segunda-feira, junho 04, 2007

Ramos-Horta visita Indonésia entre 4 e 6 de Junho

Lusa - 02-06-2007 13:15

O Presidente da República timorense realiza entre 04 e 06 de Junho uma visita à Indonésia, a primeira viagem oficial de José Ramos-Horta ao estrangeiro depois de ser eleito chefe de Estado.

A visita do Nobel da Paz à antiga potência ocupante de Timor-Leste inclui encontros com o Presidente Susilo Bambang Yudhoyono e outras autoridades indonésias, além de uma reunião com potenciais investidores da Indonésia e uma visita ao Museu Nacional de Kalibata.

Na agenda dos contactos bilaterais está a delimitação definitiva das fronteiras entre os dois países e o seguimento dos trabalhos das comissões criadas para investigar os crimes cometidos durante a ocupação e em torno do referendo de Agosto de 1999 pela independência do território.
A Indonésia invadiu Timor-Leste, colónia portuguesa não descolonizada, em 1975 e ocupou o território até 1999, considerando-o mais uma província do país.

«Chega!», o relatório final da Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação timorense, situa o número mínimo de mortes durante esses 24 anos em cerca de 102 mil (cerca de 18.600 timorenses mortos pelas forças ocupantes e cerca de 84.200 vítimas de doenças ou da fome).

Vários dos principais responsáveis directos pelos crimes durante a ocupação e durante o referendo de 1999 ocupam actualmente o topo da hierarquia política e militar indonésia e nunca foram punidos, como vêm denunciando muitas organizações timorenses e internacionais de direitos humanos.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.