "Construção do estado timorense" realiza-se na Universidade Nova de Lisboa e contará com a presença do deputado timorense Abílio Araújo e dos professores Barbedo de Magalhães e Almeida Serra, que há longos anos acompanham as questões timorenses.
"Timor-Opções inadiáveis", "Os desafios da construção do estado" e "Aspectos da construção económica do estado timorense" são os temas em debate.
Criada no final de 2006, o FORUMJET é composto por cerca de 50 jovens e estudantes timorenses em Portugal.
Preservar e divulgar a cultura de Timor-Leste em Portugal, apoiar a inserção dos jovens timorenses e organizar actividades que reforçam a unidade da juventude no seio da comunidade são os principais objectivos da FORUMJET.
sexta-feira, junho 01, 2007
Jovens timorenses realizam conferência em Lisboa
Por Malai Azul 2 à(s) 16:08
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário