segunda-feira, junho 04, 2007

Estranha Forma De Fazer Informação

Blog Página Um – Sexta-feira, Junho 01, 2007

António Veríssimo

A campanha eleitoral das legislativas em Timor está a parecer-se com as presidenciais no aspecto de não existir divulgação das actividades dos pequenos partidos por parte das agências internacionais.

É uma estranha forma de trabalhar em que, por mais que me esforce, experimento uma certa dificuldade em entender.

Se estão correspondentes no terreno porque motivo quase nada aparece sobre outros partidos para além da Fretilin e do CNRT? Quais são as actividades do PD de Lasama? E da UDT? E do PSD? E de todos os outros?


Evidentemente que a disputa maior e mais relevante tem tudo a ver com Xanana e Alkatiri, sabendo-se que deles depende incendiar ânimos, paixões e até o país. Mas, para quem está longe e se interessa por Timor-Leste, o vazio da informação incomoda por ser incompreensível. Será o mesmo que pegarmos num jornal e sabermos que lhe falta um pedaço, qualquer coisa que sabemos que existe mas não consta ali.

Verdade seja dita que o CNRT está a dar muito mais nas vistas do que a Fretilin, por agora, mas quase sempre existe uma posterior compensação por parte dos média internacionais, que acaba por estabelecer algum equilíbrio e paridade no trato que dão a Alkatiri e Xanana, agora ao CNRT e á Fretilin.

O que espanta em tudo isto é que do PD quase nada se lê, ouve ou vê relativamente à campanha eleitoral em curso, deixando a convicção de que todos querem fazer as coberturas dos vencedores, deixando os “fracotes” relegados para espaços esconsos e eventuais.
Estranha forma de fazer informação, nos tempos que correm. Sendo o pior que temos de nos aguentar.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.