segunda-feira, junho 04, 2007

Primeiro-ministro do Kuwait lança cooperação bilateral

Lusa - 01-06-2007

O governo timorense assinou hoje quatro protocolos e um memorando com o Kuwait, lançando as bases da cooperação bilateral entre os dois países, durante uma visita oficial do primeiro-ministro daquele país, sheikh Nasser Al-Mohammed Al-Ahmed Al-Sabah.

O primeiro-ministro do Kuwait esteve apenas algumas horas em Díli, onde assinou, ao fim da tarde, um pacote de cooperação longamente negociado entre os dois países, desde o I Governo Constitucional timorense, chefiado por Mari Alkatiri, depois pelo executivo liderado por José Ramos-Horta e, recentemente, por um grupo técnico na transição para o governo liderado por Estanislau da Silva.

A cooperação entre Timor-Leste e o Kuwait passa a dispor de um quadro legal que inclui protocolos de cooperação técnica e económica, de promoção e protecção recíproca de investimentos, de cooperação na área do comércio e a criação de uma comissão mista. Os dois países assinaram ainda um memorando de relações bilaterais entre os ministérios dos Negócios Estrangeiros.

"Não queremos burocracias, queremos que as coisas andem depressa", afirmou o primeiro-ministro do Kuwait, que agradeceu ainda a hospitalidade timorense.

"Esperamos do vosso lado mais do que vós esperais do nosso", respondeu, por seu lado, o chefe do governo timorense, Estanislau da Silva.

José Ramos-Horta, que espera visitar o Kuwait no final deste ano, recordou que os dois países conheceram "atribulações semelhantes na sua história recente, que foram ultrapassadas de uma forma parecida, com grande contribuição da comunidade internacional".

O Presidente da República acrescentou que Timor-Leste é um dos países onde a comunidade internacional mais contribui em termos per capita: 200 dólares (149 euros), bastante mais do que os doze dólares (nove euros) per capita que o Afeganistão recebeu nos últimos anos.

O primeiro-ministro do Kuwait anunciou que pretende abrir rapidamente uma representação diplomática em Díli e as autoridades pediram já ao governo timorense um terreno de oito mil metros quadrados para instalar a sua missão.

Com o xeque Nasser Al-Mohammed Al-Ahmed Al-Sabah, viajou um grupo de membros do governo do Kuwait, de empresários e o director do Kuwait Fund.

O Kuwait poderá desempenhar um papel no sector petrolífero timorense, reconheceu o primeiro-ministro, Estanislau da Silva. O chefe do governo timorense adiantou à imprensa que continua em cima da mesa a hipótese de o "pipeline" do gás natural do Mar de Timor terminar na costa sul, em vez de ir na direcção inversa, para Darwin, Austrália.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.