segunda-feira, junho 04, 2007

FRETILIN exige uma investigação sobre a morte a tiro de um membro da equipa eleitoral do CNRT

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN

Comunicado de Imprensa

3 Junho 2007


A FRETILIN exige uma investigação independente aos acontecimentos registados, no dia de hoje, em Ossu, Viqueque, que resultaram na morte de Afonso Kudalai, um civil ilegalmente armado, e membro da equipa de campanha do recém-criado partido liderado por Xanana Gusmão.

A FRETILIN condena todas as formas de violência e de intimidação das populações e regista negativamente a sucessão de provocações registadas nos últimos dois dias pela campanha do recém-criado partido de Xanana Gusmão, em Uatulari e em Ossu.

"Exigimos uma investigação independente que envolva o Gabinete do Presidente da República, o Governo de Timor-Leste e a Polícia das Nações Unidas, para que se apure a verdade dos factos e se possa aferir da responsabilidade política ou partidária", afirma Marí Alkatiri, Secretário Geral da FRETILIN.

A FRETILIN exige esclarecimento ao facto de um membro de um partido político estar ilegalmente armado em plena campanha, assim como se deve apurar com exactidão quem lhe providenciou ou autorizou a usar arma.

A FRETILIN reafirma o respeito integral pela Lei Eleitoral e pelo Código de Conduta que subscreveu.

A FRETLIN rejeita todas as formas de violência. e apela a uma campanha de tolerância e de não agressão, sendo que quem a promova, a instigue e a pratique seja levado à justiça.

Para mais informações, contacte: Fretilin Media (+670) 733 5060
fretilin.media@gmail.com

1 comentário:

Anónimo disse...

Tradução:
Timor-Leste: Xanana continua campanha eleitoral
Diário Digital / Lusa
04-06-2007 6:06:00

Xanana Gusmão vai continuar a campanha eleitoral no distrito de Baucau, apesar dos incidentes violentos de domingo de que resultou a morte de um elemento da comitiva, disse hoje à Lusa, um responsável da candidatura.
José Luís Guterres, um dos 14 elementos da Fretilin-Mudança que integram as listas do Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), liderado pelo ex-Presidente da República, disse à Lusa que Xanana continua a campanha «a bem da democracia».
Após os incidentes, em Viqueque, no centro leste do país, a caravana de Xanana retirou-se por precaução para Baucau.
Um segurança da campanha do CNRT, Afonso Kudelai, de Ossú, «foi morto à queima-roupa por um elemento não uniformizado e fora de serviço da Polícia Nacional de Timor-Leste» (PNTL), disse à Lusa uma fonte oficial da missão das Nações Unidas (UNMIT).
«O polícia acertou primeiro numa perna e depois deu três tiros na cabeça do segurança», relatou à Lusa, poucos minutos após o incidente, Germano da Silva, um dos organizadores da campanha do CNRT em Viqueque.
Antes de fazer qualquer comentário, a candidatura de Xanana quer que seja investigado porque é que um polícia da esquadra de Uatulari se encontrava em Viqueque, sede do distrito, sem requisição e armado, disse José Luís Guterres.
A Fretilin, adversária do CNRT nesta campanha para as legislativas, exige, por seu turno, saber porque é que o segurança de Xanana se encontrava armado.
A campanha eleitoral para as legislativas de 30 de Junho teve início a 29 de Maio e tanto o CNRT como o partido maioritário FRETILIN escolheram os distritos do leste do país para os primeiros dias de comícios e contactos com a população.
A FRETILIN tem uma forte implantação no distrito de Viqueque, onde Francisco Guterres «Lu Olo» obteve a 09 de Maio mais do dobro dos votos de José Ramos-Horta, que venceu as eleições presidenciais com o apoio do CNRT.


http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=279369

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.